Embora os blockchains sejam muito poderosos, eles têm uma limitação notável: eles não podem se comunicar com fontes de dados fora de sua própria rede. A estrutura segura e descentralizada de um blockchain o torna isolado.
Assim, os contratos inteligentes não podem se comunicar com fontes de dados como servidores, APIs e feeds. Para lidar com essa limitação, os blockchains podem usar ferramentas intermediárias chamadas oráculos, que ajudam os contratos inteligentes a se comunicarem com fontes de dados externas.
O que é um Oráculo Blockchain?
Oráculo é um software de computador que conectam blockchains para buscar fontes de dados em outra rede e extrair informações. Oráculos só funcionam em blockchains que suportam contratos inteligentes . Bitcoin não tem contratos inteligentes, então os serviços Oráculos não são compatíveis com sua rede. Mas muitos outros blockchains são compatíveis com oráculos, incluindo o seguinte:
- Ethereum (ETH)
- Cardano (ADA)
- Polkadot (DOT)
- Solana (SOL)
- Avalanche (AVAX)
- Cosmos (ATOM)
Os blocos de blocos compatíveis com contratos inteligentes permitem que os desenvolvedores criem tokens personalizados e executem ações em seus blocos de blocos. Seus contratos inteligentes podem ser conectados a serviços oráculos que executam código com base nas informações que recebem do mundo exterior.
Oráculos podem conectar várias redes de blockchain, dando blockchain desconectado uma maneira de se comunicar e derivar dados de fontes fora da rede. Por exemplo, os contratos inteligentes da Ethereum só podem ser executados na rede Ethereum e não podem se comunicar com a rede Cardano por conta própria. Mas um oráculo Chainlink poderia derivar dados do blockchain Ether e passar esses dados para o blockchain Cardano se seus contratos inteligentes se conectassem ao mesmo oráculo. Essa funcionalidade permite que os desenvolvedores criem aplicativos que podem se comunicar entre diferentes blocos de blocos.
Como funcionam os oráculos
Os oráculos Blockchain funcionam consultando e autenticando dados de bancos de dados ou outras fontes externas. Um oráculo em si não é a fonte de dados, mas apenas um conector entre o contrato inteligente e a fonte.
As fontes de dados podem ser configuradas para trabalhar com um oráculo e fornecer dados para o blockchain. Por exemplo, um servidor poderia ser usado para informar o preço do Ether ( ETH ) e enviar dados de preços a um oráculo para um contrato inteligente. Um oráculo mais complexo poderia envolver vários servidores ao redor do mundo formando um consenso sobre o preço da ETH, conforme ilustrado acima.
Um oráculo pode alertar o contrato inteligente sobre informações do mundo externo, como o preço das ações, clima, detalhes da transação ou outros serviços. Esses dados podem ser usados para construir aplicativos descentralizados complexos (DApps). O oráculo está programado para enviar dados de e para a rede blockchain.
Por exemplo, um oráculo pode acessar dados meteorológicos de uma fonte, como a plataforma “ Big Query ” do Google , para consultar dados meteorológicos históricos para uma área geográfica. Isso poderia ser usado para redigir acordos de seguro de safra para os agricultores da área usando contratos inteligentes.
Os serviços bancários e os mercados podem usar feeds de preços oráculo para calcular o valor das garantias, pagamentos de juros e liquidação de empréstimos. O mercado AAVE é um exemplo de mercado descentralizado em funcionamento que depende de oráculos fornecidos pela Chainlink.
Os oráculos blockchain não funcionam sem um contrato inteligente que os invoque. O oráculo só começa a funcionar quando um programador solicita que ele ative uma determinada parte de um contrato inteligente. Na maioria dos casos, isso consome recursos e os serviços oráculo cobram dinheiro pelo serviço.
O mercado Chainlink vende diretamente serviços de oráculo de vários nós (computadores) que executam chamadas de API e solicitações de dados de fontes externas. Se um operador definir o preço como 0,01 LINK por chamada de API, eles serão pagos sempre que a solicitação for invocada a partir do contrato inteligente.
Feeds de preços são os oráculos mais comumente usados, e atualmente existem mais de 2.900 feeds de preços disponíveis no mercado Chainlink. Eles são usados para mostrar e calcular os preços de mercado atuais para criptomoedas e moedas fiduciárias .
Teoricamente, os serviços de oráculo ajudam os contratos inteligentes a atingir 100% de seu potencial, permitindo que eles se comuniquem com o mundo exterior. No entanto, as empresas ainda preferem a segurança de executar seus próprios oráculos centralizados para pagamentos e raramente usam oráculos descentralizados.
Tipos de oráculos Blockchain
Os oráculos do blockchain diferem na maneira como são programados para extrair dados e se comunicar com o blockchain. A maioria dos oráculos podem ser classificados como oráculos de software ou hardware:
Os oráculos de software comunicam-se com programas escritos para a web. Eles derivam dados de estruturas como bancos de dados (MySQL, NoSQL, MongoDB, etc.), servidores de dados e feeds (agregadores de notícias, feeds de preços etc.). Este é o tipo de oráculo mais comumente usado.
Os oráculos de hardware se comunicam com o hardware. Por exemplo, uma máquina de votação poderia se comunicar com um contrato inteligente via oráculos e informá-lo do número total de eleitores. Por exemplo, um leitor de código de barras poderia enviar dados para um contrato inteligente sobre produtos sendo comprados em um supermercado com a ajuda de oráculos.
Oráculos de Blockchain Centralizados vs. Descentralizados
Um oráculo de blockchain pode ser centralizado ou descentralizado, dependendo do número de fontes de onde deriva os dados.
Oráculos Centralizados
Oráculos centralizados consultam dados de uma fonte externa, como um banco de dados ou uma API. A equipe está totalmente no controle da fonte / servidor de dados e eles usam isso para passar os dados para seu oráculo para uso de contrato inteligente. Por exemplo, Uniswap usa seus próprios servidores e oráculos para informar o preço do token Uniswap. Nesse caso, a equipe de desenvolvedores está confiando na precisão de sua própria fonte de dados.
Oráculos centralizados fornecem uma estrutura altamente segura para projetos de blockchain que desejam controlar suas próprias fontes de dados. Se oráculos centralizados são usados para transmitir informações no blockchain, a precisão de seus dados só pode ser comprometida se seu banco de dados externo for violado.
Oráculos descentralizados
Os oráculos descentralizados usam fontes múltiplas para chegar a um consenso. Por exemplo, AAVE detém US $ 15 bilhões em ativos e os protege usando oráculos descentralizados. Os desenvolvedores não controlam as fontes de dados e os oráculos calculam a precisão das informações com base em fontes múltiplas.
Os oráculos descentralizados são seguros, mas se o desenvolvedor não estiver no controle do oráculo, eles devem confiar em um serviço oráculo de terceiros para fornecer informações precisas.
Características do Oráculo Blockchain
Os oráculos do Blockchain funcionam segundo um princípio de análise e enviam solicitações de rede para extrair dados de uma determinada fonte. Analisar significa pegar dados de uma fonte, como um banco de dados do Google, e então convertê-los em outro formato, como a linguagem de programação Solidity da ETH .
O software do nó geralmente é escrito nas linguagens de programação Golang ou Rust. Eles podem se conectar a bancos de dados / APIs fornecidos por bancos, mercados de ações, fontes meteorológicas e outros serviços.
Em um nível técnico, os oráculos de blockchain fazem o seguinte:
Monitoramento: monitorar a rede de blockchain para verificar se há solicitações provenientes do contrato inteligente
Extração de dados: recebimento de solicitações e obtenção de dados de fontes externas, como APIs de terceiros, feeds, servidores ou produtos de hardware
Validação: validar a precisão dos dados por referência cruzada com outras fontes e, em alguns casos, organizar os dados antes de passá-los para o contrato inteligente
Cálculo: cálculo de dados de fontes de terceiros e aplicação de fórmulas matemáticas para atingir determinado objetivo. Por exemplo, o oráculo pode comparar o preço de uma criptomoeda em diferentes bolsas e calcular o preço médio.
Ação: transmitir dados computados ao blockchain para realizar certas ações, como aprovar ou rejeitar uma transação.
Riscos envolvidos com oráculos Blockchain
O uso de oráculos traz riscos de segurança para contratos inteligentes. Por um lado, um oráculo pode transmitir dados falsos que fazem com que um contrato inteligente execute uma ação indesejável. Os riscos reais não são os hackers, mas os próprios provedores de oráculo. A melhor maneira de proteger um oráculo é possuir o oráculo e a fonte de dados.
Os desenvolvedores precisam confiar cegamente em que os provedores de oráculos terceirizados são honestos e não abusarão de seus oráculos para ganho pessoal. Os oráculos descentralizados podem ser protegidos usando algoritmos baseados em consenso que derivam dados de fontes múltiplas. No entanto, se as fontes originais de dados forem violadas, a estrutura baseada em consenso também se desintegrará.
Por exemplo, um provedor oráculo poderia alegar que o preço do Ether é de $ 3.000 quando seu preço real é de $ 4.000. Uma troca descentralizada que usa seus oráculos mostraria a negociação do Ether a $ 3.000. Então, o provedor do oráculo poderia começar a ansiar pela ETH e ter um lucro enorme.
Adoção do Oráculos Blockchain
Os oráculos Blockchain são usados para finanças descentralizadas por serviços como UniSwap , AAVE , SushiSwap e outros. No entanto, o estabelecimento financeiro global não usa contratos inteligentes. A adoção predominante de serviços de oráculo dependerá da adoção de contratos inteligentes por grandes instituições financeiras.
Oráculos são amplamente usados em trocas descentralizadas, e o mercado Chainlink protege atualmente mais de $ 30 bilhões em ativos descentralizados desde seu lançamento em 2017. Serviços de empréstimo como AAVE atualmente detêm mais de $ 15 bilhões em ativos e contam com oráculos para fins de cálculo.
A Visa implementou recentemente um contrato de teste inteligente na rede Ropsten da Ethereum, uma rede de teste para contratos inteligentes. A gigante dos serviços financeiros está atualmente desenvolvendo um protocolo para CBDCs (moedas digitais do banco central). Isso pode abrir caminho para que os principais participantes financeiros comecem a usar contratos inteligentes e serviços oráculos.
Os bancos e os serviços de pagamento digital se recusam em grande parte a usar contratos inteligentes para a segurança de seus clientes. O PayPal oferece suporte a ETH, que é baseado em um blockchain habilitado para contratos inteligentes, mas não usa contratos inteligentes para pagamentos automáticos. Os servidores centralizados do PayPal calculam o preço da ETH e usam os dados para converter o saldo do usuário em dólares americanos.
Conclusão
Os oráculos Blockchain permitem que os contatos inteligentes se comuniquem com o mundo externo, mas carecem das proteções de oráculos centralizados com fontes de dados verificadas. A adoção de oráculos e serviços oráculos em geral dependerá de como os serviços financeiros respondem à revolução das criptomoedas.
Isso não é provável em um futuro próximo, pois as instituições bancárias centralizadas já têm métodos para enviar transações criptográficas sem usar contratos inteligentes. Além disso, os CDBCs estão atualmente em um estágio inicial de desenvolvimento.
Os investidores que estão otimistas com os serviços e tokens oráculos devem estar cientes de que há um longo caminho pela frente antes que os contratos inteligentes descentralizados sejam tornados seguros para adoção convencional. Se grandes serviços de pagamento, como o Visa, começarem a implantar contratos inteligentes para enviar pagamentos, os oráculos provavelmente serão amplamente adotados.