O cofundador da Microsoft, Bill Gates, em publicação de seu blog pessoal, se atentou a imaginar como será o futuro e as relações de trabalho com o avanço da tecnologia. Se o homeoffice hoje já é pratica comum e o sistema híbrido também segue como tendência, para Gates, pode ser ainda mais tecnológico.
Isso porque Bill Gates se mostrou muito empolgado com o metaverso e as infinidades de potenciais que pode trazer para a vida humana, e apontou que a tecnologia sofreu um grande empurrão devido a pandemia do novo coronavirus, que obrigou uma revolução no modo como trabalhamos atualmente.
“Essas mudanças só vão se intensificar nos próximos anos. Dentro de dois ou três anos, eu prevejo que a maioria das reuniões virtuais irão passar dos grades de imagens de câmeras 2D para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais”, escreveu Bill Gates.
Para o ex-conselheiro da Microsoft, a ideia de usar um avatar para se encontrar virtualmente passará a fidelidade da sensação de estar presencialmente com as demais pessoas, ainda que estejam fisicamente separadas por quilometros.
“Estamos nos aproximando de um limiar em que a técniclogia começa a replicar verdadeiramente a experiência de estarmos juntos no escritório”, disse Bill Gates, que revelou ainda que a plataforma de reunião da Microsoft, o Teams, já estuda a adição de avatares 3D e demais elementos ao metaverso em seu software, então a perpesctiva de dois ou três anos realmente não parece ser muito ser exagerada.
Porém, Gates não esconde que para capturar com precisão expressões, linguagem corporal e a qualidade de voz de cada usuário necessitará, obrigatoriamente, que ele gaste um pouco mais nos dispositivos que coloquem “dentro” do metaverso como, por exemplo, fones de ouvido, óculos e luvas de captura de movimento.
Vale lembrar que a M12, um braço da Microsoft, anunciou financiamento da segunda rodada de inevstimentos de US$ 27 milhões para a startup de criptografia Palm NFT Studio na última quinta-feira (9), justamente para o desenvolvimento do metaverso, como havia prometido o CEO da empresa, Satya Nadella.