O fundador e CEO da EMURGO, Ken Kodama, compartilhou as principais tendências e progressos que estão surgindo no ecossistema Cardano.
Conforme destacou Kodama, o ecossistema Cardano passou por um crescimento bastante considerável em diversas áreas, destas cabe citar a atividade de desenvolvedor, descentralização, stablecoins, além de DeFi e capacitação do usuário.
O primeiro ponto destacado pelo CEO da EMURGO é a continuidade do Cardano com o melhor desempenho na atividade de desenvolvedor do GitHub em 2023.
Uma das métricas mais significativas para julgar a promessa de um determinado blockchain é a atividade do desenvolvedor. Isso mostra o quão ativo é o desenvolvimento dessa blockchain em termos de código sendo publicado e trabalhado. (…) Nos últimos dois anos, Cardano tem sido a rede blockchain mais desenvolvida conforme medido pela atividade do GitHub de acordo com a empresa de inteligência blockchain Santiment AG e está consistentemente entre as 3 primeiras”, disse.
A descentralização aprimorada foi o segundo ponto destacado. Kodama ressaltou a atualização recente “Dynamic P2P Nodes”, que permitiu que os pools de participação do Cardano funcionassem de maneira mais suave, com descentralização aprimorada e conectividade com outros nós.
Por sequência, o terceiro destaque foi o aumento das stablecoins na rede. “Embora existam algumas dúvidas em diferentes jurisdições sobre o uso de stablecoins, o desenvolvimento técnico continua e estamos vendo o lançamento de stablecoins nativas da Cardano”.
Além disso, o executivo também ressaltou o Cardano DeFi, bem como, e o investimento ativo no empoderamento do usuário Cardano.
Vale ressaltar que rede Cardano (ADA) tem apresentado um crescimento impressionante, superando marcos significativos. A plataforma alcançou mais de 124 projetos em desenvolvimento e 64,6 milhões de transações processadas, de acordo com as últimas estatísticas divulgadas.
A Input Output Global (IOG), organização responsável pela pesquisa e desenvolvimento da Cardano, publicou seu relatório semanal de desenvolvimento no dia 14 de abril de 2023. O documento aborda temas como tecnologia central, carteiras e serviços, contratos inteligentes, escalabilidade Basho e governança.
O relatório também trouxe um infográfico com estatísticas importantes da Cardano, como os 8,11 milhões de tokens nativos criados, os 7.738 scripts Plutus e os 1.225 projetos desenvolvidos na plataforma.