A Bitmain anunciou parceria com uma mineradora Bitcoin sustentável Merkle Standard, sediada nos Estados Unidos, que visa contribuir com investimento de capital, conhecimento e peças, além de todo desenvolvimento de até 500 MW de infraestrutura de mineração digital limpa nas instalações hidrelétricas da Merkle Standard no leste de Washington.
A Bitmain já tem experiência com o ecossistema Bitcoin (BTC), com sua marca Antminer, responsável pelos populares mineradores Bitcoin ASIC S9 e S19. A Merkle Standard, por sua vez, afirma ser uma mineradora de BTC consciente, e está ansiosa para ter números negativos em emissão de carbono líquido até o final deste ano e, para isso, pretende instalar cerca de 150 mil máquinas de mineração da Bitmain, após o acordo selado.
O CEO da Merkle Standard, Ruslan Zinurov, comentou que a parceria com a Bitmain irá impulsionar o plano de crescimento da empresa, além de auxiliar na construção de uma das maiores plataformas sustentáveis de mineração de ativos digitais da América do Norte.
Além dele, Josh Zappala, diretor de estratégia da Merkle Standard, ressaltou os benefícios que a mineração de BTC traz para na parte social das comunidades locais, o que vai de encontro com as pretensões de ser um dos maiores geradores de empregos na região, a joint venture pretende liberar de 35 a 50 empregos em tempo integral no local, enquanto promete apoiar os negócios locais.
Devido às características flexíveis da carga de energia do data center, estamos preparados para ser o consumidor de energia ideal para nossos fornecedores de energia e esperamos fornecer suporte adicional à comunidade”, disse Zappala, ao Cointelegraph.
Segundo um comunicado oficial, o desenvolvimento do data center entrou na primeira fase de produção da Merkle Standard no leste de Washington. O site de 225MW será expandido para 500MW até o segundo trimestre de 2022, segundo a empresa.
O novo equipamento, incluindo os mineradores hidráulicos S19J Pro, S19 XP e S19+ da Bitmain, vão começar a operar em Washington, mesmo que a Merkle Standard afirme que ainda pretende expandir para outros locais em 2022, no intuito de alcançar a eficiência de energia líder do setor.