A Solana lançou nesta terça-feira (01) um conjunto de padrões e protocolos de pagamento descentralizados sob um novo produto, intitulado como Solana Pay. A nova plataforma foi projetada para atender a acordos de stablecoin baseados em dólar, ou seja, o USDC da Circle, para comerciantes e consumidores.
O protocolo irá se concentrar em permitir os pagamentos on-line e em pontos de vendas com a capacidade de movimentar qualquer volume de moedas digitais em dólar transacionadas no blockchain da Solana, de acordo com um comunicado da empresa.
Segundo a Solana, o grande diferencial está na capacidade do produto em facilitar o acesso imediato aos fundos do usuário, ao mesmo tempo em que oferece maior proteção, sem períodos de retenção ou taxas de transferência bancária, quando comparado às instituições financeiras tradicionais.
A corretora de criptomoedas FTX, por exemplo, já permitiu que seus usuários realizassem transações via Solana Pay, assim como a empresa de aluguel de veículos de passageiros Bandago Van Rental, que oferece aos seus clientes de São Francisco (EUA) a capacidade de realizar transações por meio de uma integração de ponto de venda Solana Pay.
A Solana ainda afirmou que qualquer comerciante, seja grande, pequeno ou micro, pode fornecer conexões peer-to-peer para consumidores com carteiras criptográficas que podem pagar em moedas digitais em dólar, como o USDC da Circle e outras criptomoedas compatíveis com a plataforma. A estrutura de pagamentos aproveita o blockchain da Solana, com escalabilidade de cerca de 65 mil TPS, liquidação quase instantânea de cerca de 400 milissegundos e taxas de cerca de US$ 0,00025 por transação, de acordo com o comunicado.
O Solana Pay oferece aos comerciantes uma estrutura para fazer transações com seus clientes, permitindo com que eles aceitem e liquidem fundos diretamente, sem intermediários”, disse Sheraz Shere, chefe de pagamentos do Solana Labs.
Embora a novidade da Solana venha a agradar muitos usuários, há algum tempo a plataforma da empresa vem sofrendo com várias interrupções que, inclusive, causaram o desligamento total e/ou reinicializações forçadas que colocaram muita dúvida sobre o poder de capacidade da sua rede blockchain.