Waves é uma plataforma de blockchain multiúso, com suporte para diversos casos de uso, incluindo aplicativos descentralizados (DApps) e smart contracts.
O que é Waves (WAVES) token?
A plataforma Waves é um blockchain descentralizado que permite aos participantes da plataforma criar e lançar tokens de criptomoeda personalizados.
Ao contrário da maioria das outras plataformas regulares baseadas em criptomoeda que requerem extensa programação antes que os contratos inteligentes sejam criados, o Waves permite isso com facilidade. Os tokens na rede são criados e gerenciados pelos participantes da rede por meio de um sistema de script que é executado nas contas dos participantes da rede Waves.
O conceito em operação é o desenvolvimento de novos tokens, junto com seu sistema de governança não deve ser diferente do processo envolvido no lançamento de aplicativos web tradicionais.
Para atingir esse objetivo, o sistema anexa programas e aplicativos às transações. Assim, novos ativos digitais na rede recebem um identificador exclusivo.
Os tokens projetados na rede de ondas podem ser negociados dentro de seu ecossistema. Isso inclui a troca descentralizada embutida no sistema.
Waves fornece uma porta de entrada para o ecossistema descentralizado de dApps e produtos da Web 3.0 . Uma rede de blockchain em seu núcleo, Waves também apresenta uma coleção diversificada de ferramentas centradas no desenvolvedor que servem para agilizar a entrega de soluções de blockchain de varejo. Para os desenvolvedores, a plataforma facilita a criação de tokens, simplifica o desenvolvimento de contratos inteligentes e executa a negociação ponto a ponto (P2P) em um protocolo de troca descentralizada (DEX) totalmente integrado .
Semelhante a como o plug-in do navegador MetaMask fornece acesso à rede Ethereum, a extensão do navegador Waves Keeper fornece acesso a aplicativos descentralizados (dApps) no blockchain do Waves.
Como Funciona Waves?
O blockchain Waves tem vários casos de uso diferentes. Para começar, a rede permite que seu software seja executado simultaneamente por dois tipos diferentes de nós. Esses são nós leves e nós completos.
Nós completos são úteis por causa de suas propriedades de armazenamento. Eles mantêm um histórico completo de todas as transações executadas na plataforma em um determinado momento. Os nós leves, por outro lado, dependem de nós completos para operar. Eles são responsáveis pela confirmação das transações e também criam um sistema de interação na rede.
Para manter constantemente em sincronia sua rede distribuída, ele usa uma variedade de mecanismos de consenso que também servem como proteção para a rede.
O ecossistema de ondas, semelhante a outras criptomoedas, também é equipado com um sistema de tokens valioso que pode ser negociado com outros pares de criptomoedas com o objetivo de obter lucro.
Consenso do Waves Blockchain: Prova de aposta alugada (LPoS)
O blockchain Waves é construído com um mecanismo de consenso Proof of Stake (PoS). Nesse modelo, quanto mais tokens um nó Waves mantém apostados na rede como garantia, mais provável é que ele gere o próximo bloco e receba suas taxas de transação correspondentes. Assim, os participantes recebem oportunidades de geração de blocos que permanecem proporcionais à sua participação na rede. No entanto, os desenvolvedores do Waves também criaram uma funcionalidade exclusiva no modelo PoS tradicional para proteger a rede contra ataques e melhorar a distribuição da rede. Essa melhoria, conhecida como Leased Proof-of-Stake (LPoS), permite que os detentores de tokens aluguem os tokens para nós Waves e ganhem uma porcentagem da taxa de transação correspondente como recompensa.
Como a plataforma Waves Crypto melhora a escalabilidade: Waves-NG
A plataforma Waves usa um protocolo chamado Waves-NG (Next Generation) que foi projetado para serializar transações e melhorar a escalabilidade do blockchain. O protocolo Waves-NG resulta em menor latência e maior rendimento, de modo que as confirmações de transação ocorrem em segundos, em vez de minutos. Supondo que o tempo médio entre a validação de dois blocos, conhecido como intervalo de bloco, seja estático, o tamanho máximo do bloco restringe a taxa de transferência do blockchain. Esse relacionamento existe porque o número de transações incluídas em um bloco de transações depende do tamanho do bloco.
O protocolo Bitcoin-NG utiliza arquitetura de rede que não aumenta o tamanho do bloco nem os intervalos do bloco. Em vez disso, o protocolo divide o tempo em períodos ou épocas. Em cada época, um líder específico é responsável por serializar as transações para gerar blocos. Nesse sistema, os blocos de chaves determinam esses líderes e os microblocks controlam os registros contábeis.
O Waves-NG se baseia em uma estrutura popularizada pelo Bitcoin-NG (Bitcoin Next Generation), mas apresenta mecanismos que tratam ainda mais das compensações entre latência e taxa de transferência para otimizar a escalabilidade. Em particular, o Waves utiliza blocos líquidos, o que significa que divide os blocos de transação em blocos-chave e microblocks menores, os últimos dos quais são transferidos entre os nós e transacionados rapidamente antes de serem publicados na rede.
Funciona assim:
- Um nó minerador é eleito como líder para gerar um bloco de líquido utilizando o mecanismo de consenso PoS.
- Esse líder cria e envia o primeiro bloco-chave, que não inclui nenhum dado de transação, mas inclui a transação coinbase, permitindo que o líder ganhe a recompensa do bloco.
- O líder então cria e envia uma cadeia de microblocks com um intervalo de tempo de mineração de três segundos. Esses microblocks incluem transações que fazem referência a um microblock anterior ou ao primeiro bloco de chave.
- Esses microblocks são publicados na rede até que o próximo líder seja escolhido para gerar um novo bloco líquido.
- Quando o próximo líder publica um novo bloco de chave, todos os microblocks gerados anteriormente são mesclados no primeiro bloco de chave e o processo se repete.
Mais especificamente, o nó que gera o bloco de chave torna-se o líder e recebe permissão para desenvolver microblocks a uma taxa máxima predeterminada. Ao contrário dos blocos de chaves, os microblocks não requerem o uso de PoS – apenas a chave privada do líder eleito é necessária para assinar os microblocks. Como os microblocks são gerados em uma velocidade muito alta pelo minerador eleito e não contêm dados PoS, as velocidades de transação aumentam significativamente.
Como no caso do Bitcoin, o minerador líder recebe uma recompensa. No entanto, ao contrário do Bitcoin, o protocolo de criptografia Waves atribui 40% ao líder e 60% ao líder subsequente. Se um líder tentar gerar dois microblocks com o mesmo bloco pai, resultando em uma bifurcação , sua receita de subsídio será revogada e a parte relatora receberá uma taxa.
A origem das ondas: tokenização e ativos inteligentes
Desde suas primeiras iterações, a tokenização tem estado no centro da plataforma Waves. Na indústria de blockchain, a tokenização se refere à geração de tokens de segurança negociáveis (STs) que representam ativos subjacentes. Ativos com valor intrínseco, como belas-artes, imóveis, carros e até mesmo a propriedade da empresa, podem passar pelo processo de tokenização. Basicamente, a tokenização emula a securitização tradicional; simplesmente ocorre em uma rede blockchain. Assim como a securitização, o processo de geração de tokens permite a propriedade fracionada e melhora a liquidez.
Normalmente, cunhar tokens é um processo complexo que requer o desenvolvimento de um contrato inteligente. Esses contratos inteligentes ditam os recursos do token, como quantidade a ser emitida, valor individual, denominações disponíveis e até mesmo o nome do token. No entanto, a plataforma Waves simplifica esse processo. Em vez de escrever contratos inteligentes, os emissores de tokens anexam scripts escritos em Ride , a linguagem nativa do Waves para desenvolvedores que facilita significativamente o processo de implantação de tokens, contratos inteligentes e dApps.
Uma onda de inovação
Embora a rede de criptografia Waves tenha raízes na implantação de baixo código, a equipe acompanhou as tendências do setor implantando novos protocolos para criar caminhos mais simples para a execução de aplicativos que acompanham a rápida evolução do setor de blockchain.
Waves Exchange (anteriormente Waves DEX): O protocolo Waves Exchange foi lançado no mercado em 2019 em resposta ao crescimento das finanças descentralizadas (DeFi). A plataforma não tem custódia e cobra 0,003 ONDAS fixas por pedido preenchido em comparação com os custos variáveis de gás pagos nos protocolos Ethereum DEX. O protocolo também suporta o piquete de ativos selecionados, permitindo que os detentores de tokens ganhem uma taxa de porcentagem anual variável (APR).
Contratos inteligentes: a Waves trouxe a funcionalidade de contrato inteligente para sua plataforma em 2019 em resposta ao aumento do desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApp). Esses contratos inteligentes alavancam a linguagem de codificação Ride, um processo mais direto para desenvolvedores do que desenvolver em blockchains como EOS , TRON e Ethereum.
Gravidade: Alcançar a interoperabilidade entre redes é um objetivo fundamental da construção de plataformas no ecossistema descentralizado hoje. Em resposta, a Waves trouxe a Gravity ao mercado como uma rede descentralizada de cross-chain e oracle que suporta integrações agnósticas de blockchain.
Oracles: Oracles oferecem uma solução para o desafio de acessar dados em cadeia. Os oráculos agem como um link para o mundo real e os desenvolvedores podem construir os seus próprios usando Waves. O protocolo Gravity facilita a transferência de dados do mundo exterior e de diferentes blockchains.
Neutrino: Como a entrada do Waves no espaço DeFi, o protocolo Neutrino permite tokens cripto-colateralizados com um kit de ferramentas intercadeias que facilita o acesso sem atrito ao ecossistema DeFi mais amplo.
Waves Enterprise: as empresas geralmente exigem uma combinação de permissões públicas e privadas ao implementar soluções de blockchain. O Wave Enterprise oferece esse ambiente integrado para criar segurança adicional em plataformas descentralizadas.
Qual o diferencial do token Waves (WAVES)?
A rede Waves é considerada pioneira entre outras criptomoedas, pois seu design é baseado em melhorias nas deficiências de seu antecessor. Desde a sua fundação, o sistema tinha como alvo clientes de negócios em potencial interessados em usar a tecnologia blockchain para aprimorar seus processos de negócios e criar novos serviços que atraíssem os clientes.
O ecossistema de ondas apóia a criação de contratos inteligentes, bem como o projeto de aplicativos descentralizados. Porém, na rede Waves, esses serviços são oferecidos aos participantes em alta velocidade e com facilidade de uso.
Desde que a Waves entrou no mundo das criptomoedas, ela levou ao desenvolvimento de outras plataformas semelhantes, como a rede de oráculos e a gravidade. O sistema também tem sua própria bolsa de criptomoeda descentralizada, conhecida como Waves DEX.
A Waves anunciou em 2020 que seria compatível com a rede Ethereum ao lançar sua criptomoeda nativa Waves sob o padrão ERC-20 .
Token WAVES
Os criadores do Waves começaram a plataforma com um suprimento fixo de 100 milhões.
Em 2016, a equipe Waves teve uma oferta inicial de moedas para sua criptomoeda Waves. O processo arrecadou um total de 30.000 BTC , valor que valia $ 22 milhões na época. Para o seu rateio, 85% dos tokens foram atribuídos a participantes interessados na rede. Outras distribuições foram de 4% para os parceiros, 9% para os desenvolvedores e 1% para esquemas de recompensa e primeiros apoiadores da plataforma.
Em 2019, a rede decidiu remover o limite de fornecimento e permitir a integração de tokens de modo. O poder de tomada de decisão também foi transferido para os participantes na mesma época.
Atualmente, o sistema opera com uma recompensa de bloco de 6 ONDAS. Além disso, todas as alterações realizadas na rede devem vir na forma de votos. Como tal, espera-se que os participantes escolham por hora quanto a recompensa do bloco será reduzida a cada 110.000 blocos.
A rede Waves (WAVES) está protegida?
O ecossistema Waves é protegido por um algoritmo de consenso de prova de aposta aprimorado conhecido como Waves-NG. O desenvolvimento do algoritmo é baseado na proposta de escalonamento Bitcoin-NG que foi projetada por Emin Gün Sirer, um desenvolvedor da Cornell University.
O protocolo Waves-NG opera de tal forma que seu protocolo determina qual dos nós consegue produzir o próximo bloco após a execução de uma transação.
O sistema também é protegido por uma versão modificada do mecanismo de consenso de prova de aposta regular, conhecido como prova de aposta alugada.
A equipe por trás da criação do Waves o fez na forma de uma plataforma de código aberto. Isso significava que o sistema era mais confiável e seguro para os participantes desfrutarem.
Qual a Previsão de Preço para a criptomoeda Waves (WAVES)?
O preço do Waves está previsto para atingir um nível máximo de $48.58 ao longo de 2022.
Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, o token Waves (WAVES) pode atingir um nível máximo de $82.49, com o preço médio de negociação de $61.34.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 o preço do WAVES deve cruzar um nível de preço médio de $72.77, o valor mínimo esperado do preço do Waves no final do ano atual deve ser $80.39. Além disso, WAVES pode atingir um nível de preço máximo de $86.11.
Onde comprar Waves (WAVES)?
A rede Waved traz vários serviços para a mesa. No entanto, um de seus serviços mais importantes é sua funcionalidade na criação de tokens de criptomoeda. Isso levou a uma maior taxa de adoção do token e também à sua inclusão em várias trocas.
A criptomoeda WAVES pode ser comprada nas seguintes exchanges:
- Binance
- Huobi Global
- Crypto.com
Isenção de responsabilidade : PortaCripto é um portal de notícias e não fornece nenhum conselho financeiro. O papel do PortaCripto é informar a comunidade sobre criptomoedas e sobre o que está acontecendo neste espaço. Faça sua própria diligência antes de fazer qualquer investimento. O PortaCripto não será responsável por qualquer perda de fundos.
Conclusão
Em um mercado cada vez mais lotado para blockchains de camada um, a plataforma de blockchain Waves há muito tempo é uma rede de destaque devido à reflexividade de sua equipe em fornecer atualizações para seu código que facilitam a implantação para desenvolvedores e startups. Conforme a demanda por soluções de blockchain cresce, a Waves pode estar bem posicionada para capitalizar e ganhar participação de mercado.