Lançado em maio de 2021, os Meebits são os próximos de uma série de colecionáveis digitais projetados pela Larva Labs. Meebits assumem a forma de personagens de voxel 3D em um estilo semelhante ao Roblox ou Minecraft. Tal como acontece com muitos outros projetos NFT, a escassez embutida na Meebits gerou grandes volumes de vendas, especulação selvagem e números de vendas assustadores.
O que são Meebits?
Embora o volume de vendas de tokens não fungíveis ( NFT ) tenha começado a diminuir significativamente desde a quebra da criptografia de 2021 , o entusiasmo em torno de novos projetos ainda conseguiu capturar grandes quantidades de interesse. Projetado pelos veteranos do NFT Larva Labs, o Meebits está tentando replicar o sucesso de seus projetos anteriores, nomeadamente Autoglyphs (lançado em junho de 2017) e o popular CryptoPunks (lançado em abril de 2019). Diferente de seus outros projetos, o Larva Labs declarou que “espera que o Meebits seja o avatar 3D para mundos virtuais, jogos e RV”, embora nenhuma infraestrutura de suporte esteja instalada atualmente.
Muito parecido com o CryptoPunks, o contrato inteligente que rege a propriedade de Meebit NFTs é baseado no padrão Ethereum ( ETH ) ERC-721, que garante compatibilidade com qualquer serviço ou intercâmbio baseado em Ethereum. Com o princípio de que cada NFT deve ser único, Meebits são cunhadas por meio da geração de algoritmos um conjunto sem uso de atributos em toda a diferentes níveis de raridade. Por exemplo, o esqueleto e o visitante Meebits são muito mais valiosos do que os humanos, exigindo assim um preço mais alto.
Como acontece com a maioria dos colecionáveis digitais, o principal apelo para os Meebits é sua escassez. De acordo com o Larva Labs, os Meebits foram projetados para serem mais acessíveis do que seus projetos anteriores. O suprimento máximo de Autoglyphs é extremamente raro em apenas 512, enquanto CryptoPunks era um pouco maior em 10.000. Meebits dobra esse número para um total de 20.000 NFTs exclusivos, cada um dos quais cunhado no blockchain Ethereum com uma ID especial.
Dos 20.000 Meebits, 11.000 foram distribuídos através de uma “concessão da comunidade” que permitia aos usuários de CryptoPunks e Autoglyphs cunhar um certo número de Meebits gratuitamente, dependendo de quantos punks de glifos eles possuíam. Pouco depois do início do período de cunhagem da comunidade , os 9.000 Meebits restantes foram colocados à venda em um leilão holandês , um método no qual o preço de um item é continuamente reduzido até que ele receba um lance.
O hype para Meebits recebeu um impulso significativo da incrível popularidade da coleção CryptoPunks, que recentemente anunciou que seria apresentada em um leilão da Christie’s. Embora o preço de reserva de cada Meebit tenha sido fixado em 2,5 ETH ($ 8.400 durante 4 de maio de 2021), os colecionadores em busca dos ganhos incríveis dos primeiros investidores do CryptoPunk arrebataram todo o suprimento poucas horas após o início da venda. No Meebit caiu abaixo de 2,4 ETH de preço durante a venda, o que rendeu à Larva Labs impressionantes $ 80 milhões.
O que foi o Meebits Exploit?
Durante o período inicial de criação da comunidade, um usuário experiente identificou uma falha no contrato inteligente do projeto que revelou as características do Sistema de Arquivos Interplanetários ( IPFS ) de cada ID de NFT. Com essa informação, eles foram capazes de “rolar novamente” a cunhagem de Meebits de baixa raridade quantas vezes forem necessárias até que o ID mostre um de raridade alta o suficiente.
De acordo com o Etherscan , o usuário iniciou e cancelou cerca de 300 transações em sua busca por um Meebit raro, parando quando cunhou um visitante ultra-raro (a segunda maior raridade possível). O Meebit foi imediatamente vendido para a infame baleia NFT Pranksy , que aparentemente não sabia da exploração, por 200 ETH (US $ 700.000). Embora o usuário tenha admitido que as taxas de gás afetaram significativamente seus lucros (a uma taxa de cerca de US $ 20.000 por hora), ele ainda conseguiu lucrar cerca de 50 ETH (US $ 175.000) de toda a operação.
Quando a exploração se tornou pública, a Larva Labs suspendeu temporariamente a mineração e a cunhagem em seu mercado. Deve-se observar que a exploração do contrato inteligente não ameaçou os ativos de nenhum detentor do Meebit e não pareceu ter nenhum impacto além da cunhagem de alguns NFTs raros. Menos de 12 horas depois de comprar o NFT, Pranksy conseguiu vendê-lo por 299 ETH (US $ 1,05 milhão), ganhando mais de US $ 300.000 com a novidade de um Meebit explorado.
Larva Labs e arte criptográfica: quem está por trás da coleção Meebits?
A coleção Meebits foi lançada pela Larva Labs, um estúdio de produtos com sede no Brooklyn e empresa de consultoria fundada por Matt Hall e John Watkinson. Além de seus projetos experimentais de arte digital, a empresa desenvolve infraestrutura web em grande escala, software de análise genômica e uma variedade de outros jogos e aplicativos para clientes como Google e Microsoft. Por meio de sua parceria com o Google Creative Lab, a empresa desenvolveu o aplicativo Androidify, que desde então se tornou a face mundial da marca Android.
Desde que se formou no Trinity College, University of Toronto, em ciência da computação e matemática em 1998, Hall atuou em várias funções de engenharia de software em empresas como a Modus, uma agência de web design. Desde que se formou na Universidade de Toronto com um diploma em ciência da computação, Watkinson atuou como líder de tecnologia para várias empresas, como Modelwire e Bootstrap Software. Antes de fundar o Larva Labs, os dois fundaram a Docracy, um depositário de código aberto de documentos legais que foram adquiridos em 2018.
Histórico de preços de Meebits
Além de um mercado integrado gratuito projetado para oferecer suporte a negociações de até 100 NFTs por transação, o Meebits é comprado e vendido principalmente no OpenSea , um importante mercado de NFT ponto a ponto. Desde o lançamento da coleção, a Meebits foi vendida por 4,76 ($ 15.600) ETH em média a um volume total de 44.097 ETH ($ 144,7 milhões). O preço médio do Meebits atingiu um pico várias vezes durante o mês de seu lançamento, antes de bater com o resto do mercado de criptografia para uma baixa de todos os tempos de 0,98 ETH ($ 2.380) durante o início de junho. Os preços médios desde então se estabilizaram para uma média de 5 ETH ($ 16.400) em agosto, representando um aumento de 100% sobre o preço de reserva do leilão holandês.
Deve-se notar que o preço de qualquer Meebit dado varia muito de acordo com a raridade de seu tipo e propriedades. Como os Meebits humanos representam a grande maioria (94%) da coleção, eles são vendidos por uma média de 2,92 ETH ($ 9.580). Em comparação, o visitante ultra-raro Meebits, do qual existem apenas dezoito (0,89% da oferta total), é vendido por uma média de 330 ETH (US $ 1,08 milhão). Em 13 de maio de 2021, um dos cinco mais raros Meebits dissecados foi vendido por uma média de 700 ETH (US $ 2,3 milhões). Este número foi superado apenas dois meses depois, quando um porco Meebit foi vendido por 1000 ETH (US $ 3,27 milhões).
No início de agosto, a prestigiosa casa de leilões Christie’s anunciou que uma variedade de CryptoPunks, Bored Apes e Meebits foram selecionados para seu leilão “No Time Like Present” de cripto colecionáveis raros, programado para 17 de setembro de 2021. Em seu anúncio, o leilão A house destacou Meebit # 6337 , descrito como um “esqueleto com um terno no estilo Reservoir Dogs” como um item particularmente raro que será apresentado na venda. O Meebit foi vendido pela última vez por 44,1 ETH ($ 143.800) no início de 26 de junho de 2021, mas espera-se que alcance um preço muito mais alto no leilão.
Conclusão
Apesar das ambições da Larva Labs para aplicações de metaverso semelhantes a ativos do mundo digital como Decentraland ( MANA ) no futuro, é improvável que alguém esteja comprando em Meebits para qualquer propósito diferente de especulação no momento. Tal como acontece com os projetos anteriores do Larva Labs, o Meebits tem sido incrivelmente bem-sucedido, mostrando que, apesar da desaceleração geral do mercado, há demanda suficiente para colecionáveis digitais. A novidade dos NFTs aumentou o interesse do espaço de coleção de arte tradicional, com uma variedade de casas de leilão proeminentes se envolvendo. A posição de prestígio que o Larva Labs NFTs detém também beneficiou a Meebits, tanto em termos de preço como de atenção mainstream.
O espaço NFT oferece aos investidores uma variante mais acessível da coleção de arte, na qual muitas pessoas ricas começaram a investir para proteger suas carteiras contra a inflação, e vem com os mesmos riscos. Os investidores em potencial devem observar que o verdadeiro valor de qualquer item colecionável é, em última análise, determinado pelo que outra pessoa está disposta a pagar por ele. Assim, os NFTs tendem a ser muito mais ilíquidos do que outros ativos criptográficos, como tokens de utilidade e governança, e apresentam o risco de que nenhum comprador esteja disposto a pagar o preço do vendedor.
Tal como acontece com todos os colecionáveis digitais, o valor do Meebits irá, em última análise, seguir as tendências gerais do mercado de NFT e pode se beneficiar do aumento da acessibilidade em relação ao investimento em arte tradicional. Quando a propriedade fracionada de NFT tiver mais adoção no mercado, a Meebits pode experimentar outro aumento no interesse, já que a acessibilidade é melhorada para investidores de menor escala. A plataforma Fractional.art , que arrecadou mais de 7,9 milhões no financiamento inicial total, já introduziu a coleção Meebit em sua solução de propriedade fracionada.