Os preços das duas maiores criptomoedas do mercado, bitcoin (BTC) e ethereum (ETH) caíram hoje, após divulgação de aumento da taxa de juros do Índice de Preços ao Consumidor dos EUA (CPI) , o resultado mostrou que a inflação da maior economia do mundo atingiu 7,5% ano ao ano, bem acima das expectativas dos analistas.
A variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desde o mês passado ficou em 0,6%, acima dos 0,4% esperados. Enquanto isso, o chamado Core CPI, que exclui alimentos e bebidas, ficou em 6% ano a ano.
O aumento do IPC foi o maior desde fevereiro de 1982, enquanto o aumento do Core CPI foi o maior desde agosto do mesmo ano, escreveu o Bureau of Labor Statistics dos EUA. Em termos de fatores específicos de inflação, os preços dos carros usados aumentaram 40,5%, enquanto os preços dos alimentos subiram 7%, o maior desde 1981, informou o Wall Street Journal.
A partir das 15:15 UTC, o BTC caiu 3,5%, enquanto o ETH caiu 4,5% nos 45 minutos que se passaram desde que o valor da inflação foi divulgado. O preço do BTC ficou em US$ 43.431, queda de 1% em 24 horas, enquanto o ETH ficou em US$ 3.112, queda de 2% nas últimas 24 horas.
No curto prazo, o aumento do (IPC), pode reduzir os investimentos em cripto até certo ponto, Mas no médio e longo prazo, isso pode gerar novas oportunidades de investimento no espaço. Com tudo, esses movimentos de política monetária terão pouco ou nenhum efeito significativo, no longo prazo.