Lançada em 2019, a Acala Network (ACA) é uma plataforma de finanças descentralizada ( DeFi ) tudo-em-um onde os usuários podem concluir operações financeiras por meio de contratos ou protocolos inteligentes . O stablecoin Acala Dollar (aUSD), indexado ao USD, alimenta as aplicações descentralizadas ( DApps ) e as operações DeFi na rede. Até agora, a plataforma não cunhou seu token nativo ACA nem lançou sua mainnet.
O que a rede Acala faz?
Acala Network é o hub DeFi cross-chain do Polkadot ( DOT ) onde os usuários podem apostar, trocar, pedir emprestado, emprestar, ganhar e muito mais. Como todos os hubs DeFi, Acala Network visa fornecer uma plataforma alternativa para Ethereum ( ETH ), onde os usuários podem acessar serviços DeFi e DApps sem encontrar problemas de escalabilidade. Além disso, com o sistema de taxa de micro-gás da Acala, a rede resolve os problemas de inflação da taxa de gás e congestionamento da rede. Como resultado, os usuários precisam pagar apenas uma pequena taxa ao concluir as operações na rede.
A Acala Network fornece serviços de DeFi, como uma moeda stablecoin (aUSD), liquidez de staking (por meio de Liquid DOT ou L-DOT) e uma bolsa descentralizada ( DEX ) de criador de mercado automatizado integrado ( AMM ). A rede utiliza dois protocolos para fornecer serviços stablecoin e serviços de staking líquido – o protocolo Honzon e o protocolo Homa.
O Protocolo Honzon
A Rede Acala utiliza o Protocolo Honzon para fornecer serviços stablecoin. O protocolo gerencia atividades envolvendo o stablecoin Acala Dollar descentralizado (aUSD). O aUSD é uma criptomoeda lastreada em múltiplas garantias atrelada ao dólar americano, onde 1 aUSD equivale a $ 1 USD. Este stablecoin pode ser transferido e usado em qualquer blockchain conectado à rede do Polkadot.
O termo “apoiado por múltiplas garantias” refere-se a como os usuários podem gerar aUSD usando outras criptomoedas como garantia. Os usuários podem usar quaisquer ativos criptográficos suportados pelo Polkadot para criar Posições de Dívida Garantidas ( CDP ) para gerar aUSDs. Um CDP é basicamente um empréstimo em que os usuários teriam que pagar com juros para sacar seus ativos garantidos. Depois que um usuário paga seu CDP, o protocolo queima seu aUSD para manter a indexação do USD.
O Protocolo Homa
A Rede Acala usa o algoritmo Prova de Estaca para chegar a um consenso e utiliza a piquetagem para proteger sua rede. Antes da piquetagem líquida, uma vez que os tokens eram piquetados em blockchains de PoS, as partes interessadas não podiam usá-los para outras aplicações que causassem problemas de iliquidez. Além disso, embora houvesse recompensas de aposta, alguns aplicativos de empréstimo DeFi começaram a oferecer rendimentos mais elevados. Isso motivou os usuários a emprestar seus ativos criptográficos em vez de apostar, arriscando assim a segurança da rede.
A solução da Rede Acala para a questão da iliquidez dos ativos apostados é o Protocolo Homa. O protocolo fornece serviços de piquetagem líquida para detentores de DOT estabelecendo um pool de piquetagem onde os usuários apostam DOTs e recebem L-DOTS em troca. L-DOTS são derivativos de staking que servem como recibos de staking simbólicos e fornecem liquidez. Os usuários podem usar L-DOTs para aplicações como empréstimos para ganhar juros, atuando como garantia para cunhar aUSD e negociação de ativos em todos os blockchains conectados à rede de Polkadot.
DEX baseado em Acala AMM
A Rede Acala implementou um DEX integrado baseado em AMM para que os usuários negociem ativos em pools de liquidez. Um AMM fornece liquidez para o DEX e garante que a liquidez total de um pool permaneça a mesma por meio de negociações automatizadas com base em um algoritmo de precificação. Com o DEX, os usuários podem trocar tokens instantaneamente sem exigir uma carteira de pedidos, enquanto os provedores de liquidez ganham incentivos ao fornecer tokens aos pools de liquidez.
O ponto interessante é que o Acala DEX permite o comércio de qualquer criptomoeda entre os blockchains conectados ao Polkadot. Como Polkadot é um projeto muito popular, Acala DEX tem uma grande coleção de pools de liquidez de cadeia cruzada. Ao contrário dos AMM DEXes baseados em Ethereum, as taxas de negociação no Acala também são muito mais baratas e os usuários podem pagar as taxas com qualquer criptomoeda.
O que é o token nativo da rede Acala?
Além de aUSD e L-DOT, existe o ACA, o token nativo da Rede Acala com um fornecimento total planejado de 100 milhões. De acordo com o white paper da Rede Acala , os tokens serão cunhados com o lançamento da mainnet. O token ACA terá os seguintes casos de uso:
- Token de utilitário de rede: a rede usará tokens ACA como pagamento de taxas de transação , taxas de estabilidade (as taxas de juros de empréstimo aUSD) e taxas de penalidade (em caso de liquidação).
- Governança de rede: os usuários que possuem tokens ACA podem propor atualizações de rede e ajustes de parâmetros de risco, como índice de liquidação, taxas de estabilidade e penalidade de liquidação. O conselho de governança geral da rede então decide se aceita ou rejeita as propostas.
- Solução de contingência: Se os preços dos ativos garantidos entrarem em colapso repentinamente, a rede automaticamente diluirá e venderá os tokens ACA.
Quem está por trás da Rede Acala?
Ruitao Su, Bette Chen, Fuyao Jiang e Bryan Chen fundaram a Acala por meio da Fundação Acala em 2019 em um esforço conjunto entre as duas equipes de ecossistema de Polkadot, Laminar e Polkawallet. A Fundação Acala atualmente supervisiona a rede até que ela atinja a descentralização completa. Posteriormente, os detentores de tokens ACA governarão a rede no lugar da fundação.
Ruitao Su é cofundador e CEO da Laminar, uma plataforma de negociação de ativos e margens sintéticos. Ele é bacharel em comércio pela University of Auckland e fundou a Less Code Limited, um premiado estúdio de desenvolvimento de software.
Bette Chen co-fundou a Laminar com Su e atualmente atua como Diretor de Operações da Laminar. Como Su, ela é ex-aluno da Universidade de Auckland e estudou engenharia de software. Ela também possui um Master of Business Administration e tem experiência como gerente de projetos e analista de negócios.
Bryan Chen é o cofundador e Diretor de Tecnologia da Laminar. Semelhante aos outros dois fundadores de Laminar, ele é afiliado à Universidade de Auckland e estudou engenharia de software de computador. Ele é um engenheiro de software com experiência em desenvolvimento front-end e back-end.
Fuyao Jiang é o fundador da Polkawallet, a carteira móvel para o ecossistema Polkadot. Ele foi um dos primeiros desenvolvedores e criadores de comunidades de Polkadot. Ele agora é um contribuidor aberto para Polkadot e Acala Network.
Diversas instituições demonstraram apoio à Rede Acala. Em março de 2020, a Acala Network arrecadou US $ 1,4 milhão em uma rodada de sementes com participantes como Polychain Capital, KR1, P2P Capital e HashKey. Em agosto do mesmo ano, a Acala Network levantou US $ 7 milhões na Série A por meio de um acordo simples para venda de tokens futuros (SAFT) liderada pela Pantera Capital, seguida por outros investidores, como 1confirmation, Digital Currency Group e Arrington XRP Capital. A Web3 Foundation também concedeu vários subsídios de desenvolvimento à Acala Foundation.
O que é o Outlook para Rede Acala?
Com a ascensão do DeFi no ano passado, existem muitas plataformas estabelecidas oferecendo serviços de stablecoin, liquid staking ou DEX. Como a Acala fornece todos os três serviços, a rede tem muita concorrência:
- No cenário de stablecoin com suporte múltiplo , a MakerDAO ( DAI ) atualmente domina. No entanto, MakerDAO sofre de problemas de escalabilidade, pois Ethereum é sua tecnologia de blockchain subjacente. Ethereum é lento e lida com cerca de 10-15 transações por segundo. Em contraste, Acala faz parte do Polkadot, que lida com pelo menos 200 transações por segundo. Devido ao alto rendimento do Polkadot, a Rede Acala é mais de 10 vezes mais rápida do que o MakerDAO.
- Como um DEX baseado em AMM , o Uniswap ( UNI ) é o concorrente mais próximo da Rede Acala. No entanto, o Uniswap não tem um meio de troca estável (como aUSD) nem um derivado de piquetagem (como L-DOT). A plataforma Uniswap fornece aos usuários apenas a capacidade de negociar tokens de maneira descentralizada, o que é apenas uma fração do que a Rede Acala pode alcançar.
- No staking líquido , plataformas como o StaFi permitem que os usuários apostem em várias criptomoedas e recebam os derivados de staking correspondentes. Além de seu token nativo, o StaFi também oferece suporte a muitos tokens populares, como ETH e DOT, e planeja expandir seu catálogo. Acala oferece apenas piquetagem DOT e fornece apenas um tipo de estado tokenizado. Com uma boa nota, um relatório afirmou que este é um ponto forte da rede, pois fornece fungibilidade e aumenta a liquidez.
Ao contrário dos protocolos baseados em Ethereum, Acala não depende de liquidantes externos para monitorar e fechar posições perigosas. Em vez disso, o Protocolo Honzon automatiza o processo por meio de um serviço integrado exclusivo, chamado de trabalhadores fora da cadeia, para aumentar a estabilidade e a segurança do aUSD.
Outra grande vantagem da Rede Acala é a compatibilidade. A rede implantará uma máquina virtual Acala Ethereum (EVM) personalizada para que os desenvolvedores possam construir aplicativos compatíveis com Ethereum e criar ativos criptográficos com funções semelhantes aos tokens ERC-20 no Acala. Além disso, a rede aceita aplicativos escritos com linguagens de programação populares (que são compiladas para WebAssembly ), o que reduz o limite de entrada para o desenvolvimento de aplicativos.
No entanto, a maioria de seus recursos ainda não está online. De acordo com seu roteiro , a implementação do EVM e dos contratos inteligentes tem sido um trabalho em andamento desde o final do ano passado. Além disso, a plataforma ainda está em sua rede de teste e não cunhou seu token nativo. Não há um cronograma definitivo sobre quando o Acala lançará sua rede principal, mas espera-se que ele fique online após o Acala testar todos os recursos em sua rede de teste.
Conclusão
A Rede Acala é um projeto ambicioso que busca preencher a lacuna entre Ethereum e Polkadot. A plataforma oferece uma série de serviços DeFi, como stablecoin, liquid staking e DEX, que não exigem que os usuários paguem altas taxas de gás. Os próximos desafios da rede são fornecer os recursos prometidos para um produto completo, lançar sua mainnet e cunhar seu token para governança descentralizada. Com o financiamento, doações e uma equipe capacitada, a Acala Network tem um enorme potencial para fazer grandes avanços no campo DeFi.