Oito aplicativos de mineração em nuvem de criptomoeda que pretendiam oferecer criptografia, como bitcoin (BTC) e ethereum (ETH) aos usuários em troca de investimentos em operações de mineração em nuvem, foram recentemente descobertos como falsos, enganando os usuários para que assistissem a anúncios e pagassem por serviços de assinatura, de acordo com um relatório recente da empresa de segurança cibernética americana-japonesa Trend Micro.
Os aplicativos maliciosos descobertos “enganam as vítimas para que assistam a anúncios, paguem por serviços de assinatura que têm uma taxa média mensal de US $ 15 e paguem por maiores capacidades de mineração sem receber nada em troca”, disse a empresa.
A equipe disse que relatou suas descobertas ao Google Play e que “os aplicativos foram imediatamente removidos da Play Store”.
Os oito aplicativos Android expostos incluem:
- BitFunds – Crypto Cloud Mining
- Bitcoin Miner – Cloud Mining
- Bitcoin (BTC) – Pool Mining Cloud Wallet
- Crypto Holic – Bitcoin Cloud Mining
- Recompensas diárias de Bitcoin – Sistema de mineração baseado em nuvem
- Bitcoin 2021
- MineBit Pro – Crypto Cloud Mining e btc miner
- Ethereum (ETH) – Pool Mining Cloud
Uma análise dos aplicativos de mineração de criptografia falsos demonstrou que eles não mostram nenhum comportamento real de mineração de criptografia. A atividade de mineração falsa na interface de usuário (IU) dos aplicativos é realizada por meio de um módulo de simulação de mineração local que compreende um contador e algumas funções aleatórias, disse a Trend Micro.
A análise da empresa mostra que mais de 120 aplicativos falsos de mineração de criptomoedas continuam a enganar as vítimas.
“Esses aplicativos, que não têm recursos de mineração de criptomoedas e enganam os usuários para que assistam a anúncios no aplicativo, afetaram mais de 4.500 usuários globalmente de julho de 2020 a julho de 2021”, de acordo com a empresa.
Dois dos aplicativos expostos são pagos: Crypto Holic – Bitcoin Cloud Mining custa US $ 12,99, enquanto o Daily Bitcoin Rewards – Cloud Based Mining System custa US $ 5,99, de acordo com a Trend Micro.
No entanto, aplicativos de mineração falsos gratuitos e pagos geram custos significativamente maiores para suas vítimas.
“Apesar de esses aplicativos não estarem associados a operações de mineração em nuvem ou ter qualquer recurso de mineração de criptomoeda, alguns desses aplicativos solicitam que os usuários paguem por recursos de mineração de criptomoeda aumentados por meio dos sistemas de faturamento no aplicativo dos aplicativos que variam de US $ 14,99 a US $ alto como US $ 189,99 ”, diz o relatório.