Copy Trading é uma das metodologias de negociação mais fáceis e lucrativas que investidores novatos ou inexperientes podem usar. Essa metodologia também é conhecida como comércio social. É uma forma automatizada de otimizar a estratégia de investimento e gestão de portfólio para investidores que procuram replicar a carteira de negociação de investidores altamente renomados.
O que é o comércio de cópias em cripto?
A negociação de cópias é a metodologia de negociação pela qual os investidores nos mercados financeiros podem abrir posições automaticamente e executar negociações de acordo com a carteira de outra entidade ou indivíduo selecionado no mercado. Pode ser automático ou manual, dependendo de como o indivíduo gostaria de abordar a troca de cópias.
A metodologia de negociação de cópia depende de redes sociais e sistemas de negociação social, onde a posição aberta de um negociante é transmitida a outros negociantes na rede. Os negociadores podem decidir se desejam abrir a mesma posição ou o sistema de negociação automatizado pode executar a ação em seu nome, sem qualquer entrada adicional necessária.
Os traders podem replicar as negociações do trader primário com a crença de que o trader primário tem experiência no mercado subjacente. O comerciante de cópias pode ser totalmente novo em investimentos ou completamente inconsciente do mercado específico. É uma das maneiras mais fáceis de gerar um fluxo regular de receita com investimentos, sem gastar muito tempo pesquisando o mercado ou gráficos. O comerciante primário recebe uma parte do lucro ou estabelece um custo de serviço para cada transação.
Copy Trading vs. Mirror Trading: Qual é a diferença?
Mesmo que essas metodologias de negociação possam parecer semelhantes, a negociação de cópias e a negociação espelho são dois estilos de negociação diferentes. A troca de cópias é uma versão refinada da troca de espelho. O último implica que os investidores sigam todos os sinais e negociem de forma automatizada. Em contraste, com o primeiro, os negociadores que optam por essa estratégia podem escolher quais negociações específicas podem copiar.
A negociação espelho é preferível para traders com uma grande base de capital, uma vez que o sistema automatizado imita todos os sinais e negociações do trader primário, expondo o trader de cópia a testemunhar grandes flutuações em sua conta. O comércio de cópias, por outro lado, é mais adequado para negociadores de menor volume ou novos negociadores, pois eles podem atribuir uma porcentagem do saldo de sua conta à estratégia de um negociador individual e seguir vários negociadores ao mesmo tempo.
O comércio de cópias pode ser lucrativo?
O comércio de cópias é um dos métodos de investimento mais lucrativos, pois os traders podem copiar todo o histórico de transações do trader principal. Os comerciantes de cópias pagam uma taxa ao comerciante principal por copiar sua estratégia. Os comerciantes de cópias também podem impor limites, incluindo limitar o número de transações por dia ou a porcentagem de sua conta envolvida na posição de negociação. Eles também são livres para cancelar um contrato se não for adequado para eles. Além disso, as plataformas nas quais ocorre a troca de cópias, como Zerodha, Aliceblue, DupliTrade, também são lucrativas, pois uma parte do custo vai para a assinatura da plataforma. Assim, todas as partes envolvidas podem obter lucros participando.
Por que o comércio de cópias é popular entre os novos investidores?
Os traders novatos que não têm experiência específica em um mercado específico podem se beneficiar da experiência dos traders primários sem ter que gastar muito tempo e pesquisar para desenvolver uma estratégia de negociação lucrativa. Testar e tentar uma estratégia lucrativa e refiná-la de forma consistente pode ser um processo longo e demorado. Especialmente porque no mercado de criptomoedas um grande número de novos investidores entra no mercado todos os dias devido ao hype da mídia e à volatilidade que o ativo oferece. Portanto, o comércio de cópias pode ser uma alternativa segura para fazer experiências com os mercados.
Prós e contras da troca de cópias
Embora a comercialização de cópias pareça ser uma metodologia conveniente e lucrativa no início, os prós vêm de mãos dadas com os contras. Alguns dos prós e contras são apresentados abaixo:
Prós
A metodologia de cópia de negociação permite que os traders sigam e reproduzam traders bem-sucedidos e lucrativos com um histórico comprovado.
Promove a inclusão financeira, permitindo que comerciantes novatos ou com conhecimento limitado dos mercados financeiros participem ativamente e diversifiquem seus portfólios.
Os traders intermediários e experientes podem tirar vantagem de uma posição comercial sem a necessidade de monitorar constantemente o mercado, ou podem se tornar provedores de sinais e obter uma parte dos lucros (nas negociações copiadas).
Contras
O comércio de cópias não exige que os traders pesquisem e aprendam sobre os mercados, proporcionando pouco incentivo para que os traders aprendam sobre o ativo subjacente, bem como criem suas próprias estratégias .
Mesmo que indivíduos experientes elaborem essas estratégias, elas não eliminam totalmente o risco da negociação. Às vezes, eles são usados por comerciantes para influenciar o preço de mercado para seu ganho.
Há um custo inegável envolvido com o comércio de cópias, que vai diretamente para o comerciante principal a partir dos lucros obtidos por ele.
Conclusão
O comércio de cópias ampliou o escopo para que investidores de varejo novatos se igualem aos traders profissionais. Assim, promove a inclusão financeira e se comporta como o nivelador do mercado. No entanto, antes de se entregar a tais estratégias, é altamente crítico que os investidores avaliem os riscos associados a isso, além de todas as vantagens potenciais.