O Departamento do Tesouro dos EUA está tentando suavizar as propostas de regulamentação de stabelcoins nos EUA e na nova apresentação de uma proposta do Grupo de Trabalho do Presidente em Mercados Financeiros, um funcionário buscou retirar a proposta de restringir a emissão de stablecoin a instituições depositárias seguradas, ou IDIs.
O relatório pediu ao Congresso que aprovasse a restrição como lei, mas a medida gerou muitas críticas de ambos os lados, principalmente durante a audiência da semana passada do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara. Nellie Liang, a subsecretária do Tesouro, que liderou o relatório do PWG, foi a única em ambas as audiências e sua principal tarefa foi vender ao Congresso a regra do IDI.
Os democratas do Comitê Bancário destacaram as brechas regulatórias e a ausência de uma maior supervisão de relatórios para emissores de stablecoin, bem como o risco geral no mercado de criptomoedas. “Não estou muito satisfeito com o que eles disseram ou fizeram em termos de divulgar ao público os riscos da stablecoin ou os riscos de outros investimentos em criptomoeda”, disse o presidente Sherrod Brown.
No entanto, os democratas do Comitê estavam que não estavam muito a favor de entrar nas especificidades da regra IDI do que seus colegas do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, mencionaram a regra menos do que os republicanos do Comitê Bancário.
Pat Toomey o principal republicano do Comitê Bancário, se opôs publicamente à restrição de IDI desde que o PWG divulgou seu relatório, em dezembro passado. Ele apresentou uma estrutura alternativa em uma audiência separada sobre stablecoins na época, mais flexível que proporcionaria para as empresas menos supervisão para um único regulador federal.
Em contra-argumento, Liang disse que a exigência de IDI não era uma abordagem única, afirmando que os emissores de stablecoins não estendem crédito, não precisam estar sujeitos ao conjunto completo dos regulamentos bancários que se relacionam com a concessão de crédito e assim, a flexibilidade é muito importante.