O mundo já sente os primeiros sinais das proibições impostas pela China em relação à criptografia, quando o país proibiu a mineração e negociação de bitcoins no último mês de setembro. E o primeiro país a sentir esse efeito foi a Tailândia.
Empreendedores e empresas tailandeses de criptomoedas têm capitalizado cada vez mais com os mineiros chineses, que foram obrigados a se livrar de suas máquinas de mineração criptográfica, segundo informou a Al Jazeera na última quarta-feira (28).
No momento em que a China proibiu a criptografia, ficamos em êxtase”, disse um entusiasta do bitcoin, residente na Tailândia, que pediu para não ser identificado, acabou se tornando um minerador da criptomoeda.
Além disso, o tailandês afirmou ter montado uma pequena unidade de criptografia de mineração movida a energia solar por cerca de US$ 30.000, dizendo que conseguiu recuperar tudo em três meses, justamente o período que vigora as restrições na China.
Outro empresário do setor, Pongsakorn Tongtaveenan, iniciou um negócio de revenda de dispositivos de mineração no país, vendendo de centenas de mineradores chineses de circuitos integrados específicos para aplicativos (ASIC) para pequenos investidores locais, segundo ele.
De acordo com a Pongsakorn, o preço de ASICs como o Bitmain Antminer SJ19 Pro, que caiu 30% devido à saída da mineradora chinesa antes de voltar ao normal em meio à crescente demanda local.
Pongsakorn acredita que a popularidade da mineração na Tailândia é provocada por pessoas que procuram uma renda estável durante a pandemia, bem como investidores que estão ficando mais otimistas sobre o futuro dos ativos digitais.
Bitcoin é o ouro do mundo digital. Mas uma plataforma de mineração é como os estoques de mineração de ouro: você paga dividendos de acordo com o preço do ouro”, disse Pongsakorn.
Contudo, a Tailândia não é o único país cujo desenvolvimento da atividade foi beneficiada com as proibições na China. Países como os Estados Unidos , Cazaquistão e Rússia viram um aumento maciço de novas operações de mineração bitcoin.