A principal exchange de criptomoedas, Binance, que é liderada por Changpeng Zhao (CZ), foi acusada recentemente pela Forbes de fazer uma “manobra de bastidores”, ao alegar que a bolsa fez transferências bilionárias para fundos de hedge.
Conforme a publicação, a Forbes acusou a exchange de transferir US$ 1,78 bilhão em fundos de clientes para diversos fundos de hedge.
De acordo com a Forbes, a Binance realizou o esvaziamento completo de sua garantia para B-peg USDC sem que fosse reduzida sua oferta.
“É fácil criar as regras conforme você avança quando você é a maior bolsa de criptomoedas do mundo em um mercado amplamente não regulamentado. A Binance transferiu US$ 1,8 bilhão em garantia de stablecoin para fundos de hedge, deixando outros investidores expostos”, escreveu em seu Twitter, em 27 de fevereiro.
No entanto, a exchange Binance negou o uso de ativos de seus usuários, conforme informou a bolsa ao The Block. “As transações on-chain identificadas estão relacionadas ao gerenciamento interno da carteira”, afirmou um porta-voz da Binance.
“Embora a Binance tenha reconhecido anteriormente que os processos de gerenciamento de carteira para garantia de token indexado à Binance nem sempre foram perfeitos, em nenhum momento a garantia de ativos do usuário foi afetada. Os processos para gerenciamento de nossas carteiras de garantia foram corrigidos a longo prazo e isso é verificável na cadeia.”
Vale lembrar que a exchange de criptomoedas, Binance, admitiu recentemente que classificou de forma errada alguns usuários australianos como “investidores de atacado”. A ação resultou no fechamento de suas posições em derivativos. Em seu Twitter, a Binance explicou, em 23 de fevereiro, a ação foi identificada pela equipe da exchange e que as regras da Austrália obrigaram a bolsa a informar os usuários e fechar as posições imediatamente.