O protocolo Spartan é um projeto de finanças descentralizadas (Defi) construído e executado pela comunidade, construído sobre o Binance Smart Chain ( BSC ). Com foco em pools de liquidez incentivados e ativos sintéticos, o Spartan Protocol permite que os usuários obtenham receita fornecendo liquidez a pools e forjando ativos sintéticos a serem apostados nos cofres.
O que é o protocolo Spartan e o token SPARTA?
O protocolo Spartan é um criador de mercado automatizado (AMM) orientado pela comunidade que facilita a criação de ativos sintéticos, liquidez incentivada e trocas de ativos. Um dos muitos recursos recentes do ecossistema Binance Smart Chain (BSC) e Binance em constante expansão, o Spartan Protocol usa o token SPARTA nativo como um ativo básico comum em toda a plataforma. Além disso, o token SPARTA cria um sistema de preços interno, o que significa que o projeto pode operar sem o uso de oráculos externos.
A Spartan Protocol está construindo uma exchange descentralizada (DEX) usando um algoritmo de criador de mercado automatizado (AMM) e taxas sensíveis à liquidez. Um dos aspectos exclusivos do protocolo Spartan é que ele facilita a criação de ativos sintéticos proporcionais à quantidade de liquidez em um pool.
Binance Smart Chain (BSC)
O protocolo Spartan foi construído na Binance Smart Chain (BSC), uma blockchain descentralizada de Proof-of-Staked Authority (PoSA) compatível com EVM com tempos de confirmação de bloco ultrarrápidos. O BSC facilita as trocas de token entre o padrão de token BEP-20 nativo (BSC), BEP-2 (Binance Chain) e tokens Ethereum ERC-20. O BSC é executado em paralelo com a Binance Chain, que hospeda a exchange centralizada regular da Binance e a Binance Coin (BNB) nativa. No entanto, o BSC é um cenário para o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps) criados para combater as altas taxas de gás no Ethereum.
Quando comparado ao gás Ethereum, as taxas de transação da Binance Smart Chain (BSC) são minúsculas. Durante períodos de alto congestionamento de rede , as taxas de gás Ethereum podem tornar muitos protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) inacessíveis. Ao reduzir drasticamente as taxas de transação, o BSC está criando um ambiente que reduz a barreira de entrada no DeFi . Isso não apenas beneficia os usuários com um portfólio menor, mas também torna mais barato, fácil e rápido para os desenvolvedores criar e implantar aplicativos descentralizados (dApps).
Se os últimos meses forem suficientes, a Binance Smart Chain (BSC) tem uma boa chance de competir com outras blockchains populares habilitadas para contratos inteligentes. Se o crescimento recente e a adoção do BSC continuarem, podemos esperar que protocolos mais inovadores surjam em todo o ecossistema da Binance.
Como funciona o protocolo Spartan?
Existem vários componentes-chave do protocolo Spartan, cada um em vários estágios de desenvolvimento e implantação. A plataforma Spartan Protocol oferece uma variedade de aplicativos e ferramentas vistos em muitas plataformas populares de finanças descentralizadas (DeFi), como Aave , Compound e Synthetix . No entanto, muitos elementos ainda precisam ser totalmente implementados e recursos adicionais podem ser adicionados a qualquer momento. Além disso, o protocolo Spartan não deve ser confundido com o Protocolo Akropolis e seu produto Sparta.
Em essência, o Spartan Protocol fornece pools de liquidez incentivados que são facilitados por um algoritmo de formador de mercado automatizado ( AMM ) que possui taxas sensíveis à liquidez. O algoritmo AMM fornece transparência enquanto reduz o deslizamento e a latência causados pela intervenção/manipulação humana. Com taxas sensíveis à liquidez, é garantido que o sistema será capaz de detectar o poder de compra correto do token em todos os momentos, resultando em um crescimento escalável e tolerante ao risco. Juntamente com vários outros recursos, como Sintetizadores, os casos de uso dos pools subjacentes aumentam, resultando na geração de receita com APYs mais altos.
Os ativos sintéticos são uma parte bastante exclusiva do protocolo Spartan, por meio da geração de Synths, os usuários podem criar tokens derivativos que permitem aos usuários operar comprados ou vendidos em vários mercados sem a necessidade de possuir o ativo específico. Os ativos sintéticos são gerados através do uso de âncoras de preços oferecidas pelos pools de liquidez no protocolo Spartan e garantidos por ações do pool de liquidez. As ações do pool de liquidez estão no mercado, com valor estabilizado e podem ser liquidadas instantaneamente. As taxas sensíveis à liquidez garantem que as posições assumidas serão dimensionadas com a profundidade da liquidez disponível, evitando as espirais de desalavancagem que são comuns em muitos sistemas semelhantes.
O Spartan DAO é um mecanismo usado para governar todo o ecossistema e distribuir incentivos de protocolo.
Token SPARTA
O token de utilitário BEP-20 SPARTA nativo é usado para recompensas de mineração de liquidez e votação em propostas de governança. O protocolo Spartan queria distribuir tokens da forma mais justa possível em toda a comunidade descentralizada. Como tal, não houve venda privada ou rodada de sementes, nem houve lançamentos aéreos ou distribuições iniciais. O token Spartan Protocol (SPARTA) usou o modelo inovador ‘Proof-of-Burn’ como parte da distribuição de token .
A oferta máxima de tokens é de 300 milhões. Os primeiros 100 milhões de tokens distribuídos foram por meio do processo ‘Proof-of-Burn’. Isso envolveu usuários negociando Binance Coin (BNB) ou outros ativos BEP-2, que seriam então queimados, em troca de tokens SPARTA recém-criados. Os 200 milhões de tokens restantes serão emitidos programaticamente pela Spartan nos próximos 10 anos. Para fins de incentivos ao usuário, isso começará em 35% APY e diminuirá com o tempo.
A estrutura tokenômica do Protocolo Spartan cria um suprimento de token circulante decrescente, juntamente com maior liquidez, com a capacidade de trocar entre pools com facilidade. Por sua vez, isso deve aumentar a demanda por SPARTA, além da utilidade do token.
Distribuição total de SPARTA:
300.000.000 SPARTA (Fornecimento Máximo Total)
62.631.685 SPARTA (Total Cunhado)
50.603.270 (Circulando)
$ 15.984.561 (Valor de mercado)
Tokens de LP
Como já mencionado anteriormente, fornecer tokens BEP-20 ou SPARTA para pools de liquidez recompensa os participantes com tokens LP. Os tokens representam uma porcentagem que os participantes forneceram no pool. Os usuários podem escolher como gostariam de usá-los. Em primeiro lugar, os participantes podem simplesmente manter seus tokens de LP e ver o valor deles aumentar enquanto recebem recompensas por meio de ‘taxas de deslizamento’ e ‘dividendos’. Alternativamente, os participantes podem optar por apostar seus tokens LP no Spartan DAO, pois esses tokens oferecem direitos de voto para propostas de atualização de protocolo. Além disso, apostar em tokens LP no DAO permite que os usuários recebam tokens SPARTA adicionais como recompensas pela participação na governança.
Os tokens SPARTA LP também podem ser usados como garantia ao cunhar ativos sintéticos. Quando os usuários desejam resgatar seus tokens BEP-20 ou SPARTA de pools de liquidez, eles devem primeiro entregar tokens LP representando a porcentagem desejada que gostariam de retirar. Os tokens LP são trocados pelo mesmo valor dividido entre ativos SPARTA/BEP-20. Além disso, os tokens LP representam uma porcentagem do pool. Portanto, se os usuários estiverem mantendo seus tokens LP por um tempo, há uma chance de que eles valham mais se o valor do pool de liquidez aumentar.
Vale a pena investir no protocolo Spartan?
O protocolo Spartan foi criado para a comunidade, pela comunidade, e colhe muitos dos benefícios do ecossistema Binance. No entanto, o protocolo é totalmente descentralizado. Não há equipe oficial por trás do protocolo Spartan e o projeto não tem tesouraria. Além disso, o protocolo Spartan não requer manutenção e é completamente autônomo.
Embora isso possa atrair alguns usuários de finanças descentralizadas (DeFi), deve-se notar que este projeto é essencialmente uma aposta no sucesso da Binance Smart Chain (BSC). Como tal, os usuários devem sempre ter cautela e gerenciamento de risco ao usar aplicativos descentralizados experimentais.
Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.
Previsão de Preço Spartan Protocol Token (SPARTA)?
O preço do Spartan Protocol Token está previsto para atingir um nível máximo de $0.4074 ao longo de 2022. Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, Spartan Protocol Token (SPARTA) pode atingir um nível máximo de $0.784, com o preço médio de negociação de $0.583.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, SPARTA deve cruzar um nível de preço médio de $0.945. O valor mínimo esperado do preço do Spartan Protocol Token no final do ano atual deve ser $0.873. Além disso, SPARTA pode atingir um nível de preço máximo de $0.963.
Onde comprar o token SPARTA
SPARTA pode ser comprado em várias exchanges de criptomoedas principais, algumas das maiores são:
- Binance
- MEXC
- BKEX
Conclusão
O protocolo Spartan é um dos projetos de destaque para lançar a Binance Smart Chain (BSC). Isso se deve à combinação de empréstimos descentralizados, trocas de tokens e criação de sintetizadores. Além disso, o Spartan Protocol está ampliando os limites das finanças descentralizadas (DeFi) criando uma plataforma experimental e inovadora com potencial de grande utilidade.