A disputa legal em andamento entre a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos e a Ripple é apontada como tendo um efeito de longo prazo no futuro da indústria cripto .
Nesta linha, Jesse Hynes, advogado da Web3, afirmou que a Ripple tem uma vantagem significativa sobre outras empresas de criptomoedas que podem enfrentar ações legais semelhantes da SEC, observando que a empresa de blockchain tem uma ‘vantagem de três anos’, em um twittar em 15 de fevereiro.
Ele acredita que a Ripple tem potencial para estabelecer um precedente legal significativo para o setor, aludindo que a empresa desenvolveu uma equipe jurídica qualificada. Em sua opinião, outras empresas que enfrentam processos semelhantes podem ser forçadas a construir suas equipes jurídicas do zero.
“Há pontos positivos e negativos em tudo. Tomemos, por exemplo, este recente ataque da SEC às criptomoedas. Negativo: tudo isso. Positivo: Ripple tem uma vantagem de três anos sobre todos os outros em direção a uma resolução. Até os odiadores do XRP vão começar a esperar e rezar para que o Ripple vença. O destino de muitas dessas ações estará na defesa do Ripple. Se há uma empresa neste espaço que eu gostaria de ter a primeira chance de criar jurisprudência, é a Ripple”, disse ele.
O caso da SEC contra a Ripple
A última atualização na batalha judicial entre Ripple vs Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos é referente a apresentação da resposta da Investment Banker Declarant sobre uma oposição da Ripple.
A empresa apresentou uma moção anterior para proteger da visão pública seu nome, cargo e empregador, conforme compartilhou em seu Twitter o especialista jurídico cripto James K. Filan.
“O declarante do banco de investimentos trabalha em uma corretora registrada na SEC e, como tal, não estava em posição de recusar tal pedido da SEC – o principal regulador de sua empresa – para uma declaração. Se o declarante do banco de investimento se recusou a fornecer uma declaração, a alternativa da SEC foi obrigar seu testemunho a autenticar o documento em questão. É evidente que, quando as únicas opções de uma testemunha são fornecer uma declaração ou testemunhar, há nenhuma escolha verdadeiramente voluntária a ser feita”, diz parte do documento compartilhado por James K. Filan.
Ao comentar a publicação, o advogado participante do processo Ripple, Fred Rispoli, afirmou: “Os custos legais provavelmente estão sendo pagos pelo empregador do nosso declarante misterioso, já que a Sidley é um grande escritório de advocacia que é muito caro. A resposta é interessante porque joga sombra na SEC da maneira mais gentil possível… empresa presa entre uma rocha e um lugar difícil aqui”.
Enquanto aguarda a decisão, a XRP é negociada a US$ 0,38690000, em alta de 5,14% nas últimas 24 horas.