A criptomoeda Elrond (EGLD) é uma plataforma baseada em blockchain construída para velocidade, segurança e escalabilidade. Ele utiliza uma abordagem inovadora nas tecnologias atuais para criar uma rede poderosa o suficiente para operar na “ escala da Internet ”.
Se você já fez parte do criptoverso por um longo período, provavelmente já ouviu falar do trilema de escalabilidade.
A questão da escalabilidade: as três características principais de uma rede blockchain madura ( capacidade, segurança e descentralização) são impossíveis de serem alcançadas simultaneamente usando a tecnologia de hoje, particularmente Prova de Trabalho (PoW), o algoritmo de consenso empregado pelo Bitcoin .
Por exemplo, Ethereum, a rede de blockchain líder mundial, é atormentada por problemas de dimensionamento amplamente vinculados a seu PoW e está tentando resolver o problema empregando Prova de Participação (PoS) .
Desde que foi cunhado pelo co-fundador da Ethereum Vitalik Buterin em 2015, um subsetor inteiro de projetos de criptomoeda dedicado a resolver o trilema de escalabilidade emergiu.
Um outro projeto dedicado a resolver esse trilema, e nosso foco neste artigo, é Elrond.
O que é Elrond (EGLD) – Plataforma de blockchain escalonável?
Anunciado em 2019, Elrond se descreve como uma plataforma de blockchain escalonável, rápida e segura para aplicativos distribuídos, casos de uso corporativos e a nova economia da Internet.
O token Elrond afirma resolver o trilema de escalabilidade com uma melhoria 1000x na velocidade, escala, custo e experiência do usuário do blockchain.
Quem são os fundadores da criptomoeda Elrond?
O token Elrond foi co-fundado no final de 2017 pelos irmãos Beniamin e Lucian Mincu ao lado de Lucian Todea como uma solução para o problema de escalabilidade do blockchain, que eles pensaram ser o problema mais urgente que a indústria enfrenta.
Antes de Elrond, Beniamin e Lucian Mincu fundaram o MetaChain Capital, um fundo de investimento em ativos digitais, com Beniamin Mincu atuando como CEO e Lucian Mincu como diretor de tecnologia. Os dois também fundaram a ICO Market Data, um agregador de informações sobre ofertas iniciais de moedas.
Beniamin Mincu também foi responsável pelo produto, marketing e comunidade da plataforma blockchain NEM de 2014 a 2015, além de ser um dos primeiros investidores em projetos como Zilliqa (ZIL), Tezos (XTZ), Brave e Binance. Lucian Mincu tem experiência adicional como engenheiro de tecnologia da informação e especialista em segurança, tendo trabalhado com Uhrenwerk 24, Cetto e Liebl Systems.
Todea é um empreendedor de tecnologia serial que anteriormente fundou e atuou como CEO da Soft32, um site de análise e download de software, e parceiro do mobilPay, um aplicativo de pagamentos móveis. Ele também é um investidor anjo, tendo investido na empresa de tecnologia de biometria TypingDNA e na plataforma de contabilidade SmartBill.
Como funciona o token Elrond?
Sharding é uma técnica que divide os dados em partes menores e os distribui por vários pedaços da rede, ou fragmentos, cada um compreendendo um número de nós que processam transações.
Como conceito central, não é exclusivo de Elrond; Zilliqa é outro blockchain fragmentado com objetivos semelhantes, enquanto Ethereum 2.0 também implementará técnicas de fragmentação. O que Elrond faz de maneira um pouco diferente é implementar três tipos diferentes de fragmentação – estado, transações e rede – e usar processamento paralelo para acelerar o tempo de transação e lidar com mais de uma vez.
The border to what’s possible is no longer technical.
It’s time to build.https://t.co/PRd4df0E5x
— MultiversX | Sovereign Chains (@MultiversX) November 20, 2020
A criptomoeda Elrond também usa o que chama de mecanismo de consenso de sistema de prova de aposta seguro. Ele emparelha o peso dos tokens EGLD estacados de um validador com uma classificação de rede para cada nó, criando algo como uma meritocracia, além de implementar a seleção aleatória do validador e reorganizar regularmente os nós entre os fragmentos. É considerada uma solução segura e de baixa latência para consenso.
Fragmentação de estado adaptável
A abordagem ideal para fragmentação de blockchain precisa levar em consideração as vantagens de todos os três tipos de fragmentação:
- Fragmentação de estado , onde o “estado” ou histórico de toda a rede é dividido em diferentes “fragmentos” ou seções da rede. Cada fragmento tem seu histórico / razão, e os nós (computadores conectados à rede) precisam apenas manter o estado do fragmento em que estão, reduzindo drasticamente a quantidade de capacidade de armazenamento latente de que precisam.
- Fragmentação de transação, na qual as transações são mapeadas para fragmentos para processamento com base em critérios como o endereço do remetente e cada fragmento processa transações em paralelo a outros fragmentos. Aqui, cada nó mantém um registro do estado de toda a rede.
- O shard de rede lida com a maneira como os nós são agrupados em fragmentos e pode otimizar a comunicação, pois o envio de mensagens aos nós em um fragmento pode ser feito muito mais rápido do que para toda a rede.
O sharding de estado adaptável funciona como uma solução para o enigma da escalabilidade, melhorando a comunicação dentro dos shards e aumentando o desempenho e a eficiência da rede. Ele faz isso combinando todos os três tipos de fragmentação em uma solução que permite o processamento paralelo em todos os níveis.
Fragmentos são seções menores da rede de Elrond e são usados para dimensionamento. Cada fragmento lida com uma parte do estado (contas, contratos inteligentes , blockchain) e processamento de transações para que cada fragmento possa processar apenas uma fração das transações em paralelo com outros fragmentos.
Prova segura de aposta (SPoS)
SPoS é a abordagem de Elrond para o consenso. Ele elimina o desperdício computacional de PoW combinando elegibilidade por meio de estaca (aqui, um falsificador, semelhante a um mineiro, tem mais probabilidade de criar um bloco dependendo da quantidade de moeda que detém e por quanto tempo o mantiveram em comparação com outros falsificadores) e classificação – a base para a Prova de Participação – com seleção de validador aleatório e uma dimensão ideal para o grupo de consenso.
O protocolo de consenso semelhante ao BFT de Elrond mantém um nível de alta segurança ao amostrar aleatoriamente o grupo de consenso e embaralhar nós aleatoriamente em outros fragmentos para evitar conluio. Ele usa uma fonte de aleatoriedade não previsível e imprevisível, gerada pelo proponente do bloco por meio da assinatura da fonte aleatória anterior.
Elrond VM
A Máquina Virtual Elrond é um mecanismo de execução de contrato inteligente dedicado construído em WebAssembly (WASM). Ele expande as linguagens disponíveis para desenvolvedores de contratos inteligentes, incluindo Rust, C / C ++, C # e Typescript. Os desenvolvedores podem escrever contratos inteligentes em qualquer linguagem com a qual estejam familiarizados, compilá-los no WASM e depurar facilmente seu formato WAT legível por humanos.
Metachain
Um Metachain é um blockchain executado em um fragmento único. Aqui, as responsabilidades não são processar transações, mas notarizar e finalizar os cabeçalhos de bloco de shard processados.
Outras tarefas incluem:
- Facilitando a comunicação entre fragmentos.
- Armazenar e manter um registro de validadores.
- Desencadeando novas épocas.
- Desafios do pescador de processamento.
- Cortante e recompensador.
Node
Um node pode ser qualquer coisa de um computador, smartphone ou servidor executando o cliente Elrond e retransmitindo mensagens recebidas de seus pares.
Os nodes podem cumprir uma função de Validador, Observador ou Pescador, fornecendo diferentes níveis de suporte à rede e ganhando recompensas proporcionais.
Os validadores são nodes na rede Elrond que colocaram garantia (ou ‘aposta’) na forma de tokens EGLD para se tornarem elegíveis para processar transações e participar do mecanismo de consenso. Eles são recompensados com taxas de protocolo e transação e podem perder sua aposta se conspirarem para interromper a rede.
Os observadores são nodes sem uma estaca. Eles são membros passivos da rede que podem atuar como uma interface de leitura e retransmissão. Os observadores são Full: mantendo todo o histórico do blockchain ou Light: mantendo apenas duas épocas do histórico do blockchain. Os observadores não são recompensados por sua participação.
Um pescador é um node que verifica a validade dos blocos após sua proposta. Eles desafiam os blocos inválidos (transações falsas) criados por agentes mal-intencionados e são recompensados no EGLD. Os pescadores podem ser validadores que não fazem parte da atual rodada de consenso ou observadores.
O token EGLD
O token EGLD (“Electronic Gold”) é a moeda nativa de Elrond. Ele capacita a rede de Elrond servindo como um meio de troca entre usuários e desenvolvedores – que pagam taxas de transação para usar a rede, e validadores – que tomam essas taxas como pagamento pelos serviços que fornecem.
A rede Elrond fornece uma plataforma para implantar contratos inteligentes, aplicativos descentralizados (ou dApps) e até mesmo protocolos de blockchain inteiros. No entanto, a moeda EGLD é a unidade de valor que permite essas atividades. O EGLD governa a rede por meio de recompensas de estaca e validador e como pagamento por transações e contratos inteligentes.
Elrond vs. Algorand
A primeira e mais notável diferença entre Algorand e Elrond é a fragmentação – ou sua ausência. O blockchain Algorand não implementa nenhuma tecnologia de sharding e é baseado no puro algoritmo de consenso Proof of Stake (PPoS).
No token Algorand, as transações são aprovadas e verificadas por comitês de nós selecionados aleatoriamente. Isso é auxiliado por um recurso de verificação customizado chamado Verifiable Random Function (VRF). VRF garante que o processo de seleção do comitê seja transparente, mas privado, funcionando de forma semelhante a uma loteria – escolhendo aleatoriamente ‘líderes’ para propor um bloco e os membros do comitê para votar naquele bloco.
Para informar cada validador selecionado dos demais validadores, eles estarão realizando consenso com; as mensagens de consenso devem ser propagadas para toda a rede – levando a um consenso mais lento.
Conseqüentemente, a seleção de validadores no Algorand pode levar até 12 segundos. Por outro lado, no Elrond, um determinado fragmento alcançará a seleção e o consenso em aproximadamente 4 segundos. Embora a taxa de transferência de Algorand chegue a 926 TPS, essas diferenças significam que ainda está longe do pico atual de Elrond de 263.000 TPS.
Como estabelecemos anteriormente, a taxa de transferência de Elrond aumentará linearmente para o número de fragmentos na rede. Em Algorand, essa taxa de transferência só pode diminuir à medida que os nodess aumentam – sem tecnologia de fragmentação, os nodes logo atingirão os limites de armazenamento e comunicação.
Elrond vs. Ethereum 2.0
A atualização 2.0 do Ethereum, também conhecida como Serenity, está atualmente em testes de Fase 1 e visa melhorar o rendimento, implementando um algoritmo de consenso PoS e tecnologia de fragmentação.
As principais diferenças entre essas duas redes estão em transações por segundo (TPS), implementação de sharding, recursos de escalonamento e segurança.
O Serenity executará um conjunto predeterminado de 1.024 fragmentos quando lançado, o que levanta preocupações (explicadas abaixo) sobre a segurança se os nós deixarem o sistema.
Os fragmentos têm um número mínimo de nós por fragmento. Isso garante que eles estejam protegidos contra ataques de agentes mal-intencionados. Se os nós deixarem a rede Ethereum 2.0, isso forçará alguns fragmentos a ficarem abaixo do número mínimo de nós para manter a contagem de 1024 fragmentos.
Em contraste, a fragmentação de estado adaptável de Elrond permite que os fragmentos sejam mesclados ou divididos para manter o número ideal de nós em um fragmento. Como resultado, a rede diminui a contagem de fragmentos conforme os fragmentos saem – ou cria mais fragmentos conforme mais nós se unem.
Outra diferença a ser observada é a velocidade da transação. O Ethereum atualmente funciona a uma velocidade de transação de 20 TPS, mas com a implementação da atualização do Serenity, ele conduzirá até 10.000 transações por segundo.
No lançamento, a rede principal Elrond funcionou a 15.000 TPS . Sua escalabilidade foi comprovada em uma rede de teste pública com 50 fragmentos executados a 263.000 TPS – 10 vezes mais do que o sistema de pagamento internacional Visa, que pode processar até 25.000 transações por segundo, e uma melhoria de 10.000 vezes do 20TPS do Ethereum 1.0 .
O token Elrond cumpriu sua promessa de um aumento de 1000x na taxa de transferência. Apesar disso, sua equipe acredita que, à medida que a rede Elrond crescer, ela continuará a melhorar o rendimento – à medida que mais fragmentos são criados, permitindo um processamento paralelo mais significativo.
O que há de tão especial na criptomoeda Elrond?
Os criadores do token Elrond sugerem que a tecnologia representa para os blockchains anteriores o que a banda larga era para as conexões dial-up, permitindo uma largura de banda dramaticamente maior para lidar com volumes maiores de transações e aplicativos descentralizados mais exigentes. Embora voltado para desenvolvedores dapp, Elrond também pretende ser uma plataforma de blockchain mais amigável ao consumidor, conforme demonstrado pela primeira vez por meio de seu aplicativo de pagamentos Maiar .
“O que o Bitcoin foi para os Cypherpunks e o Ethereum para os desenvolvedores, Elrond será para o usuário simples da Internet”, escreveu o CEO Beniamin Mincu em uma postagem no blog de janeiro de 2021. “Com apenas 50-100 milhões de pessoas no espaço do blockchain, Elrond abrirá as comportas para criar um novo mercado.”
It’s time to build. It’s time to grow.
And perhaps the greatest time to be alive.
Let the 100 days of hypergrowth begin. #hypergrowth100https://t.co/9zFGZ9PCZW pic.twitter.com/Bil9de8knT
— Beniamin Mincu | mvx/acc 🔥🛠️ (@beniaminmincu) January 4, 2021
O que você pode fazer com o token Elrond?
A criptomoeda Elrond foi projetado para ser a espinha dorsal de aplicativos descentralizados, sejam relacionados a finanças ou outras necessidades. Escalabilidade extensiva significa que ele pode lidar com um crescimento significativo, com fragmentação usada para manter o ritmo das transações mesmo com o aumento da demanda.
O token EGLD é usado em toda a rede, incluindo para transações, recompensas do validador, governança, staking e contratos inteligentes.
O Maiar foi projetado para ser uma alternativa descentralizada aos aplicativos de pagamentos móveis, com integração mais fácil do que algumas carteiras criptográficas, criando um hash criptográfico com base no seu número de telefone. O aplicativo pode ser usado para reter EGLD e outros tokens, para fazer pagamentos e para apostar tokens, junto com outros usos propostos.
O que torna o token Elrond único?
A criptomoeda Elrond se descreve como uma plataforma de blockchain para a nova economia da Internet, aplicativos descentralizados e uso empresarial. Seu principal ponto de venda é sua alta escalabilidade, afirmando que é a primeira rede blockchain na qual o estado, a rede e a fragmentação de transação foram implementados. De acordo com seu artigo de economia, ele busca construir seu ecossistema e estabelecer EGLD como um ativo de reserva de valor.
Para atingir esse objetivo, a rede é executada em 2.169 nós validadores divididos em quatro fragmentos: três fragmentos de execução, capazes de 5.400 transações por segundo cada, e um fragmento de coordenação, a “Metachain”. A arquitetura de fragmentação de estado adaptável de Elrond fragmenta completamente o estado, as transações e a rede. Ele pode escalar adicionando um fragmento adicional quando a demanda de rendimento não é atendida. Ele foi testado para executar 263.000 TPS em um ambiente público com 1.500 nós de 29 países agrupados em 50 fragmentos.
Para aumentar a adoção, o projeto também apóia os desenvolvedores que constroem na plataforma, permitindo-lhes ganhar 30% das taxas do contrato inteligente como royalties.
A empresa mantém um suprimento de tokens EGLD para apostar na rede durante seu primeiro ano, com nós validadores recebendo uma taxa de porcentagem anual de 36%.
Como a rede Elrond é protegida?
O token Elrond usa o que chama de algoritmo de consenso de prova de aposta seguro no qual os nós devem colocar seus tokens EGLD para participar do processo de validação, e cada validador recebe uma pontuação de classificação com base na atividade passada, o que também influencia se eles estão ou não selecionado. Se a avaliação de um validador ficar muito baixa, ele não será selecionado e deverá pagar multas. Os validadores também podem ser removidos da rede e ter suas apostas reduzidas se agirem continuamente de maneira que vá contra a integridade da rede.
Os validadores são selecionados aleatoriamente de uma forma que não pode ser prevista nem modificada com base na rodada anterior de validações. Além disso, os validadores são alternados periodicamente entre os fragmentos como uma forma de evitar conluio. Os nós se comunicam entre si usando Boneh-Lynn-Shacham ou BLS, assinaturas múltiplas para uma proteção criptográfica forte.
Quantas moedas Elrond (EGLD) existem em circulação?
O modelo econômico de Elrond tem um fornecimento limitado que começa em 20.000.000 EGLD, com novos tokens cunhados para recompensar os validadores de rede. O suprimento máximo nunca pode exceder 31.415.926 EGLD, mas esse número diminuirá à medida que mais transações são processadas.
O token nativo de Elrond foi primeiro disponibilizado para compra por meio de uma venda privada, na qual 19% de seu suprimento inicial foi vendido , com 7,5% disponibilizado imediatamente após a geração do token e outros 15,41% liberados a cada três meses. Elrond também realizou uma oferta inicial de troca na Binance, na qual 25% foi vendido e disponibilizado imediatamente.
Dos 56% restantes, 7% foram reservados para recompensas do ecossistema, com 50% liberados imediatamente e 50% após seis meses; 8,5% para marketing, concessões e um pool de aceleração para desenvolvedores DApp, com 81,17% lançado imediatamente e 9,41% a cada seis meses; 2% para um fundo comunitário, com 33,3% liberado imediatamente, 33,3% após seis meses e 33,3% após 12 meses; 2,5% para assessores, lançado após um ano; 19% para os fundadores e membros da equipe principal de Elrond, com 10% liberado após seis meses, 10% após 12 meses, 15% após 18, 24, 30 e 36 e 20% após 42 meses; e 17% para a empresa para suporte ao ecossistema, com 33,3% que só podem ser usados para estaqueamento durante o primeiro ano liberados imediatamente e 66,6% liberados em três parcelas iguais ao longo de três anos, começando após um ano.
Os tokens de Elrond foram emitidos pela primeira vez na Binance Chain sob o nome ERD com um suprimento total de 20 bilhões. 500 milhões foram queimados em novembro de 2019 e cunhados no blockchain Ethereum como tokens ERC-20, e a empresa lançou um evento de troca de tokens em setembro de 2020 para os detentores de tokens trocarem seus tokens ERC-20 e BEP-2 por tokens EGLD mainnet. Durante o processo, o fornecimento total de tokens foi reduzido de 20 bilhões para 20 milhões, definindo a taxa de troca em 1.000 ERD para 1 EGLD.
História de negociação do token EGLD
De acordo com dados da Cointelegraph Markets and TradingView , desde que atingiu a mínima de US $ 115 em 25 de março, o preço da EGLD agregou mais de 110% a uma nova alta de US $ 245,80 em 12 de abril, conforme uma série de declarações favoráveis levou a aumenta em seu volume de negociação.
O preço dos tokens EGLDs foi afetado pela adoção no mundo real, como em 7 de abril, quando Elrond transmitiu que a Universidade Lucian Blaga de Sibiu pretende implementar métodos de criptografia de pagamento para seus 11.000 alunos, permitindo que os interessados em pagar suas taxas de admissão usando EGLD.
Outro desenvolvimento significativo, nomeadamente uma parceria com a Shopping.io, foi partilhado no dia 10 de abril. Revelou que os compradores podiam ganhar recompensas de alguns dos maiores retalhistas dos Estados Unidos comprando com a EGLD.
Recentemente, a Polkamon também ajudou a chamar a atenção para Elrond quando afirmou que estaria se integrando à plataforma Elrond no terceiro trimestre para “aprimorar a experiência do usuário com velocidade e conveniência adicionais”.
Como e onde comprar o token Elrond (EGLD)?
O token EGLD foi listado em uma série de trocas de criptografia, ao contrário de outras criptomoedas principais, ele não pode ser comprado diretamente com dinheiro de fiats. No entanto, você ainda pode comprar essa moeda facilmente comprando primeiro Bitcoin, ETH, USDT, BNB de qualquer grande bolsa e, em seguida, transferir para a bolsa que se oferece para negociar esta moeda. Neste artigo do guia, iremos orientá-lo detalhadamente nas etapas para comprar EGLD
Você terá que primeiro comprar uma das principais criptomoedas, geralmente Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Tether (USDT), Binance (BNB).
Usaremos Binance Exchange aqui, pois é uma das maiores trocas de criptografia que aceita depósitos fiduciários.
Assim que terminar o processo KYC. Você será solicitado a adicionar um método de pagamento. Aqui você pode optar por fornecer um cartão de crédito / débito ou usar uma transferência bancária e comprar uma das principais criptomoedas, geralmente Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Tether (USDT), Binance (BNB).
Após a confirmação do depósito, você pode comprar EGLD na bolsa: Binance, OKEx, Bitfinex e BitMax.
Onde você pode armazenar seus tokens EGLD?
Aqui estão algumas das melhores carteiras para EGLD. Para mais carteiras versáteis que suportam EGLD, você pode consultar nosso guia para escolher uma carteira criptografada em 2021.
Elrond Web Wallet
É a carteira oficial da comunidade Elrond. É simples, seguro e fácil de criar e permite que os usuários armazenem, enviem, recebam e façam transações com tokens EGLD.
Maiar
É uma carteira digital EGLD oficial alimentada pela rede blockchain Elrond. Criar esta carteira é super simples, pois você não precisa de uma senha, chaves privadas ou senhas de recuperação. A carteira criptografada de ponta a ponta oferece suporte a EGLD, Ethereum (ETH), Binance (BNB), ERD ERC20, ERD BEP2 e planos para oferecer suporte a BTC no futuro.
Trust Wallet
É a carteira oficial da Binance e tem a confiança de mais de 5 milhões de usuários em todo o mundo. A carteira móvel agora expandiu seu suporte para tokens EGLD, o que significa que todos os usuários novos e existentes da carteira Trust agora podem manter tokens Elrond em suas carteiras.
A criptomoeda EGLD é um bom investimento para 2021?
Elrond é uma das criptomoedas mais úteis, sem dúvida. Na verdade, muitos especialistas acham que ele está muito à frente de seu tempo. Mesmo que você possa pensar que perdeu o trem nesta moeda, muitas previsões mostram que este é apenas o ponto de partida para o preço da moeda. O sucesso de uma criptomoeda está intimamente ligado à atenção que está recebendo da mídia, e Elrond raramente é mencionado na mídia. Se esta moeda receber a menor atenção que algumas moedas têm recebido nos últimos meses, ela pode disparar.
Ter um estoque baixo e ser tão útil quanto Elrond são alguns fatores que uma criptomoeda precisa para ter sucesso a longo prazo. Além disso, como esta moeda usa o mecanismo de consenso de prova de aposta, você será recompensado por segurar a moeda, mesmo que os preços caiam de vez em quando. Portanto, pode ser uma boa escolha comprar e manter ( HODL ) algum Elrond, pois você será continuamente recompensado por isso.
Conclusão
Com sua fragmentação de estado adaptável e protocolos Secure Proof of Stake, Elrond traz uma abordagem empolgante para escalabilidade de blockchain, apresentando velocidades de transação e números de throughput sem precedentes.
Como um ‘blockchain público inovador projetado para escalar’, Elrond parece ter alcançado seu objetivo de preservar a segurança e a velocidade ao mesmo tempo em que alcançou escalabilidade e sustentabilidade.
Progresso até agora:
Entre 2018 e janeiro de 2021, Elrond desenvolveu dois protótipos e completou um testnet privado e um público. Em agosto de 2019, Elrond divulgou os detalhes sobre sua economia para stakers e validadores de rede.
Mais tarde naquele ano, a equipe optou por trocar a VM inicial de Elrond por um ambiente baseado em WASM. A rede principal Elrond foi lançada em julho de 2020 e o aplicativo Maiar em janeiro de 2021.
O que esperar a seguir
Elrond pretende implementar um mecanismo de governança on-chain que permitirá que os participantes da rede votem nas mudanças essenciais do protocolo e impactem a direção futura do protocolo em algum ponto no primeiro trimestre de 2021 e libere seu DeFi2.0 em breve.