A criptomoeda Beam é um blockchain que implementou uma mistura de dois protocolos de blockchain orientados à privacidade – MimbleWimble e Lelantus.
A tecnologia Blockchain e, em particular, os aplicativos de finanças descentralizadas ( DeFi ), trazem os benefícios da negociação ponto a ponto para o público em geral. No entanto, uma grande desvantagem dos blockchains para algumas pessoas é a natureza publicamente visível de todas as transações . Assim, o Beam (BEAM) é um blockchain e criptomoeda que oferece comércio totalmente privado e confidencial e armazenamento de ativos cripto.
Atualmente, o BEAM é negociado a $ 0,86, com um suprimento total de quase 1 milhão de moedas e uma capitalização de mercado de cerca de $ 85 milhões.
O que é Beam (BEAM) token?
A criptomoeda Beam é um blockchain que implementou uma mistura de dois protocolos de blockchain orientados à privacidade – MimbleWimble e Lelantus. Todas as transações no Beam são totalmente confidenciais. Nenhuma informação sobre as partes da transação, como endereços de carteiras e valores de transferência, é registrada no blockchain. Os protocolos MimbleWimble e Lelantus ajudam o Beam a obter a privacidade das transações sem sacrificar o desempenho operacional.
A criptomoeda Beam é uma blockchain de Prova de Trabalho ( PoW ), e os usuários com o hardware e software necessários podem ingressar na plataforma e ganhar recompensas de mineração . Em 2019 (ano de seu lançamento), o blockchain distribuiu 80 moedas BEAM para cada bloco minerado. De 2020 a 2023, as recompensas de mineração são definidas em 40 BEAMs por bloco. A partir de 2024, as recompensas serão de 25 BEAMs e serão reduzidas à metade a cada quatro anos.
A redução pela metade das recompensas imita de perto uma programação semelhante no Bitcoin (BTC) . Assim como a maior cripto do mundo, o BEAM pretende ser uma moeda com características deflacionárias.
Como o token Beam funciona?
Ao fazer transações no Beam, apenas o remetente e o destinatário dos fundos cripto podem ver os endereços um do outro. Mesmo esses endereços geralmente são temporários. Para cada nova transação, o Beam cria um novo endereço para que não haja capacidade de rastrear o histórico de transações de qualquer usuário da plataforma.
Processo de transação típico
O destinatário da transação cria um endereço em sua carteira e o entrega ao remetente por meios externos, por exemplo, por e-mail ou por um aplicativo de mensagens de bate-papo. O remetente, por sua vez, cria um endereço temporário em sua própria carteira e envia os fundos para o endereço fornecido pelo destinatário.
Embora os fundos ainda não tenham sido enviados, o receptor deve (normalmente) manter sua carteira disponível online. Assim que os fundos são enviados e a rede valida a transação, o receptor pode ficar offline.
Tipos de transação
Existem três tipos de transação no Beam:
- Transações online: Estas são as transações mais comumente usadas e têm as taxas de transação mais baixas . As transações online exigem que tanto o remetente quanto o destinatário estejam online durante a execução da transação ou, pelo menos, estejam online dentro de 12 horas após a transação. O Beam define essas transações como as menos seguras do ponto de vista da privacidade.
- Transações off-line : Nestes tipos de transações, o destinatário não precisa estar on-line no momento da transação ou nas 12 horas seguintes. O remetente pode transferir fundos para um endereço previamente fornecido pelo destinatário. O remetente executa a transferência e o destinatário terá os fundos disponíveis na próxima vez que sua carteira estiver online.
O Beam define as transações offline como mais privadas do que as transações online. - Transações de privacidade máxima : são transações com o mais alto grau de privacidade. Eles são semelhantes às transações offline, mas os usuários podem especificar tempos de “bloqueio” para tornar a transação o mais privada possível. O tempo de bloqueio refere-se ao número de horas que a transação permanecerá em um pool blindado antes de ser transferida para a carteira do receptor.
Quanto maior o tempo de bloqueio, mais segura será sua transação do ponto de vista da privacidade.
Tipos de endereço
Assim como no caso das transações, o Beam possui diferentes tipos de endereços. Os três tipos de endereços no Beam são:
- Endereços regulares: esses endereços oferecem suporte aos tipos de transação online e offline. Eles são temporários e têm datas de validade.
- Endereços de anonimato máximo: Ao contrário dos endereços regulares, os endereços de anonimato máximo suportam os tipos de transação de privacidade máxima.
- Endereços públicos off-line: embora os endereços regulares tenham uma data de validade, os endereços públicos off-line podem ser mantidos permanentemente. Em geral, Beam recomenda usar este tipo de endereço apenas para transferências para usuários que raramente estão online e recomenda que os endereços offline públicos não sejam usados regularmente.
A transação e os tipos de endereço acima são usados eloquentemente pela Beam para fornecer níveis muito altos de confidencialidade da transação. Todas as informações necessárias para uma transação, por exemplo, endereços e valores, são armazenadas nas carteiras de transações e nunca publicamente no livro razão do blockchain.
Trocas Atômicas
Além de seus tipos de transação padrão, o Beam também oferece suporte a trocas atômicas . As trocas atômicas são transferências cripto P2P habilitadas por contrato inteligente entre dois usuários de blockchain. As duas partes da transação podem estar no mesmo ou em blockchains diferentes.
O recurso de troca atômica no Beam ainda está em beta. Atualmente, as trocas entre o Beam e duas outras redes, Bitcoin e Litecoin ( LTC ), são suportadas.
Ativos Confidenciais
Para usuários de blockchain preocupados com a privacidade, o Beam oferece não apenas transferências de valores confidenciais, mas também armazenamento de ativos cripto totalmente confidenciais. Ativos confidenciais é o nome dado a tokens Beam especiais que podem ser criados e armazenados no blockchain para representar alguns ativos valiosos, por exemplo, pontos de fidelidade do cliente.
O Beam oferece guias fáceis de usar sobre a criação de ativos confidenciais. Para criar cada tipo de ativo, você precisará bloquear 3.000 BEAM. Quando você não precisar mais manter os ativos no Beam, poderá liquidá-los e reivindicar de volta seu depósito de 3.000 BEAM.
Transmitir DApps
A criptomoeda Beam anunciou planos para lançar seu pacote de aplicativos descentralizados na plataforma. Os aplicativos estarão disponíveis através do Beam DAAP Store . A plataforma apontou especificamente jogos e aplicativos DeFi como uma prioridade.
Como começar a usar o Beam
Você precisará obter uma carteira Beam nativa para começar a usar a plataforma. Atualmente, as carteiras de desktop Beam estão disponíveis para download para sistemas baseados em Windows, Mac e Linux. Carteiras móveis também estão disponíveis, tanto para Android quanto para iOS.
Quem está por trás do token Beam?
A empresa por trás do projeto Beam, Beam Development Ltd., foi fundada em 2018 por dois empreendedores de tecnologia – Alex Romanov e Alex Zaidelson. A rede principal do projeto foi lançada no início de janeiro de 2019.
Romanov atualmente atua como CTO da empresa, enquanto Zaidelson é o CEO. O C-suit do projeto também inclui o COO Amir Aaronson e o CMO Benni Issembert. A Beam Development está sediada em Tel-Aviv, Israel.
A Beam levantou um total de US $ 7 milhões em Venture Capital (VC) em duas rodadas de financiamento. A maior parte desse financiamento, US $ 5 milhões, foi levantada na primeira rodada do investidor líder da empresa, a empresa de investimentos japonesa Recruit Strategic Partners. Os US $ 2 milhões restantes foram levantados na segunda rodada de um total de 10 investidores institucionais e individuais.
O projeto Beam também é apoiado e orientado pela Fundação Beam , entidade sem fins lucrativos em grande parte responsável pela governança da plataforma. A Fundação é uma organização temporária que governa o Beam até que uma governança descentralizada completa baseada em blockchain via BeamX DAO esteja em vigor.
A própria Fundação Beam está registrada em Cingapura. É administrado por um Conselho de Administração composto por até sete membros.
Histórico de preços da criptomoeda BEAM
Ao longo de grande parte de sua história no mercado, a moeda BEAM demonstrou notável estabilidade para uma cripto que não é uma moeda estável . O BEAM foi lançado em janeiro de 2019 a uma taxa de cerca de US $ 0,80. Ele começou a valorizar rapidamente alguns dias após seu lançamento e atingiu US $ 2,94 no final de janeiro, seu preço mais alto até hoje.
No entanto, não conseguiu sustentar esses níveis por muito tempo e, em poucos dias, caiu para menos de $ 1. Com exceção de dois picos de curto prazo, um em meados de 2019 para cerca de US $ 2,30 e o segundo em abril de 2021 para cerca de US $ 1,90, o BEAM então foi negociado em níveis abaixo de US $ 1 na maior parte do tempo no mercado.
Qual é o futuro do token Beam?
As perspectivas para Beam são um tanto incertas. Embora o conceito geral de privacidade de transação e armazenamento de valor seja muito atraente para muitos usuários de blockchain, sempre há um potencial para plataformas completamente privadas se tornarem um playground para criminosos cibernéticos.
O sigilo total pode fazer de qualquer plataforma um ímã para lavadores de dinheiro e criminosos de outros tipos. Uma grande questão é se o Beam pode garantir que seu modelo operacional de proteção de privacidade não leve inadvertidamente a tal cenário.
Qual a Previsão de Preço da criptomoeda BEAM (BEAM)?
O preço do BEAM está previsto para atingir um nível máximo de $1.771 ao longo de 2022.
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do BEAM (BEAM) pode atingir um nível máximo de $3.008, com o preço médio de negociação de $2.237.
Conclusão
Muitos entusiastas do blockchain consideram a privacidade o mais importante. O Beam oferece a essas pessoas uma plataforma ideal para conduzir suas transações e armazenar ativos cripto.
A plataforma está em sua rede principal há quase três anos, e há grandes planos para lançar DeFi e aplicativos de jogos. Conforme a plataforma desenvolve mais funcionalidade e mais opções de aplicativos, a aceitação do Beam provavelmente aumentará.
No entanto, um grande problema que o Beam pode enfrentar é o potencial de se tornar uma “cadeia de bloqueio de escolha” para atividades e transferências ilícitas. Algumas plataformas orientadas para privacidade semelhantes, como Monero , enfrentaram esses problemas e os riscos de reputação não são triviais.