NEAR Protocol é uma plataforma de aplicativos descentralizados projetada para criar aplicativos utilizáveis na web. A rede é executada no mecanismo de consenso Proof-of-Stake (PoS) chamado Nightshade, que possui o objetivo de oferecer escalabilidade e taxas estáveis.
O que é Near?
NEAR Protocol é um blockchain público Proof-of-Stake (PoS) com capacidade de contrato inteligente que foi conceituado como uma plataforma de computação em nuvem administrada pela comunidade. Construído pelo NEAR Collective, o NEAR foi projetado para hospedar aplicativos descentralizados (dApps) e se esforça para competir com Ethereum e outros blockchains habilitados por contrato inteligente como EOS e Polkadot . O token nativo do NEAR também é chamado NEAR e é usado para pagar taxas de transação e armazenamento. Os tokens NEAR também podem ser apostados por detentores de tokens que participam da obtenção de consenso de rede como validadores de transações.
NEAR Protocol está focado na criação de uma plataforma amigável ao desenvolvedor e ao usuário. Para acomodar essa missão, o NEAR incorporou recursos como nomes de contas legíveis por humanos, em oposição a apenas endereços criptográficos de carteira, e a capacidade de novos usuários interagirem com dApps e contratos inteligentes sem a necessidade de carteira alguma.
Os projetos desenvolvidos no NEAR incluem Mintbase, uma plataforma de cunhagem de tokens não fungíveis (NFT), e Flux, um protocolo que permite aos desenvolvedores criar mercados com base em ativos, commodities, eventos do mundo real e muito mais.
Como funciona Near?
A plataforma próxima – é composta pela nuvem de nós operados pela comunidade. Os desenvolvedores podem implantar contratos inteligentes sem permissão para esta nuvem e os usuários podem usar os aplicativos que ativam sem permissão. Os aplicativos, que variam de jogos a moedas digitais, podem armazenar seu estado (dados) com segurança na plataforma.
O token próximo – é o ativo nativo do ecossistema próximo. Sua funcionalidade está habilitada para todas as contas. Casos de uso de token detalhados podem ser encontrados abaixo.
Outros ativos digitais – como o objetivo final da plataforma é proteger ativos de alto valor, como dinheiro, identidade ou dados pessoais, etc., a plataforma foi projetada para armazenar facilmente ativos digitais exclusivos, que podem incluir:
Outros Tokens – Tokens interligados de outras cadeias ou criados no topo da plataforma Near podem ser facilmente armazenados e transferidos. Isso permite que esses tipos de tokens sejam usados como ativos de pagamento para bens e serviços.
NFTs – semelhantes aos tokens, os Non-Fungible Tokens (NFTs) podem ser armazenados e movidos usando a plataforma. NFT é a tecnologia que impulsionou o desenvolvimento de projetos NFT em todo o ecossistema próximo.
O Near Development Suite – um conjunto de ferramentas está sendo criado para alavancar o uso da plataforma para desenvolvedores e usuários finais. Essas ferramentas incluem:
NEAR SDKs – Um SDK completo que inclui estruturas de dados padrão, exemplos e ferramentas de teste para desenvolvedores Rust e AssemblyScript.
Gitpod para NEAR – Um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) online, que NEAR customizado para permitir que os desenvolvedores escrevam, testem e implantem rapidamente contratos inteligentes a partir de um navegador da web.
Carteira NEAR – Eventualmente, incluirá funcionalidade integrada para permitir facilmente a participação dos titulares nos processos de controle e controle da rede.
NEAR Explorer – Esta é uma ferramenta que permite aos usuários extrair dados do blockchain, bem como verificar transações em carteiras não custodiais.
NEAR Command Line Tools – Um conjunto de ferramentas de linha de comando simples para permitir que os desenvolvedores criem, testem e implantem aplicativos em seus ambientes locais.
NEAR Protocol Technology
À medida que a popularidade dos dApps cresceu, a comunidade de criptografia enfrentou um problema crescente de escalabilidade. A escalabilidade, neste contexto, refere-se à capacidade de uma blockchain de lidar com um grande número de transações com velocidade e custo razoáveis. Ethereum enfrentou desafios de escalabilidade particularmente devido à alta demanda para seu uso, e enquanto algumas pessoas defendem soluções de escalonamento a serem construídas em cima de Ethereum ( soluções de camada 2 ), outros projetos como NEAR decidiram construir blockchains inteiramente novos com diferentes arquitetura.
A solução proposta pelo Protocolo NEAR para este problema de escalabilidade é a implementação de sharding . Antes de mergulhar no que isso significa, é útil identificar as três funções principais dos nós de blockchain : eles processam transações, comunicam transações validadas e blocos concluídos para outros nós e armazenam o estado e o histórico de toda a rede. À medida que o congestionamento da rede aumenta, essas tarefas se tornam cada vez mais exigentes para os nós.
A fragmentação diminui a carga computacional dividindo ou particionando a rede em fragmentos (ou fragmentos). Com essa tática, cada nó não é obrigado a executar todo o código da rede – apenas o código que é relevante para seu fragmento – então os fragmentos podem conduzir computação em paralelo um com o outro, escalando assim a capacidade da rede conforme o número de nós na rede aumenta.
Para chegar a um consenso entre os nós da rede, NEAR usa um sistema PoS. Com o PoS, os nós que desejam se tornar validadores de transação devem apostar seus tokens NEAR para serem considerados para participação. Os detentores de token que não desejam operar um nó podem delegar sua aposta para validadores de sua escolha. NEAR usa um sistema de leilão para escolher validadores a cada época (aproximadamente a cada 12 horas), e os validadores que têm apostas maiores têm mais influência no processo de consenso.
Alguns validadores são responsáveis por validar “ fragmentos ” – uma agregação de transações de um fragmento – enquanto outros são encarregados de produzir blocos, que contêm fragmentos de todos os fragmentos. Outros nós, chamados de “pescadores”, observam a rede e detectam e relatam comportamento malicioso. Se um validador se comportar mal, sua aposta será reduzida.
NEAR Token
O token NEAR é usado principalmente para pagar taxas de transação e como garantia para armazenar dados no blockchain. NEAR também recompensa várias partes interessadas no blockchain com tokens NEAR. Por seus serviços, os validadores de transações recebem uma recompensa de token NEAR a cada época, o que equivale a 4,5% do fornecimento NEAR total em uma base anual.
Além disso, os desenvolvedores que criam contratos inteligentes recebem uma parte das taxas de transação geradas por seus contratos. O restante de cada taxa de transação é queimado, aumentando a escassez do token NEAR. O NEAR também estabeleceu um tesouro protocolar, que recebe anualmente 0,5% do abastecimento total do NEAR, com o objetivo de reinvestir no desenvolvimento do ecossistema.
O protocolo NEAR é capaz de suportar tokens que são “empacotados” de outras cadeias além de NFTs. Da mesma forma, NEAR construiu uma ponte com Ethereum, permitindo aos usuários transferir tokens ERC-20 de Ethereum para NEAR.
NEAR Plataforma de governança
Os recursos alocados para a tesouraria do protocolo são distribuídos pela Fundação NEAR, uma organização sem fins lucrativos com sede na Suíça dedicada à manutenção do protocolo, financiamento do ecossistema e orientação da governança do protocolo. As atualizações técnicas da rede criptografada NEAR são realizadas pelo Reference Maintainer, que é selecionado pelo conselho da NEAR Foundation, embora todos os nós da rede devam consentir com as atualizações por meio da atualização de seu software. Eventualmente, a supervisão do mantenedor de referência será conduzida por representantes eleitos pela comunidade.
O NEAR Protocol tem como objetivo dar um passo à frente na corrida lotada para fornecer a infraestrutura para a Web 3.0 e tem procurado se diferenciar por meio de seu desenvolvedor exclusivo e recursos amigáveis ao usuário.
Qual a previsão de preço para a criptomoeda NEAR
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 o preço do NEAR deve cruzar um nível de preço médio de $31.52, o valor mínimo esperado do preço do Near no final do ano atual deve ser $34.82. Além disso, NEAR pode atingir um nível de preço máximo de $37.29.
Onde Você Pode Comprar NEAR Protocol (NEAR)?
NEAR está disponível para transação em um crescente número de exchanges, disponível em pares de criptomoedas e stablecoin.
Em outubro de 2020, a Binance era a corretora que oferece o maior número de pares, enquanto Huobi Global também oferece opções em Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Tether (USDT).
Conclusão
Se NEAR conseguiria destronar Ethereum ou mesmo alcançar Polakdot é questionável, mas certamente não impossível. Se possível, a NEAR deve se concentrar em criar seu próprio nicho, em vez de tentar treinar com os grandes. Se puder fazer isso com o apoio da comunidade e um pouco da magia do marketing, o futuro pode ser muito, muito otimista para a NEAR.