A criptomoeda Stellar (XLM) é uma moeda digital com foco em pagamento que roda na rede Stellar, um blockchain aberto descentralizado.
Pode-se dizer que se Bitcoin e XRP se casassem, Stellar seria o filho. Ele possui as grandes qualidades dessas duas criptomoedas notavelmente diferentes.
Não tem permissão e é descentralizado, como o Bitcoin. Ao mesmo tempo, mover valor dentro da plataforma é rápido, barato e eficiente em termos de energia, assim como no XRP.
O que é Stellar (XLM) token
A criptomoeda Stellar busca reimaginar o mercado de transferência de moeda e ativos, criando uma rede distribuída que é descrita como tudo, desde um sistema de pagamento a uma bolsa.
Portanto, enquanto responde à pergunta “O que é Stellar?” pode mudar dependendo de quem você pergunta, não é culpa da tecnologia. Como fez em seu lançamento em 2014, o Stellar permite que os usuários hoje enviem dinheiro e ativos de maneiras que tradicionalmente são domínio dos provedores de pagamento.
A diferença é que o Stellar habilita esses serviços incentivando uma rede distribuída de computadores a rodar um software comum.
A ideia é que qualquer pessoa que use um serviço da Stellar pode transferir tudo, desde moedas tradicionais a tokens que representam ativos novos e existentes. Esses ativos podem então ser negociados entre usuários (além das fronteiras) com menos atrito usando sua criptomoeda, lumens (XLM).
Desta forma, Stellar compartilha semelhanças com o XRP Ledger (e sua criptomoeda , XRP ), que também se destina a fornecer um protocolo para provedores de pagamento e instituições financeiras.
Mas o Stellar também buscou se posicionar como uma espécie de bolsa descentralizada, já que seu livro-razão tem o que é efetivamente uma carteira de pedidos embutida que mantém o controle da propriedade dos ativos do Stellar.
Os desenvolvedores têm procurado cada vez mais fazer do Stellar um mercado para ativos emitidos em seu próprio protocolo, com recursos que permitem aos usuários gerenciar ordens de compra e venda e definir ativos preferenciais ao liquidar negociações.
5 coisas que você não sabia sobre a criptomoeda Stellar
- Foi fundado por uma celebridade cripto. Jed McCaleb, o fundador da Mt. Gox e cofundador da Ripple, lançou o sistema de rede Stellar em 2014 com a ex-advogada Joyce Kim.
- Stellar é apoiado pela IBM e Deloitte. A gigante da computação e a empresa financeira uniram forças com a Stellar para impulsionar o revolucionário sistema de pagamento da rede blockchain e apresentá-lo a mais aplicativos do mundo real. Se você já usou os pagamentos World Wire da IBM, você usou o Stellar.
- As transferências internacionais são gratuitas. O principal argumento de venda do Stellar é que ele permite que instrumentos financeiros e moeda fiduciária sejam transferidos e trocados gratuitamente, instantaneamente e em qualquer país.
- XLM está em conformidade com os regulamentos. Como uma crypto org que visa se tornar uma plataforma de pagamento convencional que tem parceria com instituições financeiras influentes em todo o mundo, Stellar está cooperando com os reguladores para garantir que o XML esteja em conformidade com os regulamentos da ICO.
- Stellar é uma organização sem fins lucrativos. Stellar não está nisso pelo dinheiro ou em dívida para com os acionistas. O objetivo declarado da Stellar Development Foundation é mudar o sistema financeiro para melhor, especialmente para muitos ao redor do mundo que sofrem com sistemas bancários caros e desajeitados. A Stellar Corporation tem uma ala com fins lucrativos, embora atenda pelo nome de Interestelar.
Por que o Stellar requer lumens?
A necessidade de lúmens surgiu do design fundamental do sistema de contabilidade do Stellar. Simplificando, é muito fácil de usar. Sem alguma barreira ou custo nominal, o razão poderia ser preenchido com spam ou absurdos, ou usado como uma espécie de sistema de banco de dados arbitrário. Esses resultados iriam derrotar a intenção por trás do Stellar: ser um sistema de pagamentos rápido e eficiente.
Para resolver isso, precisávamos introduzir apenas um mínimo de atrito para dissuadir atores maus ou frívolos. A imposição de um saldo mínimo em cada conta e uma taxa muito pequena por transação foram escolhidos como esses custos de dissuasão. No momento, o saldo mínimo é de 1 lúmen e a taxa mínima por transação é de 0,00001 lúmen. Eles são pequenos o suficiente para manter o Stellar amplamente acessível, mas grandes o suficiente para desencorajar o mau comportamento em grande escala.
Como o Stellar é um sistema universal de dinheiro digital, poderíamos ter permitido que as pessoas pagassem esses custos em dólares, pesos, yuans ou qualquer outra coisa. Mas achamos que nada disso era apropriado. Primeiro, não queríamos que a rede “preferisse” nenhuma moeda nacional específica – se Stellar usasse dólares, digamos, os preços da rede permaneceriam fixos para os americanos, mas flutuariam para todos os outros. E, ainda mais, queríamos criar um ativo em primeiro lugar que abrace a abertura da Internet e seja independente de fatores econômicos e políticos.
Portanto, demos à rede sua própria moeda, destinada exclusivamente a denominar os requisitos da rede. Essa moeda é “o lúmen”. Como você pode ver abaixo, agora existem 4,3 milhões de contas Stellar, e cada uma delas usa lúmens para atender aos requisitos de saldo mínimo e pagar taxas de transação.
Um subproduto natural e agradável de ter um token de rede é que ele facilita a movimentação de dinheiro entre os usuários. Porque todo mundo tem e precisa de lumens, lumens sempre podem ser um meio de troca entre ativos que de outra forma seriam ilíquidos.
O suprimento de lúmen
Ao contrário dos tokens de outros blockchains, os lumens não são extraídos ou concedidos pelo protocolo ao longo do tempo. Em vez disso, 100 bilhões de lumens foram criados quando a rede Stellar foi ao ar, e durante os primeiros 5 ou mais anos de existência do Stellar, o fornecimento de lumens também aumentou 1% ao ano, por design.
Esse mecanismo de inflação foi encerrado por votação da comunidade em outubro de 2019. E em novembro de 2019, o fornecimento geral de lúmen foi reduzido . Agora existem cerca de 50 bilhões de lumens, no total, e não serão criados mais lumens.
Quase 20 bilhões de lumens estão no mercado aberto, e a Stellar Development Foundation retém os outros 30 bilhões ou mais para desenvolver e promover o Stellar, de acordo com seu mandato . Esses lúmens entrarão nos mercados públicos nos próximos anos. Qualquer pessoa que queira uma contabilidade completa de todos os lúmens existentes deve visitar nosso guia de contabilidade do lúmen para obter explicações detalhadas sobre as principais métricas de lúmen, bem como instruções sobre como calcular os detalhes do fornecimento desde o início usando as APIs do Stellar.
Como comprar e armazenar lumens
Você precisa de lúmens para usar o Stellar. Felizmente, eles estão à venda em muitas bolsas e também estão disponíveis para negociação diretamente na rede Stellar.
Nos EUA, Coinbase e Kraken são duas opções de compra de lúmens com dólares. A troca Stellar nativa, Lobstr , permite que você compre lumens diretamente na rede. Consulte nossa lista mais longa de trocas com suporte de lúmen para obter mais opções.
Observe que as moedas digitais podem ser voláteis e comprá-las pode ser arriscado. Embora os lúmens sempre tenham utilidade na rede Stellar, o preço dos lúmens denominados em moeda fiduciária pode mudar e você pode perder um valor significativo.
Para armazenar lumens e para fácil acesso aos recursos de rede, como pagamentos e envio ponto a ponto, recomendamos um hardware ou carteira digital de nossa lista de carteiras .
Como funciona o token Stellar?
Na época de seu lançamento, Stellar copiou o código usado para alimentar o Ledger XRP, o que significa que ele herdou muito de seu design e recursos.
No entanto, Stellar desde então fez mudanças técnicas que diferenciam sua oferta.
Protocolo de consenso Stellar
A maior atualização do Stellar ocorreu em 2015, quando substituiu o mecanismo usado para manter os computadores executando seu software de acordo sobre o estado de seu livro-razão por uma alternativa personalizada.
Baseado em um conceito denominado acordo bizantino federado, um tipo de método de consenso anterior ao projetado para Bitcoin (BTC), o Stellar Consensus Protocol permite que os nós votem nas transações até que os quóruns sejam atingidos.
Mais detalhes podem ser encontrados no Stellar’s Medium ou neste explicador técnico.
Executando um Nó
O software usado para alimentar a rede Stellar é chamado Stellar Core e pode ser executado de diferentes maneiras, dependendo das necessidades do usuário. Especificamente, os nós podem ser configurados para servir como observadores, arquivadores, validadores básicos ou validadores completos.
Os observadores só podem enviar transações. Os validadores completos, por outro lado, participam do Stellar Consensus Protocol, votando em quais transações devem ser consideradas válidas e mantendo um arquivo desse histórico para outros nós.
Mais detalhes sobre os vários nós podem ser encontrados em Stellar.org.
Ativos de emissão
Outra função importante da rede é realizada pelas âncoras estelares (originalmente chamadas de gateways).
Essas entidades aceitam depósitos de moedas e ativos e emitem novas representações desses ativos no Stellar. As âncoras então estabelecem os requisitos que os usuários Stellar precisam atender para manter os ativos. Eles também podem revogar o acesso do usuário aos ativos.
Quem criou o token Stellar (XLM)?
A criptomoeda Stellar é o nome da rede de computadores distribuída na qual lúmens são a criptomoeda necessária para enviar transações. Os lúmens agora são negociados sob o símbolo XLM em bolsas como a Kraken e, como resultado, são frequentemente chamados de XLM.
O indivíduo creditado com a criação de lúmens é o co-criador Stellar (e fundador da Stellar Development Foundation) Jed McCaleb. McCaleb notavelmente fundou a primeira troca de bitcoin bem-sucedida, Mt Gox, e projetou o XRP Ledger.
McCaleb viria a servir como diretor de tecnologia (CTO) da Ripple, a empresa que hoje acompanha o desenvolvimento do XRP Ledger, até 2013, quando ele partiu para criar o Stellar.
Outros contribuintes notáveis para a tecnologia e ecossistema da XLM incluem:
- David Mazieres, autor do protocolo de consenso Stellar
- Denelle Dixon, diretora executiva e CEO da SDF
- Joyce Kim, fundadora do Stellar e ex-Diretora Executiva do SDF.
Mais informações sobre a equipe de liderança da Stellar Development Foundation podem ser encontradas no site oficial do projeto.
Por que a criptomoeda XLM tem valor?
A criptomoeda Stellar viu uma série de mudanças em sua economia ao longo dos anos.
No lançamento, foi criada uma oferta de 100 bilhões de lumens (XLM) e, nos primeiros cinco anos de operação da rede, isso aumentou 1% ao ano até que 105 bilhões estivessem em circulação.
No final de 2019, no entanto, esse subsídio não está mais em vigor, com os usuários do Stellar votando pelo fim dos aumentos de oferta programáticos. Naquele ano, a Stellar Development Foundation também tomou medidas para regular a economia XLM, optando por reduzir sua participação no fornecimento XLM .
Isso reduziu o número de lúmens disponíveis de 105 bilhões para pouco mais de 50 bilhões.
Para além da sua oferta finita, o XLM ganha valor com a sua utilização como combustível para transacções na rede, uma vez que uma pequena quantidade de lúmens, 100 stroops (0,00001 XLM), são deduzidos como taxas sempre que é efectuada uma transacção. Isso ajuda a evitar que atores mal-intencionados enviem spam para o blockchain.
Por que devo usar a criptomoeda Stellar (XLM)?
Hoje, os usos do XLM são variados. Por exemplo, você pode achar que o XLM é uma adição valiosa ao seu portfólio se acreditar que as instituições financeiras podem buscar redes criptográficas onde tenham mais controle sobre quem pode usar e acessar quaisquer ativos que emitem.
Até o momento, o maior teste da tecnologia foi feito pela gigante do software IBM, que usou o Stellar em 2018 para criar e lançar uma solução de pagamentos internacionais chamada World Wire.
Os desenvolvedores podem achar o XLM útil caso queiram lançar novos tipos de ativos, e os empreendedores já usaram a rede para lançar novas criptomoedas.
No entanto, a partir de 2020, se Stellar vai ganhar força com qualquer um desses casos de uso mais experimentais, ou ganhar uma fatia do mercado competitivo de pagamentos, permanece uma questão em aberto.
Qual a Previsão de Preço para a criptomoeda Stellar (XLM)
O preço do Stellar está previsto para atingir um nível máximo de $0.969 ao longo de 2022.
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do Stellar (XLM) pode atingir um nível máximo de $1.645, com o preço médio de negociação de $1.223.
Conclusão
A criptomoeda Stellar é definitivamente um dos projetos cripto mais notáveis até hoje. É descentralizado, tem um blockchain sem permissão, tem uma equipe competente e é construído em torno de uma filosofia altruísta. Além disso, a organização Stellar também tem grandes jogadores para ajudar a garantir seu futuro no espaço.
No entanto, o projeto ainda enfrentará vários desafios no futuro. Por um lado, eles têm uma forte concorrência. O XRP da Ripple é quase oito vezes o valor do XLM em capitalização de mercado.
Considerando todas as coisas, este é um projeto muito interessante.