Apenas um terço das bolsas de criptografia sul-coreanas atendeu aos “requisitos mínimos” para se registrar junto ao regulador financeiro antes do prazo final do próximo mês – com 24 já praticamente confirmadas que serão fechadas. Mas a pressão política está aumentando sobre o regulador, com um grupo crescente de parlamentares pressionando por uma extensão.
As bolsas têm até 24 de setembro para atender aos padrões de registro da Comissão de Serviços Financeiros (FSC) e fazer solicitações formais de licença de operação. Mas até agora, apenas um – o líder de mercado Upbit – conseguiu fazer isso .
Com menos de um mês pela frente, um número impressionante de 24 plataformas de negociação efetivamente jogou a toalha, na opinião do FSC. Uma série de bolsas já disse a seus clientes que estão fechando , enquanto plataformas de comércio internacional, como Binance , uma plataforma popular entre os negociantes sul-coreanos de bitcoin (BTC) e altcoin , recuaram do mercado depois de ouvir que eles também devem se registrar ou enfrentar medidas punitivas.
Por TVChosun, assim como Donga e Money Today, documentos divulgados por um painel interministerial mostram que das 63 bolsas, 21 obtiveram a certificação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) que o regulador considera o requisito mais básico do registro processo. Mas 24 nem mesmo solicitaram a documentação do ISMS. Os 18 restantes, mostram os documentos, se inscreveram para a certificação ISMS, mas ainda não foram informados se seus pedidos foram bem-sucedidos.
Donga acrescentou que se o restante não obtiver a certificação antes de 24 de setembro, é quase certo que eles também serão forçados a fechar.
O FSC repetiu um alerta de que as bolsas que não enviarem seus documentos antes do prazo “não terão escolha a não ser encerrar ou suspender” suas operações.
E a Money Today citou um oficial do FSC alegando que os clientes com fundos em plataformas não certificadas pelo ISMS deveriam tomar cuidado extra.
O responsável afirmou que os clientes podem “sofrer danos” com o encerramento destas plataformas e devem “tomar medidas preventivas, como a retirada de bens fiduciários e virtuais antecipadamente, se necessário”.
Os otimistas esperam por uma suspensão de última hora do parlamento: um número crescente de parlamentares do principal partido da oposição, o Partido do Poder do Povo, apoiou um projeto de lei de um membro privado que estenderia o prazo até março de 2022.
Per News1 e Asia Kyungjae, os legisladores Yoon Chang-hyeon, Yoon Jae-ok, Yoon Ju-kyung, Sung Il-jong, Cho Myung-hee e Lee Young participaram de uma reunião pública junto com altos funcionários e CEOs das principais bolsas de criptografia, como Bithumb , ProBit , Foblgate e Hanbitco .
Cho é o principal arquiteto do projeto, mas a medida pode não sair da fase de comissão a tempo de cumprir o prazo.
Na reunião, um executivo da ProBit reclamou que “as trocas de criptomoedas estão sendo tratadas da mesma maneira que os cassinos”.
Cho afirmou que embora “as pessoas sofram” com as medidas regulatórias, o governo “não faz nada além de cobrar impostos” – uma referência ao fato de que um imposto de 20% sobre os lucros do comércio de criptografia entrará em vigor no próximo ano.
Lee, por sua vez, pediu ao regulador que prorrogasse o prazo e usasse o tempo para “fazer um esforço para organizar e melhorar a indústria”.