Imagine um mundo que, em vez de ser controlado por reuniões de diretoria a portas fechadas e lobby nos bastidores, seja operado por governança distribuída em redes de código aberto. Essa visão é o que as organizações autônomas descentralizadas (DAO) baseadas em blockchain esperam cumprir com a criação de plataformas que substituam as hierarquias tradicionais e são controladas por detentores de tokens.
Em essência, os DAOs são organizações puramente nativas da Internet que carecem de uma liderança central e, em vez disso, são operadas por meio de regras em cadeia solidificadas em um contrato inteligente. Isso permite um processo de tomada de decisão de baixo para cima, cujo consenso é obtido por meio de votação. Esta parte é onde as criptomoedas entram e agem como tokens de governança que permitem que os detentores participem de todas as decisões importantes.
Criação da economia criadora
A visão do DAO de uma economia baseada na propriedade também é compartilhada pela seita do token não fungível (NFT), que precedeu os DAOs como a ‘próxima grande coisa’ da criptografia este ano. Isso pode ser evidenciado pela mesma quebra de recordes de tendências do Google e por se tornar a palavra do ano no Dicionário Collins .
Enquanto os volumes de vendas de NFT aumentaram para US $ 2,5 bilhões na primeira metade de 2021, no início de dezembro, os usuários enviaram pelo menos US $ 26,9 bilhões em criptomoedas para contratos Ethereum associados a marketplaces e coleções de NFT. Documentos de arquivo, animais digitais, música, memes e até tweets estão sendo convertidos em tokens e vendidos por milhões de dólares, ao mesmo tempo que fornecem aos artistas e criadores mercados virtuais em um mundo que está constantemente migrando para a digitalização.
Embora sua popularidade este ano tenha sido certamente alimentada por coleções de arte enigmáticas, incluindo The Bored Apes Yacht Club e CryptoKitties e mercados como o OpenSea, que facilitam a maior parte do tráfego, a principal utilidade dos NFTs está em sua capacidade de fornecer prova pública e segura de propriedade exclusiva .
O que os NFTs têm a ver com isso?
Recentemente, alguns DAOs foram criados com o único propósito de comprar NFTs, acumulando grandes títulos do tesouro para fazer compras notáveis, como comprar um CD raro do Wu-Tang Clan por US $ 4 milhões. Outro, mesmo sem sucesso, tentou comprar uma cópia rara da Constituição dos Estados Unidos, levantando fundos da ordem de US $ 20 milhões na forma de ETH.
Embora seja difícil debater quem está por trás da ascensão de quem, NFTs e DAOs agora evoluíram para uma relação simbiótica. Que está impulsionando o crescimento dos dois setores. Mas, como os DAOs estão ajudando na governança e no desenvolvimento de NFTs? E ambos conseguirão garantir um lugar no Web3?
Para responder a essa pergunta, deve-se observar como as duas entidades estão relacionadas e como seus ecossistemas estão evoluindo coletivamente.
Enquanto os NFTs são ativos digitais, os DAOs são formas de governar as organizações por meio de tokenização. Enquanto os artistas podem transformar suas criações em ativos baseados em blockchain para garantir segurança e verificabilidade, os DAOs ajudam na propriedade comunal e governança desses ativos. Os DAOs também ajudam criadores promissores a formar comunidades que ajudarão com financiamento coletivo, investimento, suporte e marketing, que podem ser incentivados por meio de lucros futuros.
Impulsionando o crescimento da propriedade pública
Para que isso aconteça, os criadores terão que vender seus NFTs para um DAO, que irá minerar uma moeda e trocá-la por propriedade coletiva ou parcial do NFT. Embora o NFT atue como um ativo de apoio para a moeda do DAO e forneça valor, a propriedade do token garantirá que os membros do DAO tenham voz na governança.
Eles então poderiam votar no destino do NFT e também obter lucro com a possível valorização do preço do token. Tanto o NFT quanto o token para o qual ele atuará como garantia provavelmente aumentarão de valor devido à exclusividade, não intercambialidade e subsequente escassez do NFT.
Junto com o auxílio a pequenos artistas, os DAOs também podem fornecer um canal para investir em projetos NFT de primeira linha que, de outra forma, exigiriam o desembolso de milhões de dólares. Um desses projetos operando neste modelo é PleasrDAO , que afirma ser um coletivo de “líderes DeFi, primeiros colecionadores de NFT e artistas digitais” que estão levantando fundos para comprar NFTs de alto valor que são coletivamente pagos e de propriedade dos membros de DAOs ou detentores de tokens.
FIVE POINT FIVE MILLION from @PleasrDAO. It feels like the whole staff of @FreedomOfPress is watching live, and we've never seen anything like this. This is more than a spectacle — this is drama. All eyes turn to the dark horse. https://t.co/GOcrOiraXS
— Edward Snowden (@Snowden) April 16, 2021
Semelhante a este é o FlamingoDAO , que “visa explorar oportunidades de investimento emergentes para ativos próprios baseados em blockchain”, permitindo que os membros desenvolvam e implementem estratégias de investimento focadas em NFT. Fomentando a posição da NFT no DeFi, o protocolo também permite que os membros votem pelo fracionamento de suas participações no NFT para serem emprestadas ou usadas como garantia em outras plataformas DeFi.
Outro DAO tentou até mesmo comprar o time de basquete Chicago Bulls. O DAO vendeu NFTs para atuar como tíquetes de admissão em seus servidores Discord e tokens de governança. O objetivo do projeto é afastar a propriedade de times esportivos de bilionários para as mãos de fãs entusiasmados. A Krause House fechou sua venda de NFT no mês passado após coletar 1000 ETH avaliados em mais de US $ 4 milhões.
Assim como os esportes, outro espaço importante no setor de NFT é a música, com muitos artistas, grandes e pequenos, transformando suas melodias em ativos digitais exclusivos. O MODA DAO deu um passo adiante, fazendo com que esses tokens digitais funcionassem como uma ferramenta de governança para artistas e seus gerentes controlarem os contratos de royalties.
Isso permite a erradicação de intermediários encontrados em serviços de streaming tradicionais. O protocolo concluiu recentemente uma rodada de financiamento de cerca de US $ 5 milhões, que contou com contribuições de grandes artistas como Deadmau5 e Richie Hawtin.
Ganhos coletivos = perdas coletivas
Embora o aumento da conscientização e as medidas regulatórias positivas em torno dos DAOs tenham definitivamente levado a um aumento em sua aceitação, um grande obstáculo continua a permanecer na forma de ameaças à segurança. O mesmo foi descrito na recente exploração sofrida pelo protocolo BadgerDAO. Custou a seus investidores cerca de US $ 120 milhões.
Na verdade, um dos primeiros DAOs, conhecido simplesmente como O DAO, deveria operar como um fundo de capital de risco para o espaço criptográfico e descentralizado. Em vez disso, ele foi hackeado na ordem de US $ 70 milhões ou 15% de todo o fornecimento da ETH na época, ao mesmo tempo em que alimentava uma grande ramificação da rede Ethereum.
Claramente, um hack DAO resultante de bugs exploráveis pode ser especialmente angustiante para investidores que participaram da obtenção de uma grande quantidade de dinheiro. Essas preocupações são ainda exacerbadas pela permanência de contratos inteligentes e os riscos de fornecer controle a um grande número de investidores.
Os intermediários vão embora
Independentemente dessas desvantagens, a dupla DAO-NFT está, sem dúvida, contribuindo para o nascimento de uma nova economia criadora. Um que será baseado na propriedade única e coletiva, permitindo uma maior participação e interação entre criadores e proprietários, ao mesmo tempo que erradica a necessidade de intermediários centralizados e lucrativos.
À medida que o mundo se prepara para a transição para uma nova fase da Internet, tais estruturas de propriedade garantirão que todos os níveis de investidores possam participar de sua criação e operação.
Para proteger a codificação e as necessidades técnicas de atuarem como barreiras à adoção, projetos como o UpStream Collective também surgiram para simplificar a criação de DAOs e garantir que a visão da Web3 não permaneça insatisfeita.
Conclusão
Embora possa soar como uma palavra da moda recentemente alimentada pela mania Web3, os DAOs já existem há anos. Durante esse tempo, eles conseguiram capturar uma parcela significativa do mercado da indústria de criptomoedas e muitos projetos populares de DeFi, como o UniSwap, são de fato controlados por DAO.
Eles se encaixam perfeitamente na Internet descentralizada utópica imaginada pelos entusiastas da web3. Um que seja livre de porteiros centrais e promova a propriedade coletiva.