Se um detentor de 10 bitcoins, que comprou o bitcoin há cinco anos por $ 500 cada, e agora deseja doar esse bitcoin para a caridade, e o bitcoin agora vale $ 25.000, o valor total do bitcoin mantido é $ 250.000. Ao doar o bitcoin diretamente, pode-se reivindicar uma dedução do imposto de valor justo de mercado de $ 250.000 para o ano fiscal em que a doação for paga. Se alguém vende criptomoeda e doa o produto para caridade, dependendo da faixa de imposto de renda, o imposto sobre ganhos de capital sobre o valor recebido em dólares americanos pode ser de 15% ou mais.
Ao doar ativos cripto de longa data que tiveram seu valor apreciado, doar diretamente para fundos recomendados por doadores pode aumentar o total doado em até 20%. Nos EUA, os fundos aconselhados por doadores podem receber doações cripto diretamente . O fundo tem funcionários na folha de pagamento com recursos e experiência para receber, processar e liquidar ativos não monetários.
Vitalik doa 50 trilhões de Shiba Inu
O co-criador do Ethereum , Vitalik Buterin, doou recentemente 10% de seus tokens Shiba Inu no valor de mais de US $ 1 bilhão para o fundo de ajuda COVID-19 da Índia, lançado pelo co-fundador do Polygon, Sandeep Nailwal. De acordo com Nailwal, o fundo de auxílio indiano COVD-19 converte cripto em moeda fiduciária usando uma entidade nos Emirados Árabes Unidos. Essa entidade converte a cripta por meio de várias trocas em uma conta estrangeira. O dinheiro então vai para organizações sem fins lucrativos indianas, de acordo com as disposições da Lei de Alteração de Contribuições Estrangeiras (Regulamentação) (FCRA). As doações são então transferidas para vendedores indianos que realizam operações de socorro COVID-19 em todo o país.
Até $ 300 milhões em cripto doados a instituições de caridade anualmente
Atualmente, cerca de US $ 300 milhões são doados a organizações sem fins lucrativos em criptomoedas anualmente. Um estudo recente mostrou que 94% dos compradores de cripto têm entre 18 e 40 anos. A doação de cripto pode dar a jovens investidores a chance de apoiar uma causa pela qual se preocupam, ao mesmo tempo que reduz a carga tributária. O Giving Block é um exemplo de organização sem fins lucrativos que permite que instituições de caridade aceitem doações diretamente em bitcoin.
Sua empresa auxilia na configuração de uma conta de troca de cripto sem fins lucrativos, fornece suporte a organizações sem fins lucrativos e direciona criptomoedas doadores para a porta das organizações sem fins lucrativos. Um caso de uso interessante para doações de cripto é o leilão de NFTs e a doação dos rendimentos para instituições de caridade. Os doadores podem gerar uma carteira endereço usando o widget do Giving Block e configurá-lo para que as organizações sem fins lucrativos possam receber royalties perpétuos cada vez que um NFT é vendido.