DeSo é um novo tipo de blockchain projetado para alimentar as redes sociais descentralizadas da Web 3.0. Desde a sua criação em 2019, o DeSo visa resolver os problemas criados pela atual centralização das mídias sociais.
O projeto de rede Descentralizada Social (DeSo) apresenta uma rede especializada para hospedar plataformas e aplicativos descentralizados de mídia social. O ativo blockchain nativo para DeSo, a moeda DESO, é fundamental para a segurança e operações em todo o ecossistema DeSo. Além disso, o projeto oferece novas maneiras para os criadores de conteúdo gerarem fontes de renda e também se envolverem com seu público. Além disso, os usuários do blockchain DeSo têm total autonomia sobre seus dados e o conteúdo que veem.
O que é Decentralized Social (DESO) Token?
Decentralized Social é um projeto de blockchain de próxima geração. Em 2009, o primeiro blockchain, Bitcoin, foi criado com a capacidade de enviar fundos da carteira A para a carteira B. Então, em 2015, Vitalik Buterin lançou o primeiro blockchain compatível com contrato inteligente, Ethereum. Desde então, muitos outros blockchains habilitados por contrato inteligente começaram a surgir. Muitos deles se concentram no aumento da escalabilidade, velocidade das transações, eficiência de custos, descentralização e segurança. No entanto, o blockchain DeSo é o primeiro a operar especificamente como um blockchain social descentralizado. Conseqüentemente, para facilitar uma experiência de usuário (UX) tranquila, DeSo está introduzindo uma nova arquitetura de blockchain.
O projeto da rede Descentralizada Social (DeSo) acredita que a criação de um blockchain específico para mídia social ajudará a agilizar os movimentos sociais descentralizados. Além disso, as demandas de infraestrutura para plataformas de mídia social descentralizadas são radicalmente diferentes daquelas de aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi). Por exemplo, muitos aplicativos DeFi usam funções de atualização de equilíbrio sem a necessidade de um novo “estado” na rede. Por outro lado, cada postagem de mídia social descentralizada requer um novo estado com requisitos específicos de indexação e armazenamento. O blockchain DeSo é especializado nas necessidades de aplicativos necessárias para permitir um espaço sem permissão e resistente à censura para criar aplicativos sociais descentralizados.
Quem são os fundadores da Decentralized Social (DESO)?
A DeSo foi fundada por Nader Al-Naji em janeiro de 2019. Depois de se formar na Princeton University, Al-Naji trabalhou como engenheiro de software no DE Shaw Group e, posteriormente, no Google nas equipes da Pesquisa Google e do Google Ads. Antes do DeSo, ele levantou mais de US $ 133 milhões para iniciar um Stablecoin Basis algorítmico em 2017.
O blockchain DeSo é apoiado pela Fundação DeSo, sem fins lucrativos, cuja ampla missão é apoiar a descentralização das mídias sociais. Al-Naji é atualmente o presidente do conselho da Fundação DeSo, com um tesouro de US $ 200 milhões para apoiar sua missão.
Em outubro de 2021, a DeSo Foundation anunciou um fundo de desenvolvedor de US $ 50 milhões, conhecido como Octane Fund .
Como Funciona Decentralized Social (DESO)?
A blockchain Descentralizada Social (DeSo) opera como uma cadeia soberana, especializada e descentralizada. Assim, o projeto visa armazenar o máximo de dados possível como registros imutáveis na blockchain DeSo. Além disso, o projeto afirma que seu compromisso é “ajustar a arquitetura da rede por todos os meios necessários para mantê-la”.
Além disso, o blockchain Descentralizado Social armazena grandes quantidades de dados na cadeia, incluindo todas as atividades em cada plataforma ou aplicativo de mídia social descentralizado. Exemplos incluem; postagens, comentários, dicas sociais, transações de token social e atividade de moedas DESO. Além disso, todos os perfis, verificação de perfil e atividades com tokens não fungíveis (NFTs) são armazenados no blockchain DeSo. Além disso, enquanto o blockchain armazena mensagens do usuário (incluindo mensagens privadas), ele usa criptografia criptográfica, oferecendo o máximo de privacidade e segurança.
Existem algumas exceções quando se trata de armazenamento no blockchain da rede social descentralizada. Em vez de armazenar grandes arquivos de mídia, o projeto fornece links para diferentes arquivos, como imagens ou vídeos. Além disso, o projeto observa que os links para os arquivos de mídia levam a repositórios centralizados. No entanto, fornece uma gestão confiável e acessível ao público da mídia. Portanto, DeSo acredita que isso não vai atrapalhar a descentralização da infraestrutura do projeto em si.
Outra exceção ao armazenamento no blockchain DeSo é para os números de telefone e endereços de e-mail dos usuários. Os nós da rede DeSo são responsáveis por armazenar esses dados em vez de mantê-los diretamente no blockchain DeSo. Embora o projeto acredite que esta seja a abordagem mais eficiente, ele tem um plano de backup para compensar quaisquer efeitos negativos da centralização, se eles ocorrerem. Dessa forma, caso esse mecanismo de armazenamento falhe, “essas informações podem ser criptografadas e armazenadas com o perfil de forma a preservar a privacidade com relativa facilidade”. Discutiremos os nós DeSo com mais detalhes posteriormente neste artigo.
Identidade DeSo
Os usuários que se inscreverem para usar o blockchain da rede Descentralizada Social (DeSo) precisarão primeiro criar uma “identidade DeSo”. Uma identidade DeSo é como um perfil portátil que permite aos usuários interagir em várias plataformas de mídia social descentralizadas. Além disso, cada identidade DeSo mantém os fundos, conteúdo e perfil individual de um usuário para interagir em todo o ecossistema DeSo. Além disso, usando o mecanismo de identidade DeSo, os seguidores dos usuários podem ver as atividades de seus influenciadores e perfis favoritos.
Explorando o ecossistema DeSo
O blockchain Descentralizado Social (DeSo) é uma cadeia sem permissão que permite a qualquer pessoa construir e implantar plataformas de mídia social descentralizadas. Além disso, os usuários finais têm a capacidade de interagir com plataformas sociais que são livres de modelos de negócios baseados em anúncios. Isso aumenta drasticamente a experiência do usuário (UX), ao mesmo tempo em que tem uma escolha livre do conteúdo que gostaria de ver.
Criadores de conteúdo
Com as plataformas de mídia social centralizadas tradicionais, os criadores de conteúdo raramente recebem uma compensação justa por seu trabalho. No entanto, a Rede Social Descentralizada visa mudar isso com muitos caminhos diferentes que os criadores podem tomar para gerar renda. Isso inclui o uso de “diamantes”, uma nova forma de gorjeta social. Os usuários podem dar gorjeta aos criadores usando diamantes (semelhante a um botão “curtir”), resultando em uma doação com valor monetário real. O projeto afirma que alguns criadores do DeSo ganharam milhares de dólares em gorjetas com diamantes em um único dia com um número modesto de seguidores.
Outras maneiras pelas quais os criadores de conteúdo no blockchain DeSo podem ganhar uma renda inclui o uso de “moedas de criador” e tokens sociais não fungíveis ( NFTs ).
Criador de moedas
Esteja você planejando gerar conteúdo ou navegar em busca de inspiração no blockchain da rede Descentralizada Social (DeSo), cada usuário recebe sua própria moeda de criador. As moedas do criador estão disponíveis para compra e venda em todo o ecossistema DeSo, oferecendo aos criadores uma economia simbólica em torno de sua marca.
As moedas do criador se enquadram na classe de ativos “tokens sociais”. Isso significa que o valor do token representa a reputação ou influência social de um indivíduo, marca ou empresa. Como tal, isso pode ser uma ótima maneira de investir em alguém que você acredita ter grande potencial. Além disso, as moedas do criador oferecem uma indicação do valor de uma marca para uma comunidade, não apenas de um indivíduo.
Do ponto de vista do criador, gerar uma economia simbólica em torno da própria marca pode ser altamente benéfico para o marketing e o envolvimento dos fãs. Por exemplo, os criadores podem oferecer mercadorias ou experiências exclusivas para os 100 maiores detentores de sua moeda de criador. Além disso, as moedas do criador podem operar como um mecanismo para reduzir as mensagens de spam. Os criadores podem definir um número mínimo de moedas para acessar e ler as mensagens (como uma moeda do criador por mensagem).
Além disso, os criadores podem oferecer um serviço de assinatura ou conteúdo premium exclusivo para os detentores de uma quantidade mínima de suas moedas. Além disso, os criadores podem oferecer uma oportunidade de postagem patrocinada por meio da qual fãs e detentores de moedas podem fazer uma oferta para que o criador repasse uma determinada postagem.
Social DeSo NFTs
Os tokens não fungíveis (NFTs) chegaram às principais manchetes da mídia ao longo de 2021, oferecendo maneiras radicais de melhorar a indústria da música, arte, moda e cadeia de suprimentos, entre outros. Além disso, o projeto Rede Social Descentralizada está introduzindo novas maneiras de interagir com NFTs. DeSo NFTs e plataformas de mídia social descentralizadas no blockchain DeSo oferecem novos meios sociais de investir e manter ativos NFT. Como tal, os NFTs sociais DeSo podem beneficiar criadores e titulares de NFT.
Cada identidade DeSo individual forma um perfil de usuário como um token não fungível (NFT). Além disso, cada perfil exibe a coleção de DeSo NFTs que um usuário possui. Além disso, outros usuários podem escolher curtir, comentar ou apontar diamantes em NFTs de diferentes criadores. Além disso, o blockchain DeSo e suas plataformas de mídia social descentralizadas nativas oferecem várias rotas de engajamento social com DeSo NFTs. Isso inclui a coleta, flexibilização ou gateways sociais para conteúdo ou experiências exclusivas. Por exemplo, um criador poderia cunhar dez DeSo NFTs representando uma experiência da vida real com os titulares. Além disso, os detentores dos NFTs do criador podem mostrar para sempre que encontraram um criador com armazenamento imutável do NFT em seu perfil de identidade DeSo.
Os tokens sociais não fungíveis (NFTs) no blockchain DeSo também oferecem outros casos de uso. Isso inclui a capacidade de criar canhotos de ingressos colecionáveis para eventos. Novamente, NFTs de eventos também aparecerão nos perfis dos usuários, oferecendo uma promoção adicional para os criadores! Além disso, os DeSo NFTs podem representar mercadorias físicas, memorabilia ou belas-artes. Além disso, o blockchain Social Descentralizado está gerando novas fontes de receita para instituições de caridade. Além disso, como as instituições de caridade podem criar perfis de usuário apenas como indivíduos, os usuários podem enviar fundos para o perfil NFT. Isso pode ser uma gorjeta na forma de diamantes ou uma doação na forma de um NFT da venda da obra de um criador.
Nós DeSo
A base da blockchain da rede Descentralizada Social (DeSo) e os fundamentos para a descentralização do projeto são os nós DeSo. Os nós DeSo são responsáveis por agrupar e transmitir conteúdo de todo o ecossistema DeSo. Além disso, ao instalar o software do nó, os nós DeSo ganham acesso à mangueira de incêndio DeSo. O Firehose DeSo apresenta todos os dados no blockchain DeSo. Além disso, os nós DeSo têm controle total sobre o fluxo de conteúdo do corpo de bombeiros DeSo.
Durante a configuração, os nós DeSo recebem um front-end padrão com aspectos e recursos personalizáveis para os usuários. Isso permite que os nós ofereçam seu próprio tema individual do conteúdo. Por exemplo, o popular nó BitClout agrupa e apresenta apenas conteúdo criptográfico. Outro nó pode transmitir apenas esportes e esportes eletrônicos. Como alternativa, os nós podem oferecer uma combinação de feeds de assuntos, como futebol, culinária e criptografia. Além disso, o blockchain DeSo oferece uma experiência verdadeiramente flexível e pessoal para os nós.
O projeto de rede Descentralizada Social (DeSo) oferece vários novos fluxos de renda para os nós. Os nós DeSo têm controle total sobre as taxas de transação das plataformas de mídia social descentralizadas que usam seu feed de conteúdo. Como tal, os nós podem introduzir uma pequena taxa de negociação em cada transação de moeda do criador que ocorre em uma plataforma. Além disso, os nós podem receber fundos de patrocínio para promover determinado conteúdo acima de outros. Em suma, os nós DeSo criam valor ao selecionar vários feeds de conteúdo que são interessantes e valiosos para outros usuários.
A execução de um nó DeSo requer algum conhecimento técnico de codificação. No entanto, o projeto visa tornar o processo o mais simples possível com um conjunto de instruções de instalação e execução em três etapas por meio da página DeSo GitHub . Além disso, a página GitHub oferece dicas valiosas sobre como aproveitar ao máximo a execução de um nó DeSo.
O que torna o DeSo único?
O blockchain DeSo oferece suporte não apenas a recursos sociais tradicionais, como a criação de perfis e postagens, mas também a novos recursos nativos de blockchain, como tokens sociais (moedas do criador), dicas e NFTs. Esses recursos desbloqueiam novas categorias de produtos habilitados para dinheiro, de experiências sociais NFT a mercados de ações influenciadores. Esses recursos permitem que os criadores monetizem de forma mais eficaz seu conteúdo e se conectem com seus seguidores em aplicativos baseados no DeSo.
Como o DeSo trata os dados sociais como um serviço público, os criadores não ficam presos a um punhado de aplicativos centralizados. Todo o conteúdo do DeSo é armazenado em um livro-razão descentralizado e está imediatamente disponível para uma grande e crescente rede de aplicativos independentes de terceiros, semelhantes aos aplicativos DeFi no blockchain Ethereum.
A maior vantagem do DeSo reside no fato de que não é um blockchain de uso geral. Em vez disso, ele oferece suporte a um conjunto estreito de recursos orientados para as redes sociais que implementa no bare metal, usando índices personalizados que cada nó constrói durante o consenso ao sincronizar com seus pares. Isso permite que o blockchain DeSo alcance recursos de armazenamento altamente escalonáveis que são incomparáveis a qualquer blockchain de uso geral. Por exemplo, o custo de 1 GB de armazenamento em cadeia no DeSo é tão baixo quanto 1 DeSo, enquanto até mesmo as melhores infraestruturas de contrato inteligente existentes exigem milhões ($ 1.000.000 +) de dólares para conseguir o mesmo. A DeSo também anunciou a mudança para um consenso de Prova de Participação até o final do ano 2021, que deve atingir uma taxa de transferência de centenas de milhares de transações por segundo, devido ao esquema de transação estritamente definido.
Token DESO
O ativo nativo do projeto é a moeda social descentralizada (DESO). Operando de maneira semelhante às redes líderes como Bitcoin ou Ethereum, a moeda DESO é a principal unidade de troca em todo o ecossistema de blockchain DeSo. Além disso, o projeto destaca como o ativo DESO é uma moeda, pois é o ativo nativo da blockchain DeSo. Qualquer outra criptomoeda implantada por meio de aplicativos no topo do blockchain é um token.
Além de ser o ativo subjacente e meio de troca em toda a rede, a moeda DESO também concede aos detentores direitos de governança. Além disso, a Fundação DeSo inicialmente controlará os parâmetros da plataforma em conjunto com as contribuições da comunidade. Então, conforme o desenvolvimento continua, os detentores da moeda DESO poderão votar nas atualizações do projeto Rede Social Descentralizada.
A distribuição das moedas DESO foi feita por meio de uma curva de colagem. Dessa forma, nenhuma entidade detém mais de 5% de todo o fornecimento de tokens além dos fundadores do projeto. Coletivamente, a distribuição de moedas DESO é inferior a 20% para todos os membros fundadores. Originalmente, a moeda DESO estava disponível apenas para investimento e comércio em blockchain.com e AscendEX (antigo BitMax). No entanto, a moeda DESO tornou-se recentemente disponível para negociação na principal bolsa centralizada, a Coinbase. O projeto planeja continuar adicionando a moeda DESO para se tornar disponível em outras trocas de criptografia.
Qual a Previsão de Preço para a criptomoeda Decentralized Social (DESO)?
O preço do Decentralized Social está previsto para atingir um nível máximo de $216.50 ao longo de 2022.
Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, Decentralized Social (DESO) pode atingir um nível máximo de $367.62, com o preço médio de negociação de $273.38.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, DESO deve cruzar um nível de preço médio de $324.32, o valor mínimo esperado do preço do Decentralized Social no final do ano atual deve ser $358.28. Além disso, DESO pode atingir um nível de preço máximo de $383.75.
Onde Comprar o token DESO?
A criptomoeda DESO pode ser negociada na seguinte exchange:
- Coinbase Exchange
Conclusão
O projeto de rede Descentralizada Social (DeSo) está oferecendo uma alternativa às grandes empresas de mídia social de tecnologia tradicionais, monopolizadas e centralizadas. Portanto, em conjunto com a moeda DESO nativa, a blockchain DeSo apresenta uma opção mais atraente e lucrativa para os criadores. Além disso, as plataformas de mídia social descentralizadas no blockchain DeSo oferecem novas oportunidades para o envolvimento dos fãs e a renda do criador. Isso ocorre principalmente por meio da introdução de moedas do criador e tokens sociais não fungíveis (NFTs). Além disso, os DeSo NFTs são incentivos sociais pioneiros para investimento e cobrança de ativos NFT.
Isenção de responsabilidade : PortaCripto é um portal de notícias e não fornece nenhum conselho financeiro. O papel do PortaCripto é informar a comunidade sobre criptomoedas e sobre o que está acontecendo neste espaço. Faça sua própria diligência antes de fazer qualquer investimento. O PortaCripto não será responsável por qualquer perda de fundos.