Com o recente lançamento do primeiro ETF baseado em futuros de bitcoin nos Estados Unidos, o mercado começando as especulações sobre o que virá a seguir: um ETF ethereum (ETH), um ETF bitcoin baseado em spot ou algo mais?
para muitos analistas, a ETH deve ser o próximo ativo digital da fila a ter um fundo negociado em bolsa (ETF). Afinal, o ativo, como o bitcoin, é negociado no mercado de futuros regulamentado que é a Chicago Mercantile Exchange (CME), que o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, sugeriu anteriormente ser necessário para qualquer ETF relacionado à criptomoedas para ser aprovado.
Além disso, também sabemos que os dois maiores fornecedores de ETFs, ProShares e VanEck, já apresentaram propostas de ETFs garantidos por ethereum junto à SEC, embora o regulador tenha posteriormente solicitado a ambas as empresas que retirassem seus pedidos. No entanto, outras propostas de ETF baseadas em ETH ainda estão pendentes na SEC, incluindo uma da Kryptoin Investment Advisors .
Assim como no caso do bitcoin, um ETF ethereum já está listado no Canadá , fornecido pela CI Global Asset Management . Além disso, vários outros veículos de investimento negociados em bolsa que acompanham o preço da ETH também estão listados em vários países europeus.
“Vou começar a campanha agora para a SEC aprovar o ETF Ethereum. Poderia muito bem chegar à frente da multidão, porque está vindo, eventualmente,” o comerciante cripto Scott Melker, também conhecido como The Wolf Of todas as ruas, disse no início deste mês.
E enquanto as especulações continuam sobre um potencial ETF ethereum, o novo ETF bitcoin já se estabeleceu como um sério desafio para a Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), que até esta semana era o principal veículo de investimento bitcoin regulamentado nos Estados Unidos.
De acordo com dados da empresa de análise de criptografia Glassnode, o Trust está atualmente negociando com um desconto de cerca de 20% em relação ao valor de mercado do bitcoin que detém, o que sugere que os comerciantes estão se afastando do outrora popular veículo de investimento.
O grande desconto também foi apontado hoje pelo estrategista sênior de commodities da Bloomberg e famoso touro do bitcoin, Mike McGlone, embora ele tenha sugerido que o Trust ainda permanece uma escolha mais atraente para “tipos de compra e manutenção” do que o ETF baseado em futuros.
A roughly 20% discount for the Grayscale #Bitcoin Trust (GBTC) vs. a steep futures contango may represent two key forces: Help for Bitcoin's price and pressure on volatility. We see buy-and-hold types tilting toward GBTC and the more tactical focusing on futures-based ETFs. pic.twitter.com/JjmZzcwXGL
— Mike McGlone (@mikemcglone11) October 20, 2021
No entanto, conforme mencionado repetidamente por Barry Silbert, fundador e CEO do Digital Currency Group , empresa controladora da Grayscale, o Trust já solicitou à SEC para converter suas ações em ETF. Essa mensagem também foi reiterada por Silbert no Twitter na terça-feira, onde enfatizou que se trata de um ETF de base spot, e não de futuros, que a empresa almeja.
Grayscale and @NYSE formally kicked off the process this morning to convert $GBTC into the first spot-based bitcoin ETF
Upon conversion, the Grayscale Bitcoin Trust will trade under the ticker symbol $BTChttps://t.co/hev2bWb4r0
— Barry Silbert (@BarrySilbert) October 19, 2021
Além disso, conforme relatado pela Forbes no mês passado, a Grayscale pode até estar abrindo caminho para ETFs baseados em outros criptomoedas, incluindo bitcoin cash (BCH) , ethereum classic (ETC) e litecoin (LTC).
Entretanto, Gary Gensler da SEC não deu qualquer indicação de que pode estar aberto a permitir ETFs à vista “fisicamente” para ativos digitais em um futuro próximo. Mas a comunidade de cripto ainda permanece esperançosa e a discussão continua sobre qual será o próximo grande motivador para a adoção da criptografia como classe de ativos.