Compound (COMP) é um protocolo de empréstimo DeFi que permite aos usuários ganhar juros sobre suas criptomoedas, depositando-as em um dos vários pools suportados pela plataforma.
Quando um usuário deposita tokens em um pool de compostos, ele recebe cTokens em troca. Esses cTokens representam a participação do indivíduo no pool e podem ser usados para resgatar a criptomoeda subjacente inicialmente depositada no pool a qualquer momento. Por exemplo, ao depositar ETH em um pool, você receberá cETH em troca. Com o tempo, a taxa de câmbio desses cTokens para o ativo subjacente aumenta, o que significa que você pode resgatá-los por mais do ativo subjacente do que inicialmente investido – é assim que os juros são distribuídos.
Por outro lado, os mutuários podem tomar um empréstimo garantido de qualquer pool composto depositando garantias. O índice máximo do valor do empréstimo (LTV) varia com base no ativo colateral, mas atualmente varia de 50 a 75%. A taxa de juros paga varia de acordo com o ativo emprestado e os mutuários podem enfrentar liquidação automática se sua garantia cair abaixo de um limite de manutenção específico.
Desde o lançamento da rede principal Compound em setembro de 2018, a plataforma disparou em popularidade e recentemente ultrapassou mais de US $ 800 milhões em valor total bloqueado.
Quem são os fundadores do Compound?
A Compound foi fundada em 2017 por Robert Leshner e Geoffrey Hayes, que já trabalharam em cargos de destaque na Postmates – um serviço de entrega de comida online. Os dois continuam ocupando cargos executivos na Compound Labs, Inc – a empresa de desenvolvimento de software por trás do protocolo Compound, com Leshner atualmente servindo como CEO, enquanto Hayes é o CTO.
Embora ambos os fundadores tenham experiência em fundar empresas de sucesso, Robert Leshner, em particular, tem sido particularmente ativo em ajudar a aumentar o espaço do blockchain e tem investido publicamente em plataformas de criptografia populares, incluindo Argent Wallet, Opyn e Blockfolio.
A equipe Compound agora compreende mais de uma dúzia de indivíduos – quase metade dos quais trabalham como engenheiros.
O que torna a criptomoeda composto única?
De acordo com a Compound, a maioria das criptomoedas fica ociosa nas plataformas de câmbio, não fazendo nada por seus detentores. A Compound pretende mudar isso com sua plataforma de empréstimo aberta, que permite que qualquer pessoa que deposita tokens Ethereum com suporte ganhe facilmente juros sobre seu saldo ou contraia um empréstimo garantido – tudo de uma forma totalmente sem confiança.
A governança da comunidade da Compound o diferencia de outros protocolos semelhantes. Os detentores do token de governança nativo da plataforma – COMP – podem propor alterações ao protocolo, debater e votar se devem implementar as alterações sugeridas por outros – sem qualquer envolvimento da equipe do Composto. Isso pode incluir a escolha de quais criptomoedas adicionar suporte, ajustar os fatores de garantia e fazer alterações em como os tokens COMP são distribuídos.
Esses tokens COMP podem ser comprados em trocas de terceiros ou podem ser ganhos interagindo com o protocolo Compound, como depositando ativos ou fazendo um empréstimo.
Quantas moedas Compound (COMP) existem em circulação?
Como muitos ativos digitais, apenas um número fixo de tokens COMP virá a existir. O fornecimento total é limitado a 10 milhões de COMP e, até o momento, menos de um terço está em circulação (~ 3,3 milhões).
Desses 10 milhões de tokens, pouco mais de 4,2 milhões de tokens serão distribuídos aos usuários do Compound em um período de 4 anos. A segunda maior parcela (quase 2,4 milhões de COMP) vai para os acionistas da Compound Labs, Inc, enquanto 2,2 milhões de tokens serão distribuídos aos fundadores da Compound e à equipe atual com um cronograma de aquisição de 4 anos.
Finalmente, 775.000 COMP são reservados para incentivos de governança comunitária e os 332.000 tokens restantes serão alocados para futuros membros da equipe.
A taxa exata de emissão de COMP está sujeita a mudanças ao longo do tempo, pois os eleitores podem aumentar ou reduzir a taxa de emissão passando uma proposta pela governança da comunidade .
Como a rede Compound é protegida?
Tudo no Compound é tratado automaticamente por contratos inteligentes , que atuam para cunhar cTokens depois que os ativos Ethereum e ERC20 são depositados e permitem que os usuários do Compound resgatem sua participação usando seus cTokens.
O protocolo impõe um fator de colateralização para todos os ativos suportados pela plataforma, garantindo que cada pool seja sobrecolateralizado em todos os momentos. Se a garantia cair abaixo do nível mínimo de manutenção, ela será vendida aos liquidatários com um desconto de 5%, pagando parte do empréstimo e devolvendo o restante a um fator de garantia aceitável.
Esse acordo ajuda a garantir que os mutuários mantenham seus níveis de garantia, fornece uma rede de segurança para os credores e cria uma oportunidade de ganho para os liquidatários.
Onde você pode comprar o Compound (COMP)?
COMP está atualmente disponível para negociação em centenas de plataformas de troca de criptomoedas , incluindo Coinbase Pro , Binance e Huobi Global . Ele pode ser negociado com a maioria das outras criptomoedas populares, bem como com uma variedade de moedas fiduciárias, incluindo o dólar americano (USD), a rupia indiana (INR) e o dólar australiano (AUD).