A criptomoeda Storj (STORJ) afirmou que é um projeto de sistema de armazenamento em nuvem seguro e distribuído. Os usuários não só se beneficiam do armazenamento em nuvem, mas também conseguem um ambiente completamente descentralizado graças ao sistema baseado em blockchain.
O que é Storj (STORJ) token?
A criptomoeda Storj permite a coordenação entre diferentes partes e indivíduos na rede. Além disso, uma transferência escalonável pode ser feita com a criptomoeda em questão. De acordo com o comunicado, graças à tecnologia blockchain, as transferências de moedas STORJ são realizadas de forma segura, imutável e verificável.
Uma das várias plataformas concorrentes de armazenamento em nuvem com criptografia, o Storj permite que qualquer computador executando seu software alugue espaço não utilizado no disco rígido para usuários que desejam armazenar arquivos.
Dessa forma, você pode pensar no Storj como uma alternativa às plataformas de armazenamento em nuvem, como as oferecidas pela Amazon ou Google. No entanto, em vez de uma empresa que possui e mantém o software, a Storj conta com um software e uma rede de computadores para gerenciar seu armazenamento de dados.
A chave para o projeto de rede é o STORJ criptomoeda , que permite aos usuários pagar outros usuários na rede para armazenar seus arquivos. Da mesma forma, os usuários que procuram vender capacidade de armazenamento e largura de banda em excesso podem ganhar dinheiro adicional com esses recursos aceitando o STORJ.
Notavelmente, o Storj audita sua rede por meio de uma verificação aleatória de arquivos a cada hora, o que garante que seus arquivos sejam hospedados de forma consistente por nós de armazenamento.
Durante esse processo, o Storj envia solicitações aos operadores do nó, que devem enviar uma prova criptográfica de que os dados ainda estão em sua posse. Após o recebimento dessa prova, os nós recebem um pagamento pelo armazenamento e manutenção do arquivo.
O processo de auditoria é projetado para maximizar a qualidade do armazenamento na rede e, até agora, parece ter conseguido conquistar um nicho. Storj afirma ter uma capacidade de rede de mais de 100 petabytes e, em 2020, havia mais de 6.000 nós ativos armazenando dados.
Para atualizações mais regulares da equipe do Storj, você pode marcar o blog do Storj , que inclui dicas e tutoriais sobre a rede e sua tecnologia em evolução.
Storj e Torrents
Antes de mergulharmos no Storj, precisamos fazer uma atualização sobre os torrents. No início da última década, os torrents tornaram-se o caminho para os usuários da Internet baixarem conteúdo – de filmes a programas de TV e vídeos. Torrents operam de forma ponto a ponto, conforme detalhado abaixo:
- Muitos usuários armazenam cópias de um arquivo específico na rede ponto a ponto
- Quando você deseja uma cópia do arquivo, você envia uma solicitação para a rede
- Os usuários que possuem uma cópia do arquivo (esses usuários são conhecidos como sementes) enviam fragmentos do arquivo para você
- Você (o solicitante) recebe muitos fragmentos de muitos proprietários diferentes, e o software torrent reorganiza os fragmentos para formar um arquivo completo
A vantagem de usar um torrent para baixar o conteúdo é que você pode receber fragmentos do arquivo de várias fontes simultaneamente. Isso significa que você obtém o arquivo mais rápido do que faria se estivesse baixando tudo de uma vez de apenas uma fonte.
Agora, esses torrents eram (e ainda são) uma forma ilegal de adquirir conteúdo. Mas, como estão operando em um modelo descentralizado, ninguém pode fechá-los.
Storj funciona da mesma forma, exceto de forma ilegal ou para vídeos piratas. Com isso, vamos ver como o Storj funciona.
Como funciona a criptomoeda Storj?
Fragmentação de arquivos
O armazenamento baseado em shard do Storj é muito parecido com os fragmentos de torrents. Quando um usuário deseja armazenar um arquivo no Storj, ele primeiro o divide em muitos pedaços menores (fragmentação). A vantagem disso é que quando você deseja baixar o arquivo, pode fazê-lo em paralelo, o que torna o processo mais rápido. Além disso, só você sabe onde as peças estão localizadas, o que significa que é um caso totalmente privado com você no controle total.
A localização dos fragmentos é um dos principais diferenciadores entre Storj e torrents. Com torrents, qualquer pessoa pode acessar os shards. Por outro lado, a Storj, como provedora de serviços de armazenamento em nuvem, prioriza a privacidade do usuário. E faz isso utilizando blockchain e criptografia.
Para obter privacidade total, o Storj implementa uma tabela de hash distribuída (DHT) por meio da qual um usuário localiza todos os fragmentos do arquivo original. Para acessar os fragmentos, você precisa de uma chave privada. Sem a chave, é quase impossível rastrear a localização dos vários fragmentos. A tabela hash de Storj é conhecida como Kademlia e é uma das principais tecnologias da rede.
Fragmentos de paridade e codificação de apagamento
No Storj, os shards são distribuídos em computadores em toda a rede. Mas o que aconteceria se um dos computadores caísse ou parasse de executar a rede? O que aconteceria com os fragmentos naquele computador específico?
Tal cenário exige que o Storj implemente algum tipo de redundância. (Em informática, redundância é a duplicação de componentes para que haja um backup em caso de falha do sistema). Storj obtém redundância por meio de ‘fragmentos de paridade’. Quando um usuário carrega um arquivo, ele pode escolher quanta redundância deseja para o arquivo. Com fragmentos de paridade suficientes, você pode reduzir significativamente as chances de perder partes de seus dados.
No entanto, com o tempo, a probabilidade de perder fragmentos aumenta. Para combater isso, Storj realiza auditorias regulares. Mas, como um usuário da plataforma, a prática recomendada seria relembrar periodicamente e recarregar seus arquivos.
Ao mesmo tempo, o excesso de redundância tornaria a rede mais lenta. Storj combate isso implementando regras de codificação que reduzem a redundância, apagando fragmentos que foram excessivamente duplicados. Por meio desse processo, o Storj também identifica os dados cuja redundância deve ser aumentada.
Criptografia ponta a ponta
Além de fragmentar, o Storj garante privacidade de alto nível implementando criptografia de ponta a ponta. A fragmentação já garante que ninguém, nem mesmo os hosts de dados (chamados de agricultores), possam acessar o arquivo inteiro. Mas isso não é suficiente, pois até mesmo para alguém ser capaz de acessar e ler um fragmento seria problemático.
Para evitar isso, o Storj facilita os proprietários dos dados (conhecidos como locatários) a criptografar seus arquivos antes da fragmentação. O arquivo criptografado tem apenas uma chave que você mantém em seu computador (ou na ponte – mais disso em um momento).
Como único proprietário de uma chave privada, você é a única pessoa que pode ler o arquivo. Portanto, os fazendeiros armazenam não apenas arquivos criptografados, mas aqueles que fazem parte de um arquivo original completo. Isso torna seus dados seguros, pois os dados mantidos por um fazendeiro são inúteis como apenas um fragmento – e criptografado – que faz parte de um arquivo maior.
Para uma entidade hackear a rede Storj e localizar um arquivo, ela primeiro precisa encontrar todos os fragmentos que compõem o arquivo inteiro. Isso é quase impossível sem a chave privada. Novamente, eles precisariam convencer os fazendeiros a enviar os cacos. E, por último, eles precisariam acessar a chave cripto (adivinhando (impossível) ou roubando). Como você pode ver, para acessar os dados armazenados no Storj, eles precisariam passar por muitos obstáculos, mas mesmo esses não os levariam muito longe.
Verificação de arquivo
Qualquer pessoa que confie seus dados ao Storj naturalmente se perguntará as seguintes perguntas de vez em quando: “Como posso saber se meus arquivos ainda estão lá?” “E se um fazendeiro os excluiu ou desligou o computador?”
Storj lida com essa preocupação realizando auditorias horárias, juntamente com outros processos de verificação. Para que os fazendeiros recebam seus pagamentos, eles devem primeiro fornecer prova de que possuem os fragmentos que lhes foram atribuídos. Para que isso aconteça, os agricultores recebem um pedido do Storj. Se eles alteraram ou excluíram o fragmento, não será possível responder à solicitação. Mas se eles já tiverem o arquivo, eles serão capazes de responder à solicitação corretamente.
Eles receberão uma recompensa por armazenar e manter o arquivo. Como você pode ver, os agricultores têm um incentivo para armazenar e proteger os arquivos com precisão.
Ponte
Bridge é o nome do servidor ou protocolo que permite acessar suas chaves cripto em vários dispositivos. Inicialmente, os locatários só podiam armazenar suas chaves localmente em seus computadores. No entanto, isso era limitante porque significava que você não podia trocar de dispositivo.
O Bridge descentraliza seu acesso – tudo que você precisa fazer é verificar sua identidade e acessar seus arquivos de qualquer dispositivo.
Quem criou o token Storj?
Storj Labs, a empresa por trás da plataforma Storj, foi cofundada por Shawn Wilkinson e John Quinn em 2014. A versão mais recente do Storj, V3, foi lançada no outono de 2019.
O Storj Labs passou por três rodadas de financiamento separadas desde seu início. Além disso, embora o Storj tenha sido lançado pela primeira vez no blockchain Bitcoin, ele migrou para o Ethereum em 2017.
Em 2014, os laboratórios Storj levantaram 910 BTC (no valor de cerca de US $ 460.000 na época) em um crowdsale público . No início de 2017, a empresa levantou US $ 3 milhões em financiamento inicial e, no final de 2017, a Storj passou por uma venda simbólica, levantando cerca de US $ 30 milhões.
Token de Storj (STORJ)
STORJ é o token nativo da rede Storj. Atua como meio de pagamento na rede. Os inquilinos pagam taxas para ter seus arquivos armazenados na rede, enquanto os agricultores são compensados por compartilhar seu espaço de armazenamento e largura de banda.
O token é executado no topo do blockchain do Ethereum e usa um mecanismo de consenso de prova de trabalho. Storj tem um suprimento máximo de 500 milhões.
Por que a criptomoeda STORJ tem valor?
A criptomoeda STORJ obtém seu valor da utilidade de sua rede, pois é a forma de pagamento preferencial dentro do software.
Isso significa que os clientes podem comprar e gastar STORJ para armazenar arquivos e que os nós de armazenamento podem receber e vender STORJ para serem compensados por seu espaço extra e largura de banda.
É importante ressaltar que Storj não é o único projeto de criptomoeda que busca perturbar o mercado de armazenamento, o que significa que pode enfrentar uma concorrência que pressiona o preço de sua criptomoeda.
Outras plataformas de armazenamento em nuvem descentralizadas incluem Filecoin , Siacoin e MaidSafe, cada uma com capacidades técnicas variadas.
Como muitas outras criptomoedas, o fornecimento de tokens STORJ é limitado, o que significa que de acordo com as regras do software, haverá apenas 500 milhões de STORJ.
Por que usar o token STORJ?
Os defensores do Storj podem ser atraídos pela capacidade de comprar, vender e controlar seus dados, retomando um serviço agora fornecido apenas por gigantes corporativos como Amazon, Microsoft ou Google.
Os usuários de rede que se preocupam com a privacidade também podem armazenar seus arquivos sem se preocupar se suas informações estão sendo examinadas e sem serem direcionados para anúncios baseados nesses arquivos.
Este caso de uso continua a atrair usuários em potencial para Storj e sua criptomoeda, bem como sistemas concorrentes de armazenamento em nuvem baseados em blockchain.
Onde comprar e armazenar STORJ?
Atualmente, você pode comprar tokens STORJ em qualquer uma dessas Exchanges: Binance, Coindirect, eToro e Poloniex.
Como um token compatível com ERC20, STORJ pode ser armazenado em qualquer carteira compatível com Ethereum. As escolhas populares incluem MyEtherWallet, MetaMask, Trust Wallet, Atomic Wallet, Trezor e Ledger Nano.
Qual a Previsão de Preço da criptomoeda Storj (STORJ)?
O preço do Storj está previsto para atingir um nível máximo de $4.335 ao longo de 2022.
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do Storj (STORJ) pode atingir um nível máximo de $7.361, com o preço médio de negociação de $5.474.
Conclusão
O armazenamento descentralizado é um caso de uso atraente para redes ponto a ponto e tecnologia de razão distribuída. Storj não está sozinho. A competição inclui Sia , Maidsafe e Filecoin. A boa notícia para os fãs do Storj é que o Storj parece estar na vanguarda em termos de adoção, usabilidade e tecnologia subjacente.