A Itália está flexibilizando a regualmentação de empresas de criptomoedas que buscam aprovação. A Itália garantiu a aprovação regulatória para 73 empresas de criptomoedas, incluindo Coinbase, Crypto.com e Binance, em um período relativamente curto, desde maio de 2022, de acordo com CoinDesk em 5 de outubro.
A regualmentação das empresas significa que elas agora fazem parte do registro do país, o que sinaliza que estão em conformidade com os padrões italianos de combate à lavagem de dinheiro (AML). O Cadastro de Cambistas, lançado em 18 de maio, é administrado pelo Organismo Agenti e Mediatori (OAM), órgão de fiscalização que também mantém listas de agentes financeiros e corretores de crédito.
Em outras palavras, as empresas de criptografia no registro não estão sendo examinadas ou seus fluxos de fundos controlados, apesar da exigência legal de serem registradas no OAM para continuar suas atividades na Itália.
Segundo Francesco Dagnino, do escritório de advocacia Lexia Avvocati, que tratou de alguns desses pedidos, “A Itália é provavelmente, até onde eu sei, a jurisdição com o processo mais simples. É apenas um registro.”
A única exigência exigida das empresas que se candidatam a serem adicionadas à lista até agora é fornecer 10 informações que incluem o nome da empresa, endereço de e-mail, endereço da web, código fiscal ou fiscal, bem como quaisquer pontos físicos de operação, como caixas eletrônicos de criptografia.
Além disso, os candidatos precisam fornecer uma “sede registrada e, se diferente da sede, o escritório administrativo ou um “estabelecimento permanente” na Itália, se o escritório estiver em um estado diferente da UE.