O comércio de criptomoedas aumentou em todo o mundo a um nível significativo. O mesmo aconteceu com o nível de crimes relacionados as criptomoedas . Relatos de fraudes e golpes relacionados as criptomoedas executados por criminosos foram relatados a autoridades em todo o mundo.
No Reino Unido, em 2020, havia 8.801 relatórios de crimes de criptomoedas para a equipe de fraude de ação do Reino Unido, e 8.131 deles estavam relacionados a crimes de Bitcoin. Isso foi um aumento de 24% em relação a 2019. Da mesma forma, os EUA tiveram mais de 73.000 relatórios de crimes criptográficos gerados do que no Reino Unido.
A mídia social é o principal veículo para criptógrafos, que podem fraudar usuários e investidores após enviar bitcoins ou inscrever-se em uma troca falsa. Na verdade, o Internet Crime Complaint Center (IC3) do FBI recebeu mais de 1.800 reclamações relacionadas a golpes online. Isso resultou em perdas superiores a US $ 130 milhões apenas nos Estados Unidos.
Scammers stole $1.4 million through Bitcoin dating app scam, says report https://t.co/68wlzQ2HtR
— iMore (@iMore) October 14, 2021
A empresa de cibersegurança Sophos destacou uma visão sobre o esquema de negociação internacional de criptomoedas que visa usuários do iPhone por meio de aplicativos de namoro populares. De acordo com Imore , golpistas de criptomoeda conseguiram “enganar vítimas inocentes de um total de US $ 1,4 milhão”.
Eles fizeram isso “induzindo-os a baixar aplicativos falsos de criptomoeda e investindo dinheiro, usando o programa Developer Enterprise da Apple para distribuição”. Os invasores se expandiram, passando de pessoas na Ásia a incluir usuários nos Estados Unidos e na Europa. O relatório observou .
“Também identificamos mais aplicativos vinculados à campanha de fraude – que, devido à sua combinação de golpes românticos e fraude de comércio de criptomoeda, apelidamos de CryptoRom.”
Poste mais pesquisas, os golpistas por trás deste aplicativo visaram usuários iOS usando o método de distribuição ad hoc da Apple, por meio de operações de distribuição conhecidas como “serviços de Super Assinatura”. A Sophos concluiu ainda,
“Uma das vítimas compartilhou o endereço de bitcoin para o qual transferiram seu dinheiro e, quando verificamos no momento da escrita, ele já havia recebido mais de US $ 1,39 milhão até o momento. Isso mostra a escala desse golpe e quanto dinheiro os fraudadores estão ganhando com usuários vulneráveis. Este é apenas um endereço de bitcoin, a ponta do iceberg. Pode haver vários, com milhões sendo perdidos “,
Em maio deste ano, um golpe semelhante privou usuários asiáticos de iOS e Android de grandes quantias de dinheiro também. Porém, desta vez, as perdas são muito maiores para quem queria investir em moedas digitais. Enquanto isso, diferentes vítimas compartilharam suas histórias sobre o esquema ilícito mencionado. O relatório também mencionou,
“Pelas notícias, soubemos que uma vítima perdeu £ 63.000 (~ $ 87.000). Existem notícias adicionais no Reino Unido sobre esses golpes, com uma vítima perdendo £ 35.000 (~ $ 45.000) para um golpista que os contatou através do Facebook, e outra que perdeu £ 20.000 ($ 25.000) após ser enganada por alguém que entrou em contato através do Grindr. ”