O primeiro projeto automotivo do mundo na blockchain Cardano foi apresentado na quarta-feira no Fórum Econômico Mundial em Davos. O projeto eTukTuk anunciou que iniciará suas operações no Sri Lanka com o apoio do governo local. Presentes para a Cardano Foundation estavam o CEO Frederick Gregaard e o Global Head of Marketing David Taylor.
Estamos entusiasmados em anunciar nosso lançamento com o apoio do governo do Sri Lanka e dos principais parceiros. Nossa rede de estações de carregamento, juntamente com nossos etuktuks acessíveis, chegarão em breve ao Sri Lanka. Siga-nos para mais atualizações! #Cardano #Etuktuk #SriLanka #rEVolution pic.twitter.com/XVNHf41SK0
— eTukTuk (@eTukTukio) January 18, 2023
Embora inúmeras tentativas de converter o tuk-tuk em uma operação elétrica tenham falhado no passado devido à falta de infraestrutura de carregamento suficiente, o eTukTuk visa superar esse obstáculo criando uma economia ponto a ponto (P2P) usando o blockchain Cardano.
A eTukTuk planeja abordar a falta de infraestrutura de carregamento e o alto custo dos veículos elétricos nos países em desenvolvimento, construindo um modelo de receita dinâmico e multifacetado.
Ao fazer isso, a economia P2P visa incentivar a expansão da rede eTukTuk altamente escalável de estações de carregamento e veículos eletrônicos de propriedade da eTukTuk por meio da blockchain Cardano.
Isso, por sua vez, visa apoiar a tão necessária mudança de combustíveis fósseis em regiões onde falta infraestrutura de veículos elétricos, ao mesmo tempo em que aborda questões globais como poluição do ar, problemas de saúde relacionados ao CO2 e desigualdade financeira.
Revolução cripto chega ao tradicional Tuk-tuks símbolos da Ásia
E a mudança começa com os tuk-tuks, que são um símbolo de mobilidade acessível nos países em desenvolvimento da Ásia e da África. No entanto, eles também são responsáveis por maiores emissões de CO2 do que os carros, contribuindo significativamente para as emissões globais de carbono.
Para dar início ao projeto, a eTukTuk está trabalhando com o governo do Sri Lanka e parceiros influentes da indústria para garantir que os atuais 1,2 milhão de tuk-tuks com motor de combustão interna sejam gradualmente substituídos por tuk-tuks movidos a eletricidade.
Em comunicado , James Bowater, consultor estratégico do projeto, disse que a eTukTuk está trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros no Sri Lanka para escalar as operações. O CEO Ryan Fishoff disse: “Estamos criando uma plataforma exclusivamente inovadora, acessível e acessível para motoristas que, no momento, estão excluídos de fazer a transição para veículos elétricos”.
A prefeita de Colombo, capital do Sri Lanka, onde 70% de todos os tuk-tuks do país estão nas estradas, Rosy Senanayake, disse:
Uma vez que a solução da eTukTuk torna os VEs baratos e acessíveis, Colombo tem a sorte de ser a primeira cidade a ter a resposta para a crescente crise de transporte que todos enfrentamos atualmente; especialmente considerando que atualmente não há outras nações em todo o mundo dando esses passos.
O Sri Lanka aprovou uma lei que exige que 100% de todos os veículos do governo, automóveis de passageiros e veículos de duas e três rodas sejam substituídos por veículos elétricos até 2040.