Bitcoin.org, um site que hospeda recursos úteis para a comunidade Bitcoin, foi comprometido por hackers hoje. Os usuários que visitaram o site foram recebidos com uma mensagem pop-up anunciando um típico esquema de “oferta” de criptografia. O pop-up fornecia um endereço Bitcoin e afirmava que os usuários que enviariam BTC para o endereço receberiam o dobro de BTC de volta.
O endereço anunciado realmente recebeu cerca de 0,405 BTC, que desde então foi transferido para outros endereços. No entanto, não está claro se algum usuário real realmente caiu na oferta – os hackers podem estar simplesmente enviando seu próprio BTC para o endereço para fazer parecer que a “oferta” está vendo uma atividade legítima.
O serviço de hospedagem de domínio Namecheap desativou temporariamente o domínio Bitcoin.org, mas o site está acessível novamente. No momento em que este artigo foi escrito, o site Bitcoin.org parecia estar funcionando normalmente. No entanto, provavelmente é melhor não usá-lo até que o proprietário confirme que tudo voltou ao normal – enquanto o pop-up fraudulento sumiu, outras seções do site ainda podem estar comprometidas.
“Cobra”, o pseudônimo operador do Bitcoin.org, disse que está investigando como os hackers conseguiram comprometer o site.
https://t.co/OsFgRFRRZb has been compromised. Currently looking into how the hackers put up the scam modal on the site. May be down for a few days.
— Cøbra (@CobraBitcoin) September 23, 2021
Brindes falsos são um dos golpes mais comuns no mercado cripto. Esse tipo de golpe ganhou notoriedade mundial em 2020, quando hackers conseguiram sequestrar mais de 100 contas do Twitter de alto perfil e as usaram para promover um golpe desse tipo.
O site Bitcoin.org virou polêmica, principalmente com o assunto relacionada ao white paper Bitcoin que hospeda no site. O site é uma das principais formas de acessar o white paper Bitcoin, pois os usuários que pesquisam “whitepaper Bitcoin” no Google recebem Bitcoin.org no topo do resultado da pesquisa.
Craig Wright, um cientista da computação australiano que afirma ser o inventor do Bitcoin, processou a operadora do Bitcoin.org e exigiu que o white paper do Bitcoin fosse retirado do site. Wright, que é a principal figura por trás da criptomoeda Bitcoin SV , afirma ter sido o autor do whitepaper Bitcoin e que o Bitcoin.org está cometendo violação de direitos autorais ao hospedá-lo sem sua permissão. Cobra decidiu não comparecer ao tribunal para evitar comprometer seu anonimato.