A ordem do presidente Vladimir Putin de invadir o leste da Ucrânia em uma “operação militar especial” nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, 24 de fevereiro, desencadeou uma venda imediata que resultou em mais de meio bilhão de dólares em perdas para o mercado de criptomoedas enquanto os preços do ouro subiam. para um máximo de 13 meses.
O ouro à vista aumentou 1,9% para US$ 1.971,14 por onça às 05:29, horário de NY, seu nível mais alto desde o início de janeiro de 2021; os especialistas agora acreditam que pode subir até US $ 1.980 e, em seguida, US $ 2.000 por onça, o aumento acentuado causado pela escalada da tensão na crise Rússia Ucrânia.
Quando se trata de inflação e ameaças geopolíticas, o ouro é considerado um hedge. À medida que as tensões entre a Rússia e a Ucrânia aumentam, o ouro aumenta de valor como um ativo de refúgio. As entradas em fundos negociados em bolsa (ETFs) também indicaram o desejo de comprar ouro, bem como ETFs de energia .
O preço do ouro pode continuar a flutuar à medida que os participantes do mercado reagem aos desenvolvimentos ligados à Rússia. A menos que tentativas reais sejam feitas para resolver o assunto, a compra de refúgio pode continuar a aumentar o preço do ouro. Os contratos futuros de ouro dos EUA subiram 2%, para US$ 1.949,20, elevando o ganho geral do metal amarelo em fevereiro para cerca de 8%.
As taxas de títulos e os preços das ações nos Estados Unidos despencaram, enquanto o preço do petróleo bruto quebrou US $ 100 depois de flertar anteriormente na área e o valor do dólar disparou.