GBPT é uma stablecoin atrelada à GBP emitida pela Blackfridge SC Limited. O poundtoken e seu emissor são regulamentados pela Isle of Man Financial Services Authority (IOM FSA), tornando o poundtoken a primeira stablecoin regulamentada nas Ilhas Britânicas. poundtoken detém 100% de reservas fiduciárias em contas segregadas protegidas com um banco europeu. A KPMG é designada para fornecer comprovação mensal de atestados de reservas e auditorias financeiras anuais.
O que é Poundtoken (GBPT)?
GBPT é uma criptomoeda de stablecoin regulamentada apoiada 100% pela Great British Pound Sterling (GBP) mantida em contas bancárias. Isso significa que o GBPT, também conhecido como “poundtoken”, pode ser resgatado um por um com a libra esterlina. O poundtoken foi lançado pela Blackfridge SC Ltd, com sede na Ilha de Man, uma empresa de fintech totalmente regulamentada e apoiada por regulamentos financeiros britânicos.
O lançamento inicial foi na blockchain Ethereum, mas a equipe tem planos de fazer uma ponte para outras blockchains. A nova stablecoin pode ser comprada e negociada no Gate.io, Uniswap e Bittrex. A Blackfridge está trabalhando para listá-lo em outras bolsas como parte de seu roteiro. Com o colapso da stablecoin Terra UST, muitos investidores perderam fundos, o que, compreensivelmente, assustou o espaço criptográfico e abalou a confiança nas stablecoins supostamente “estáveis”. A Blackfridge visa restaurar a confiança do público com garantias de uma stablecoin apoiada por sólidas reservas da poderosa libra esterlina.
Muitas outras stablecoins não são 100% apoiadas por moeda fiduciária. O GBPT também não é uma moeda digital do banco central (CBDC) emitida como uma versão digital de uma moeda fiduciária considerada moeda legal. Para garantir ainda mais aos usuários, o poundtoken tem a vantagem distinta de ser auditado pelo reputado auditor KPMG . Eles fornecem comprovantes mensais de reservas, o que significa que eles precisam mostrar aos investidores que cada moeda emitida permanece totalmente lastreada em GBP mantida em reservas.
Qual o motivo do lançamento da stablecoin GBP?
A stablecoin GBP foi lançada para oferecer uma moeda vinculada à GBP e, assim, acelerar a adoção entre os detentores de GBP. O GBPT também torna conveniente para os usuários converter diretamente GBP fiduciário em criptomoeda sem os atrasos e taxas associadas às transferências de dinheiro tradicionais. Embora este seja um objetivo geral para todas as stablecoins, o GBPT vai além disso. Mas antes de mergulharmos em detalhes, primeiro uma pequena história de fundo. A principal consequência do enorme crash da UST foi um pedido estridente por maior regulamentação da indústria de criptomoedas de stablecoin, especialmente para confirmar as reservas. É aqui que entra o GBPT.
À luz dos inúmeros projetos de stablecoin fracassados e pedidos por maior regulamentação, os desenvolvedores do projeto se concentraram na conformidade com as regras financeiras estritas da Ilha de Man e britânicas, mantendo o espírito principal do conceito de stablecoin – aumento do uso por meio da volatilidade reduzida. Para tranquilizar ainda mais os investidores, a KPMG audita o projeto e divulga mensalmente provas de reservas como evidência de que o lastro de 100% da libra esterlina ainda está em vigor. Estabelecido na blockchain Ethereum, o GBPT oferecerá acordos globais em tempo real, independentemente de fronteiras ou horas de trabalho. A tecnologia Blockchain promove a funcionalidade do poundtoken como um ativo de transferência de valor rápido, transparente, seguro e sem fronteiras.
Qual o diferencial do GBPT?
- KPMG auditado – Em vista da recente queda da stablecoin Terra UST, a Blackfridge se comprometeu a manter a confiança e a tranquilidade do usuário registrando-se na Autoridade de Serviços Financeiros da Ilha de Man e garantindo auditorias mensais por meio da empresa de auditoria KPMG. O papel da KPMG é confirmar que a GBPT é 100% apoiada pela GBP emitindo declarações mensais de prova de reserva. Essa transparência está faltando na maioria dos outros projetos, o que pode deixar os investidores imaginando se as reservas realmente existem.
- 100 por cento libra esterlina lastreada – Ao contrário da maioria das stablecoins atreladas a criptomoedas ou dólares americanos, o GBPT está vinculado à poderosa libra esterlina, que é uma importante moeda mundial. A GBP é uma das moedas mais negociadas do mundo. Cada poundtoken emitido é coberto 100% por GBP fiduciário nas reservas bancárias.
- Regulamento Financeiro Rigoroso – O GBPT e sua empresa-mãe, Blackfridge, estão sob a regulamentação da Autoridade de Serviços Financeiros da Ilha de Man. Embora a Ilha de Man seja um território soberano, seus reguladores financeiros são apoiados e licenciados pelo regime regulador financeiro britânico.
- Seguro – O Poundtoken é construído na blockchain Ethereum e usa contratos inteligentes ERC20, garantindo que as transações sejam criptografadas, imutáveis e seguras.
Token GBPT
GBPT tem fornecimento máximo de 2.452.619 tokens GBPT. A moeda GBPT é uma stablecoin e, como tal, não foi projetada para ter valor de investimento, pois deve manter um preço constante. Os principais casos de uso de uma stablecoin como o GBPT são como uma reserva de valor e um meio confiável para troca contínua de valor. A moeda GBPT facilita transferências de fundos sem fronteiras fáceis e rápidas. Outras criptomoedas importantes, como Bitcoin e Ethereum, têm preços que variam muito de um dia para o outro, dificultando o uso como meio de troca estável.
Onde comprar GBPT?
A stablecoin GBPT pode ser comprado em algumas bolsas de criptomoedas principais, e algumas das maiores são: Bittrex e Gate.io
Conclusão
O poundtoken.io é o único emissor do GBPT e é auditado mensalmente pela KPMG. Os relatórios mensais de garantia dão aos titulares de GBPT a tranquilidade de que o seu GBPT mantém o seu valor estável. Projetado para estabilidade, o GBPT é 100% lastreado em GBP mantido em contas bancárias denominadas em GBP, de modo que é sempre resgatável 1:1 por libras esterlinas.