A rápida evolução no setor de criptomoedas pode ser muito útil para a Rússia, isso deve ajudar o pais a contornar as sanções financeiras aplicadas pela OTAN. Ser cortado do sistema financeiro mundial parece trazer menos ameaça do que no passado, uma vez que os pagamentos por criptomoeda estão fora do sistema e geralmente além dos poderes dos governos de apreender ou congelar.
À medida que os eventos atuais se desenrolam na invasão russa da Ucrânia, está ficando claro que Putin tinha a criptomoeda em mente o tempo todo como uma ferramenta extremamente útil para ajudá-lo a evitar muitas das sanções financeiras que ele sabia que viriam em seu país.
Para Stuart Levey, em um artigo na revista Politico:
“Não acho que estamos onde precisamos estar em termos de impedir que indivíduos sujeitos a sanções movam valor e operem usando o pseudônimo de criptomoeda. Não acho que nós, nos EUA, tenhamos lidado totalmente com esse risco.”
No artigo, o autor apresentou sucintamente como as sanções poderiam ser atenuadas pelo uso de criptomoedas:
“Os mercados digitais em rápida evolução criaram novas maneiras de subverter penalidades pesadas que foram projetadas para cortar russos ricos e instituições apoiadas pelo Estado do sistema financeiro dos EUA após a invasão da Ucrânia. Com Moscou agora um foco para trocas de alto risco e serviços de mixagem – que embaralham a capacidade de rastrear o fluxo de transações em blockchains públicos – os mercados de criptomoedas podem impedir tentativas de congelar ativos russos.”
Setores de criptomoedas, como finanças descentralizadas, podem ser usados pela Rússia. O DeFi possui redes peep-to-peer que permitem que um usuário transfira ativos sem tocar em intermediários de terceiros.
Serviços como mixers também podem ser usados, mas dada a enorme quantidade de dinheiro que teria que ser movida, empresas de análise de blockchain como Chainalysis poderiam identificar as impressões digitais de tais movimentos de dinheiro. A conversão da criptomoeda em moeda fiduciária posteriormente também pode ser problemática.