A Solana sofreu com um problema no desempenho de sua plataforma blockchain após um ataque ao seu sistesma de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) nas últimas 24 horas. Porém, a plataforma afitma que a rede permaneceu online o tempo todo.
Um ataque desse tipo é quando um ou mais hackers tentam tomar os recursos de um sistema disponível para os seus usuários, buscando atacar as páginas hospedadas na rede para invalidar o acesso, sobrecarregando-a com tráfego falso para colocá-la offline; não é exatamente uma invasão ao sistema, mas nesse caso, derrubar o sistema.
Essa é a primeira vez que a Solana volta a sofrer com a tentativa de derrubada de seu sistema após sofrer uma interrupção em sua rede por 17 horas devido à atividade de botting em massa, no último mês de setembro.
O ataque DDoS foi registrado primeiramente pela Blockasset, plataforma de NFT, baseada em Solana, que comentou o que estava acontcendo. “Estamos cientes de que os tokens estão demorando muito para serem distribuídos. A rede Solana está sendo sobrecarregada com ataques DDoS que obstruíram a rede, causando atrasos”, comunicou a plataforma.
Outra empresa que usa a estrutura Solana, a GenesysGo, também relatou os problemas, afirmando que a rede do validador estava tendo problemas com o processamento de solicitações de transação, e em um tuíte, pediu aos clinetes que tivesem paciência. Lembre-se, este é o blockchain. Se o seu txn ID foi processado, ele não está perdido, apenas pendente. As dores do crescimento são tudo!”, comentou a plataforma.
The #Solana validator network is experiencing issues this morning. TPS issues as the network works to process txn requests.
Remember, this is blockchain 😊 If your txn ID went through then it’s not lost, just pending. Growing pains is all! pic.twitter.com/2Zfagq092M— GenesysGo (@GenesysGo) December 9, 2021
Ainda não há, até o momento do fechamento desta matéria, uma explicação oficial, qual a motivação do ataque e se houve alguma perda substancial na plataforma Solana. A princípio o Status.Solana aponta que a rede não sofreu nenhuma interrupção e está totalmente operacional no momento, mesmo com diversas contas no Twitter afirmando que houve uma interrupção global em alguns momentos.