Após semanas de especulação e antecipação, o Bitcoin ETF é finalmente uma realidade para os mercados financeiros americanos. O primeiro Bitcoin ETF foi proposto em 2013 e, após várias rejeições ao longo dos anos, a SEC finalmente deu um sinal verde para sua aprovação.
O aprovado ProShares Bitcoin Strategy ETF dará aos investidores exposição a contratos futuros de bitcoin. E este produto de investimento passará a constar do ticket “BITO” a partir de hoje, ou seja, 18 de outubro de 2021.
Até o momento, o sentimento criptográfico em torno do BTC é extremamente positivo, embora o ativo continue a se consolidar acima de $ 60.000. No entanto, o impacto imediato do ETF BTC pode não ser o esperado. A aprovação de um ETF é uma vitória, mas há certas coisas que precisam ser processadas antes de apostar nele.
ETF Bitcoin ‘Futures’ não inclui ‘Spot’
Para começar, o BTC Futures ETF ainda não é a melhor coisa. Isso ocorre porque a aprovação de um ETF “spot” Bitcoin teria sido melhor em termos de investimento, rastreamento de preços e estrutura de taxas.
Com um ETF baseado em futuros, as pessoas não estão investindo diretamente no BTC. O preço do ETF não corresponderá ao preço do BTC. O preço do ETF seria negociado com um prêmio durante uma alta e com um desconto durante um mercado em baixa.
Conseqüentemente, um ETF futuro para BTC não é da perspectiva de uma posição de longo prazo, mas sim da estimativa de lucros no curto prazo. Além disso, um ETF futuro também terá um custo adicional que é comum aos contratos de ETF.
A trajetória do Gold após o ETF é esperada para o futuro do Bitcoin?
Ki-Young Ju, CEO da CryptoQuant, falou recentemente sobre o crescimento do Gold após o ETF e sua provável correlação. Ela sugeriu que a mercadoria preciosa tinha uma capitalização de mercado de US $ 1 trilhão semelhante à do Bitcoin, antes de seu ETF entrar no ar.
Agora, em maio de 2021 (quando o BTC custava US $ 60 mil pela última vez), Young Ju afirmou que, uma vez que um ETF BTC esteja ativo, o ativo digital nunca pode cair abaixo da faixa atual, pois se espera que traga um amplo nível de capital de investimento .
No entanto, não é exatamente uma condição de mercado simples para o Bitcoin, porque a volatilidade do Bitcoin é muito maior do que a do ouro. Apesar do ETF, a possibilidade de o Bitcoin testar novamente $ 50k ou $ 40k ainda existe, já que seu valor é estritamente desregulamentado.
Com uma janela de negociação longa, o fluxo institucional pode desempenhar um papel importante na captura de uma nova alta para o Bitcoin, mas um ETF não resolve todas as preocupações de baixa. Portanto, independentemente do anúncio do ETF, o BTC permanece suscetível à incerteza do mercado, pelo menos por enquanto.