O magnata Elon Musk, CEO da Tesla, comentou que acredita que o Bitcoin não é tão bom para os pagamentos do dia-a-dia quanto o Dogecoin. Musk, eleito a personalidade do ano pela revista Time, ainda fez uma comparação entre as duas criptomoedas.
“O bitcoin não é um bom substituto para fazer transações. Mesmo que tenha sido criado como uma piada boba, o Dogecoin é mais adequado para transações. O fluxo total de negociações que você faz com o Dogecoin, como transações por dia, tem um potencial muito maior do que o Bitcoin”, afirmou Elon Musk.
O CEO da Tesla comentou ainda que o Bitcoin é mais adequado como uma reserva de valor, por isso aqueles que detêm da moeda preferem mantê-la guardada a vendê-la ou usá-la para pagamentos. Elon Musk ainda disse que o volume de transações do Bitcoin é baixo e o custo por transação é alto.
O Dogecoin então é o oposto do Bitcoin, não sendo usado como uma reserva de valor, e é ligeiramente inflacionária, segundo Musk. “Isso incentiva as pessoas a gastar, em vez de acumular valor como reserva”, apontou o magnata.
Apesar de Musk comentar que o Bitcoin não é uma boa forma de pagamento, sua empresa, a Tesla, adotou o BTC recentemente como meio de pagamento no início deste ano. Porém, a empresa deixou de aceitar o BTC apontando oficialmente que a preocupação da empresa em relação ao “uso cada vez maior de combustíveis fósseis para mineração e transações de Bitcoin”.
No entanto, a Tesla ainda mantém uma quantidade significativa de Bitcoin em seu balanço patrimonial depois de adquirir cerca de US $ 1,5 bilhão em BTC no último mês de fevereiro.
A rápida ascensão do Dogecoin também tem muito a ver com a “campanha” feita por Elon Musk que sempre avaliou positivamente a criptomoeda em suas redes sociais, e é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da moeda meme.