A gigante de pagamentos global Visa, lançou um projeto que busca ser um “adaptador universal” de blockchains que pode conectar várias criptomoedas, stablecoins, bem como moedas digitais do banco central (CBDC).
Segundo o anúncio oficial da empresa na quinta-feira, a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Visa está trabalhando em uma iniciativa “Universal Payment Channel” (UPC), que vai funcionar como um hub de interoperabilidade de blockchain conectando várias redes e permitindo fazer transferências de ativos digitais de diferentes protocolos e carteiras.
“Imagine dividir o cheque com seus amigos, quando todos na mesa estão usando um tipo diferente de dinheiro – alguns usando CBDC como o eKrona da Suécia, e outros preferindo um stablecoin privado como o USDC”, escreveu Visa, acrescentando que tal ferramenta “pode muito bem ser uma realidade ”no“ futuro não muito distante ”com o projeto UPC.
Desenvolvido pelas equipes da Visa, o projeto UPC é tem a finalidade de estabelecer canais de pagamento dedicados entre diferentes redes de blockchain, conectando redes CBDC entre países, bem como conectando CBDCs com redes Stablecoin privadas.
A equipe de desenvolvimento começou a trabalhar no conceito de UPC em 2018, criando uma estrutura que seria executada independentemente dos mecanismos de blockchain subjacentes.
“Em última análise, a solução UPC visa servir como uma rede de redes blockchain – agregando valor a várias formas de movimentação de dinheiro, sejam elas originadas na rede Visa ou além dela”, diz o anúncio.
Uma das maiores empresas de pagamentos do mundo, a Visa fez uma grande mudança para a indústria de criptomoedas em 2020, fazendo parceria com a empresa de blockchain Circle para apoiar a stablecoin USD Coin (USDC) em certos cartões de crédito. A empresa, desde então, reafirmou seu compromisso com pagamentos criptográficos e rampas de acesso fiat, com um foco particular nas integrações stablecoin.