A criptomoeda Kusama é a rede “canário” de Polkadot. Ele foi criado para executar aplicativos descentralizados (dApps) que ainda não foram implantados no blockchain Polkadot . Porém, mais do que apenas uma rede de teste, a plataforma opera com implicações econômicas reais. Isso distingue Kusama da compreensão usual de como as redes de teste operam.
O que é Kusama Network (KSM) token
A criptomoeda Kusama é um ambiente de pré-produção público para Polkadot , que permite a qualquer desenvolvedor experimentar e testar novos blockchains ou aplicativos antes de lançá-los nesta rede.
Desta forma, pode-se dizer que o Kusama atua como uma espécie de sandbox para desenvolvedores que procuram testar as primeiras versões dos projetos Polkadot, mas com criptomoeda real negociada em um mercado aberto.
As atualizações oficiais do Polkadot também são testadas no Kusama antes de serem lançadas.
Como seu principal caso de uso é facilitar o teste, Kusama tenta dar aos desenvolvedores mais flexibilidade enquanto finalizam o design de seus projetos Polkadot. Por sua vez, Kusama oferece regras mais flexíveis do que Polkadot, incluindo parâmetros de governança menos rígidos.
Em outro lugar, Kusama imita a maioria das principais características de design de Polkadot. Por exemplo, Kusama usa dois tipos de blockchains – uma rede principal, chamada cadeia de retransmissão, onde as transações são permanentes, e redes geradas pelo usuário, chamadas parachains.
Parachains podem ser personalizados para qualquer uso e alavancar a corrente de relé principal para segurança.
Uma vantagem potencial de iniciar um projeto em Kusama é que isso permite que os projetos Polkadot construam uma base de usuários e ganhem força na comunidade antes do lançamento oficial.
Os usuários que desejam se manter conectados ao status de desenvolvimento atual do projeto podem seguir o blog oficial do projeto Kusama para obter detalhes atualizados.
Como funciona o token Kusama?
A rede Kusama permite a criação de dois tipos de blockchains.
The Relay Chain – O principal blockchain de Kusama, esta rede é onde as transações são finalizadas. Para atingir uma velocidade maior, a cadeia de retransmissão separa a adição de novas transações do ato de validar essas transações.
Parachains – Parachains são blockchains personalizados que usam os recursos de computação da cadeia de retransmissão para confirmar que as transações são precisas.
A Cadeia de Retransmissão
Para manter sua rede de acordo sobre o estado do sistema, a Cadeia de Retransmissão Kusama usa uma variação do consenso de prova de aposta (PoS) chamada prova de aposta nomeada (NPoS).
Este sistema permite que qualquer um que aposte em KSM, bloqueando a criptomoeda em um contrato especial, execute uma ou mais das seguintes funções necessárias à sua operação:
Validadores – validam dados em blocos parachain. Eles também participam do consenso e votam nas mudanças propostas para a rede.
Nomeadores – Proteja a cadeia de retransmissão selecionando validadores confiáveis. Os nomeadores delegam seus tokens KSM apostados aos validadores e, assim, alocam seus votos a eles.
Os usuários que apostam na KSM e desempenham essas funções também são elegíveis para receber recompensas KSM.
Governança Kusama
Três tipos de usuários Kusama podem influenciar o desenvolvimento do software.
Esses incluem:
A Câmara do Referendo – Qualquer pessoa que adquirir tokens KSM pode propor alterações na rede e aprovar ou rejeitar as principais alterações propostas por outros.
O Conselho – Eleito pelos titulares de KSM, os membros do conselho são responsáveis por propor mudanças e determinar quais mudanças propostas pelos titulares de KSM são feitas no software. O Conselho de Kusama começou com sete assentos, mas pretende aumentar à medida que aumenta o interesse da comunidade
O Comitê Técnico – Composto por equipes que estão ativamente construindo Kusama, este grupo pode fazer propostas especiais em caso de emergência. Os membros da comissão técnica são votados pelos membros do Conselho.
A diferença entre Kusama e Polkadot
Kusama é marcado como uma “rede canário” para o blockchain Polkadot, o que significa que ele fornece a liberação antecipada de código que não foi auditado e está disponível antes de ser lançado no Polkadot.
A primeira diferença fundamental entre as duas redes é a velocidade do sistema de governança. Em Kusama, leva sete dias para votar em um referendo e oito dias para implementar mudanças após as votações, em comparação com um mês para cada um em Polkadot.
Em segundo lugar, tornar-se um validador em Kusama é muito mais fácil, pois os requisitos mínimos de piquetagem são menores do que em Polkadot.
É importante lembrar que Kusama é um blockchain para experimentação, e que abre mão da estabilidade e da segurança para aumentar a velocidade da rede
Quem criou Kusama?
A criptomoeda Kusama foi fundada em 2016 pelos criadores da Polkadot, Gavin Wood (um cofundador da Ethereum ), Peter Czaban e Robert Habermeier.
O histórico de Wood é notável quando ele inventou o Solidity, a linguagem usada pelos desenvolvedores para escrever aplicativos descentralizados (dapps) no Ethereum. Ele também foi o primeiro CTO da Fundação Ethereum e anteriormente foi um cientista pesquisador da Microsoft.
Wood fundou uma empresa chamada Parity Technologies em 2015 que mantém o Substrate, uma estrutura de desenvolvimento de software usada por desenvolvedores Kusama que desejam criar parachains.
Wood também é presidente da Web3 Foundation, a organização sem fins lucrativos que conduziu as vendas de tokens de Polkadot, levantando cerca de US $ 200 milhões de investidores no processo.
Por que o token KSM tem valor?
A criptomoeda KSM desempenha um papel fundamental na manutenção e operação da rede Kusama.
Ao possuir e apostar KSM, os usuários ganham a capacidade de votar em atualizações de rede, com cada voto sendo proporcional à quantidade de criptomoeda KSM que eles apostam.
Kusama recompensa esses usuários com KSM recém-criado com base em quantos tokens eles estão apostando, com validadores e nomeadores recebendo recompensas.
Digno de nota para os investidores, no entanto, é que não há oferta limitada de KSM. Em vez disso, espera-se que novos tokens KSM sejam lançados perpetuamente, a uma taxa de inflação predeterminada.
Por que devo usar a criptomoeda KSM?
Os usuários podem achar Kusama atraente com base nos recursos de pré-produção que oferece para a rede Polkadot e seu foco em facilitar a interoperabilidade entre os dois blockchains.
Os projetos também podem manter parachains em Kusama e Polkadot, usando seu parachain Kusama para experimentar e testar novos recursos antes de atualizar seu parachain Polkadot
Vários projetos implantaram parachains em ambas as redes, incluindo Gitcoin , uma plataforma que oferece oportunidades pagas aos desenvolvedores, vinculando-os a projetos de código aberto, e 0x , uma plataforma para trocas descentralizadas.
Os investidores podem querer adicionar KSM ao seu portfólio, caso acreditem no futuro do ecossistema Polkadot e das cadeias de blocos que servem de base para as aplicações.
Qual a Previsão de Preço para a criptomoeda Kusama (KSM)?
O preço do token Kusama está previsto para atingir um nível máximo de $934.68 ao longo de 2022.
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do Kusama (KSM) pode atingir um nível máximo de $1,587.12, com o preço médio de negociação de $1,180.26.
Conclusão
Para criar um aplicativo totalmente funcional ou para testar um novo recurso bem-sucedido em uma rede principal de blockchain pode ser um processo tedioso, demorado e caro. Isso pode afetar o desenvolvimento de muitos projetos no espaço DeFi. Uma rede de teste quase semelhante à sua rede principal, mas implementada em condições econômicas reais, pode ser um ambiente eficaz para o desenvolvimento de novos projetos.
Embora Kusama não seja uma rede de teste livre de riscos, já que as decisões sobre a plataforma podem vir com implicações reais, isso também pode ser um poderoso incentivo para os desenvolvedores criarem novos dApps ou testar novos recursos. O risco que o teste na plataforma acarreta também inclui a possibilidade de eles ganharem recompensas por isso.
Mas, de modo geral, talvez o maior benefício de uma rede principal realista como a de Kusama é que ela pode ajudar a construir uma rede mais forte. Por meio de uma rede canário, qualquer recurso pode ser testado de forma abrangente antes de ser implantado na rede principal Polkadot