As carteiras fiat tradicionais têm um caso de uso simples: para transportar seus itens pessoais, como dinheiro, cartões bancários e o cartão-presente Starbucks de seu aniversário no ano passado. Com o preço do BTC continuando a subir e até mesmo o Twitter agora construindo uma carteira de Bitcoin para as massas, as chances são de que você já possui uma carteira de Bitcoin ou está pensando em adquirir uma.
As carteiras de Bitcoin são um pouco mais complicadas, especialmente se você for novo na indústria de criptomoedas e ainda não tiver ideia do que está fazendo. Recursos como segurança, suporte para várias moedas e custo têm um papel importante na escolha da melhor carteira para armazenar sua criptomoeda . Antes de começar, certifique-se de entender os fundamentos , como o que são uma chave privada , chave pública e semente de recuperação e como configurar com segurança sua carteira fria de Bitcoin, de preferência offline, com caneta e papel, usando fortes medidas de proteção posteriormente.
Com menos foco na aparência ou conveniência do que a carteira em seu bolso ou bolsa e uma ênfase central na funcionalidade, carteiras criptográficas, também conhecidas como carteiras privadas ou não custodiais , agem como seu criptobanco pessoal, fornecendo armazenamento e custódia para o seu portfólio de criptomoedas chaves privadas e fornecendo acesso irrestrito aos seus ativos quando necessário. As carteiras de bitcoins são a personificação de um princípio fundamental na propriedade de criptomoedas: nem suas chaves, nem sua cripto.
Graças à popularidade do Bitcoin, há uma infinidade de carteiras BTC disponíveis, que variam de gratuitas a centenas de dólares. Uma distinção importante a fazer é se sua carteira é uma carteira fria (offline) ou uma carteira quente (conectada à Internet) e se é um dispositivo físico (carteira de hardware) ou um que funciona como um aplicativo em um desktop ou telefone celular .
As carteiras criptográficas vêm em muitos formatos e tamanhos, desde carteiras de hardware , em formato de pen drives ou cartões inteligentes, até aplicativos móveis que podem ser vinculados a trocas centralizadas ou trocas descentralizadas (DEX) que atuam como unidades de armazenamento virtual para seus ativos não físicos.
A importância de escolher a carteira Bitcoin certa
Carteiras Bitcoin gerenciadas pessoalmente oferecem níveis adicionais de segurança ao invés de deixar sua moeda em uma carteira de custódia gerenciada por uma bolsa . Serviços como PayPal, Venmo e carteiras Coinbase são exemplos de carteiras de custódia, o que significa que você confia na empresa para proteger e manter seu Bitcoin, além de fornecer o controle de câmbio de suas chaves privadas e, portanto, seu Bitcoin. Embora na maioria dos casos sua criptomoedas esteja segura, o desastre ocasionalmente acontece e o passado conturbado do Bitcoin está repleto de hacks de criptomoedas e golpes, como Quadriga, Mt. Gox, Coincheck, Cryptopia e muitos outros, nos últimos anos que custaram bilhões de dólares aos usuários do Exchange.
Ambas as bolsas centralizadas (CEX) e descentralizadas (DEX) estão sujeitas a hacks de agentes mal-intencionados, que estão cientes de que enormes volumes de criptomoedas são trocados e comprados diariamente nessas plataformas de negociação. Por causa desses riscos adicionais sem benefícios além de serem fáceis de usar como um iniciante, carteiras de custódia são recomendadas apenas se você estiver fazendo negócios constantes ou usando-as como uma opção de armazenamento de curto prazo.
Ter seu Bitcoin em uma carteira pessoal, seja ele quente ou frio, oferece segurança adicional que ajuda a prevenir roubo, enquanto ainda permite que você compre, venda e troque ativamente criptomoedas.
Diferenças entre carteiras quentes e frias
Assim como hardware e software se referem a peças físicas e não físicas do computador, eles se referem à maneira como você armazena suas criptomoedas.
Carteiras de hardware, ou carteiras frias, armazenam sua frase-semente e chaves privadas em um dispositivo físico seguro e protegem você contra ataques cibernéticos abrindo espaço para sua chave privada da Internet. Embora a contraparte do software para sua carteira fria atue como um cofre, ainda permitindo que seu Bitcoin exista no blockchain e seja piquetado , seu dispositivo físico atua como uma chave para esse cofre. Cada transação requer sua chave, o dispositivo físico, para responder à transação, e seu dispositivo tem um pino para uma camada adicional de segurança. As carteiras de hardware são quase sempre a solução mais segura contra ameaças à segurança.
Carteiras quentes referem-se a carteiras virtuais que estão online e facilitam o envio de criptomoedas para outros usuários ou bolsas. Ser virtual significa que suas frases-semente e chaves privadas são armazenadas online e no navegador ou aplicativo de sua carteira, tornando-as mais suscetíveis a ameaças de segurança cibernética, em que carteiras frias usam hardware físico como elementos seguros para proteger essas informações. Carteiras quentes são “quentes” porque estão sempre conectadas à internet. Isso os torna mais flexíveis e convenientes para oferecer suporte a uma ampla gama de ativos, uma vez que não há hardware com o qual lidar para fins de integração.
As melhores carteiras frias de Bitcoin
As carteiras de hardware a seguir não estão listadas em ordem de preferência. Você deve primeiro avaliar suas necessidades pessoais em termos de segurança, suporte e plataformas. Por exemplo, você quer sua carteira com você todos os dias, usando-a na praia ou em um restaurante, ou quer guardá-la em um cofre em casa? Você quer apenas armazenar Bitcoins e ETH para os netos ou quer apostar em Solana e comprar os novos projetos mais interessantes do ecossistema Fantom? Portanto, pesquise todos eles e escolha o que funciona melhor para você.
Além disso, gostaria de esclarecer um equívoco muito comum sobre possuir uma carteira de hardware.
Como dispositivos elétricos, você deve garantir que sua carteira seja armazenada com segurança e nas condições ambientais corretas (por exemplo, não muito úmida).
No entanto, se sua carteira for perdida, roubada ou danificada , seus fundos estão OK (a menos que você tenha exposto sua chave ou semente). O dispositivo apenas armazena seus “códigos de acesso” (por falta de uma palavra melhor) e deve protegê-los de acesso não autorizado com ferramentas como um elemento seguro ou Bluetooth criptografado (onde a carteira e o telefone devem estar a 10m um do outro, por exemplo). No caso de sua carteira de hardware parar de funcionar, simplesmente restaure o acesso aos seus fundos usando sua semente de recuperação para criar uma nova carteira (seja em uma nova carteira fria ou carteira quente). É simples assim.
Ledger Nano X (flexibilidade e suporte para moedas)
O Ledger Nano X é o modelo de armazenamento refrigerado da segunda geração da Ledger e está integrado à plataforma Ledger Live para ajudá-lo a armazenar e negociar Bitcoin, Ethereum e mais de 1800 outras moedas e tokens com segurança . Foi a primeira carteira de hardware com Bluetooth, líder de mercado da Ledger. Uma pequena tela de LED e dois botões permitem navegar pelos menus e inserir palavras e caracteres. Todas as transações iniciadas por meio do Ledger Live requerem confirmação do dispositivo.
Ao contrário da maioria dos dispositivos, incluindo o acessível e super popular Ledger Nano S, que precisa ser conectado ao seu dispositivo, o best-seller Ledger Nano X se conecta ao seu dispositivo IOS ou Android via Bluetooth. Sua frase-semente é protegida no dispositivo, graças a um PIN que é necessário para usar o dispositivo também.
Observe que a Ledger (fundada em 2014) tem um certo histórico de ser alvo de ataques de phishing e violações de dados baseados em software , então tome muito cuidado ao lidar com correspondência ou telefonemas que alegam ser deles.
Além disso, existem alguns bons motivos pelos quais o Ledger da França vende a maioria das carteiras de hardware, como uma reputação de excelência bem merecida, um elemento de segurança EAL6 +, acessibilidade e suporte maciço para moedas.
Preço: $ 119 (Nano S custa $ 69)
Trezor Modelo T (suporte para moedas e código-fonte aberto)
O Trezor Model T é considerado a primeira carteira de hardware Bitcoin (2013) e é o maior concorrente do Ledger Nano X, com um público muito fiel. Embora muitos de seus recursos sejam os mesmos, uma grande diferença é que o Modelo T é totalmente de código aberto, o que significa que todo o código usado no dispositivo está disponível para os usuários verem e aberto para escrutínio. Isso infelizmente também resulta na segunda grande diferença. O Trezor não usa um elemento seguro, uma necessidade para muitos usuários devido às suas capacidades anti-adulteração e hacking, já que um SE normalmente vem com tecnologia de código fechado. Você pode ler mais sobre os motivos nesta postagem do blog do CTO Pavol Rusnak .
O modelo mais novo da Trezor também vem com uma nova interface de usuário, Trezor Suite . Ao contrário do Ledger, que é uma experiência agradável tanto em um dispositivo móvel quanto em um computador, o Trezor Suite foi projetado para funcionar melhor em seu desktop. Com suporte para mais de 1.600 moedas ou tokens, o Trezor Suite permite transações diretamente de seu software por meio do intercâmbio integrado da empresa.
Preço: $ 189 (com desconto às vezes)
Ellipal Titan (Air-Gapped Security)
O Ellipal Titan não usa tecnologia Bluetooth ou USB para se conectar a um aplicativo móvel ou computador, mas sim usa segurança de carteira de hardware com lacuna de ar . Segurança com gap de ar se refere a ter um dispositivo completamente separado de outros dispositivos ou sistemas. O Ellipal Titan realiza esse recurso de segurança exclusivo, comunicando-se por meio de códigos QR para assinar transações.
Isso protege o seu dispositivo de todos os ataques de WiFi, Bluetooth e celulares. Se todos esses recursos de segurança falharem, o último recurso de segurança para preservar suas moedas e tokens armazenados é ativar o recurso de autodestruição anti-adulteração. Isso preservará seus acervos de Bitcoin , excluindo sua chave privada armazenada em sua conta, permitindo que você recupere suas moedas mais tarde com sua frase semente escrita em um momento posterior. Se você deseja um nível de segurança preparatório para o dia do juízo final, ou simplesmente a mesma tranquilidade de que seu Bitcoin está seguro, o Ellipal Titan pode ser sua opção preferida de armazenamento refrigerado.
Preço: $ 169
CoolWallet Pro (Bluetooth e estilo de vida ativo)
A CoolWallet original foi lançada em 2016 como a primeira carteira de hardware móvel habilitada para Bluetooth do mundo para armazenamento de Bitcoin. Desde então, duas novas versões foram lançadas, o CoolWallet S (para armazenamento básico e comercialização descentralizada) ea DeFi apostando focada CoolWallet Pro .
Ao contrário da maioria das carteiras frias com fatores de forma USB complicados, o CoolWallet se parece com um cartão de crédito tradicional, com uma tela de e-ink atraente e uma bateria de íon de lítio que mantém a carga por meses. É à prova de violação, graças a uma técnica de impressão por compressão a frio patenteada e nenhum espaço no circuito para instalar componentes maliciosos durante os ataques à cadeia de suprimentos, e é muito durável, à prova d’água e dobrável em um ângulo de 15 graus.
A CoolWallet atende investidores de Bitcoin que estão em trânsito e gostam de carregar sua criptomoeda discretamente com eles em suas carteiras reais para manter acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana aos seus ativos em condições climáticas extremas.
Com um elemento de segurança aprimorado (EAL 6+) que combina com o Nano X da Ledger e várias medidas de segurança biométrica, incluindo um pressionamento de botão físico para confirmar uma transação, CoolWallet é um caso forte para alguns imóveis em sua carteira real.
(Divulgação: sou afiliado ao CoolWallet desde 2018. No entanto, tentei fornecer a avaliação mais objetiva e imparcial aqui e incluí-la nesta lista com confiança)
Preço: $ 149 (CoolWallet S custa $ 99)
SafePal S1 (sem ar e acessível)
SafePal S1 é a primeira carteira de hardware apoiada pela maior bolsa de valores do mundo, Binance (que também está envolvida com Trust Wallet). O S1 (que está atualmente passando por alguma escassez de estoque induzida por pandemia) usa um mecanismo de assinatura completamente sem ar (offline) e não usa nenhuma tecnologia WiFi, NFC, USB ou Bluetooth e medidas de segurança como um elemento seguro EAL5 +, próprio -destruir mecanismo e verdadeiro gerador de números aleatórios. Ele oferece suporte a uma ampla variedade de moedas e oferece um bom valor para usuários que não querem nada muito sofisticado.
Safepal é semelhante ao Ellipal (ambos têm espaço no ar), mas oferece suporte a menos ativos no momento da redação (outubro de 2021).
Preço: $ 69
Menção Honrosa: KeepKey
KeepKey é um hardware confiável com suporte e recursos nativos do ShapeShift. Possui um design premium, suportando uma grande variedade de criptomoedas de primeira linha e fornecendo fácil acesso a elas. Enquanto isso, o preço deve trazer mais sorrisos nos mercados de alta e baixa, já que a KeepKey é uma das carteiras frias mais acessíveis do mercado.
Preço: $ 49
As 5 melhores carteiras de Bitcoin para armazenar seu BTC
Ainda não está pronto para uma carteira fria? Com um orçamento apertado ou prefere a flexibilidade e o acesso rápido que um aplicativo de carteira em seu telefone ou computador oferece em vez das medidas extras de segurança de um dispositivo de armazenamento Bitcoin dedicado? Bem, então dê um passo à frente enquanto olhamos para as melhores carteiras de Bitcoin disponíveis no momento. E sim, eles são todos gratuitos!
As carteiras a seguir não estão listadas em ordem de preferência. O que é melhor para mim não será o melhor para você. A hot wallet certa para você realmente depende de suas necessidades em termos de segurança, suporte e plataformas. Portanto, pesquise todos eles e escolha o que funciona melhor para você.
Carteira Exodus
Exodus é uma escolha estabelecida como uma carteira quente para manter seu Bitcoin seguro , e também foi a primeira carteira de Bitcoin do autor que ele criou em 2017 (e à qual ele perdeu o acesso em uma semana após não ter feito backup de suas credenciais corretamente! ) O software da carteira foi projetado para funcionar em Mac, Linux e Windows e tem um aplicativo complementar para uso em dispositivos IOS e Android.
Uma interface de desktop também está disponível e é muito amigável para iniciantes. A carteira Exodus está em sincronia com a bolsa Exodus, permitindo transações fáceis assim que os fundos forem adicionados à carteira. Embora existam alguns limites de volume com a troca, Exodus suporta mais de 130 tipos de criptomoeda, incluindo favoritos bem conhecidos como Ethereum, Tether USD e, claro, Bitcoin . Se você deseja posteriormente transferir seus fundos para uma forma de armazenamento refrigerado, você está com sorte, pois a carteira Exodus é totalmente compatível com o Trezor Modelo T e Modelo Um.
Wasabi
Wasabi também é uma escolha forte para os detentores de Bitcoins. É de código aberto, disponível em todos os softwares de computador populares e altamente focado em segurança e privacidade. Enquanto a maioria das carteiras se concentra nesses recursos, o Wasabi é o único confiável para o Bitcoin, pois oferece um recurso conhecido como Coinjoin.
Coincoin ajuda o Wasabi a tornar as transações Bitcoin mais seguras, combinando muitas moedas pequenas de vários usuários em uma única transação grande. Isso também oculta as informações pessoais, pois não é mais uma negociação envolvendo uma carteira individual e, para ainda mais proteção, as negociações são encaminhadas através da rede Tor, ajudando a ocultar o endereço IP do usuário. Wasabi é uma ótima escolha para transações anônimas e seguras envolvendo Bitcoin quando uma carteira quente é necessária. Observe, entretanto, que as aplicações de mistura de moedas estão na mira dos reguladores, para questões de lavagem de dinheiro.
Trust Wallet
A Trust Wallet apoiada por Binance é uma ótima escolha para usuários de Bitcoin que desejam se familiarizar mais com os protocolos e aplicativos DeFi, enquanto também armazenam Bitcoin e outros ativos criptográficos de forma segura e conveniente em uma carteira quente.
Um recurso exclusivo do Trust Wallet é seu token nativo, o Trust Wallet Token (TWT), um token utilitário BEP-20 com muitos usos, como descontos em compras de criptomoedas no aplicativo e participação na governança do Trust Wallet, permitindo que você vote em atualizações propostas dentro do aplicativo.
Trust Wallet está disponível em dispositivos móveis e é totalmente de código aberto. Ele permite fácil acesso a todos os DApps construídos em Ethereum e outros blockchains convenientemente através do aplicativo Trust Wallet. Se você está procurando uma carteira para armazenar Bitcoin e, ao mesmo tempo, se familiarizando com projetos descentralizados e tokens alternativos, o TrustWallet é uma ótima opção para “confiar” em sua criptomoeda.
MyCelium (móvel)
MyCelium é uma carteira baseada em aplicativo projetada especificamente para armazenar Bitcoin e, como seu design é tão focado, há muitos recursos exclusivos para esta carteira que a torna uma ótima escolha para um iniciante que deseja mergulhar de cabeça em segurar Bitcoin por um longo prazo .
Para começar, o marketplace para MyCelium é integrado à carteira, portanto, não há necessidade de transferir Bitcoin de ou para uma bolsa, tornando as transações mais seguras e fáceis. Em segundo lugar, todo o histórico de bate-papo e transações são criptografados, até mesmo o MyCelium vê apenas suas informações gerais, como endereço de Bitcoin, apelido e localização, etc. Ao contrário de muitas carteiras quentes, o MyCelium também é totalmente integrado com Ledger e Trezor, o que o torna um ótimo escolha comprar Bitcoin se você planeja comprar uma carteira fria de qualidade mais tarde.
Carteira Atômica (Desktop e Móvel)
Carteira Atômicaé uma ótima solução para equilibrar todos os recursos esperados de uma carteira quente, incluindo segurança, facilidade de uso, acessibilidade para comprar Bitcoin na carteira apenas com seu cartão bancário no Atomic Swap Exchange integrado e uma interface amigável para iniciantes . Ao contrário da maioria das carteiras quentes que exigem que você compre seu Bitcoin em uma bolsa e, em seguida, transfira-o para sua carteira, as carteiras Atomic permitem que você compre 500 criptomoedas diferentes instantaneamente após criar a carteira e anotar sua frase inicial.
O Atomic Swap Exchange também é descentralizado, o que significa que todos os seus Bitcoins ou outra criptomoeda existem no blockchain e são menos propensos a serem hackeados, pois os DEXs são mais seguros do que os intercâmbios centralizados. Junto com recursos de segurança confiáveis e uma ampla variedade de moedas facilmente adquiridas sem usar uma troca separada, A Carteira Atômica também oferece suporte ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, disponível para contato ao vivo por meio da interface da carteira. Se você quer um pau para toda obra para começar e aprender como investir em Bitcoin, a Atomic Wallet é uma escolha confiável para começar a explorar o DeFi e possuir ativos digitais.
A Carteira Atômica é compatível com iOS / Android e também com Mac / Windows / Ubuntu / Debian / Fedora.
Menção Honrosa: Carteira Coinbase
Enquanto algumas pessoas se preocupam mais com segurança, privacidade e integração com outros dispositivos, outros detentores de Bitcoins estão focados apenas na conveniência e facilidade de iniciar transações. Se isso soa como você, talvez a carteira Coinbase seja sua melhor opção. Lançada em abril de 2021, a carteira Coinbase é uma ótima opção para negociar todas as criptomoedas conhecidas.
Para aqueles que usam a bolsa Coinbase, a carteira Coinbase permite que você use a bolsa facilmente, mantendo o privilégio de custódia de seu Bitcoin. Para aqueles que ainda não acreditam na segurança, a Coinbase tem um histórico de zero hacks e a reputação de seguir todas as regulamentações dos EUA em relação à manutenção de criptomoeda. A carteira Coinbase é uma opção decente para quem deseja negociar com facilidade e rapidez, sem ter que prestar muita atenção aos recursos e programas detalhados que envolvem sua carteira e como ela opera com as trocas.
Pensamentos finais
Da mesma forma que andar com milhares de dólares no bolso não é seguro, é melhor manter seus bens em um lugar mais seguro. Enquanto as carteiras quentes são convenientes para comerciantes altamente ativos e armazenamento de curto prazo, as carteiras frias são ideais para segurança e armazenamento de alto valor a longo prazo.
Então, novamente, nenhuma carteira é completamente à prova de falhas (sem trocadilhos) ou segura. As carteiras quentes e frias são suscetíveis a ataques de phishing em seus softwares ou aplicativos que podem enviar fundos para as contas de hackers durante a transação.
Carteiras frias também correm o risco de ataques à cadeia de suprimentos (onde um dispositivo é interceptado, aberto e adulterado antes de chegar ao uso final) e o infame “ataque de chave inglesa de $ 5” (em que o usuário é ameaçado de violência física ou chantageado desistir de suas senhas). E, claro, você poderia ter Fort Knox para uma carteira de criptomoeda, mas se você expor sua chave privada ou semente de recuperação para a pessoa errada (nunca guarde uma cópia digital!), Desculpe, você acabou de perder seu lugar para a lua .
Se você é novo na criptomoeda, seria útil começar a brincar com algumas das carteiras quentes gratuitas e manter apenas uma pequena quantidade de criptomoeda nelas enquanto se familiariza com as funcionalidades e recursos da carteira. Conforme seu portfólio cresce, também deve crescer sua dedicação em fornecer a melhor segurança possível para seu Bitcoin.
Com algumas projeções indicando um preço BTC de mais de US $ 1 milhão no futuro, é importante permanecer esperto enquanto você continua acumulando aqueles satoshis . Boa sorte em sua jornada!